Atualizado em 16 de setembro de 2020.
Tempo de leitura: 5 minutos

A iluminação é um item extremamente importante para uma residência. A luz presente em nossa casa é capaz de mudar completamente as sensações vivenciadas em um ambiente. Entre as diversas opções de iluminação, uma em especial vem se destacando e ganhando cada vez mais admiradores. São os spots de led, itens que são capazes de iluminar o local de maneira eficiente e, ao mesmo tempo, também dar uma aparência agradável ao ambiente. 

Seus fachos de luz valorizam obras de arte, peças de decoração, detalhes arquitetônicos ou jardins. A luz do spot combinada ao forro de gesso também serve para distribuir a iluminação sem sobrecarregar o ambiente, deixando-o mais confortável.

Saber como instalar spot de LED ajuda você a deixar a iluminação da sua casa do seu jeito, sem precisar contratar mão de obra especializada.

Neste texto, você vai aprender o passo a passo completo para instalar o spot de LED com segurança e desfrutar de todos os seus benefícios. Confira!

A TECNOLOGIA LED 

O LED (diodo emissor de luz) é a uma das formas mais difundidas de iluminação entre os aparelhos eletrônicos. O diodo é um componente que permite que a corrente elétrica passe em apenas uma direção. Assim, a tecnologia de LED consiste em um chip semicondutor bipolar. Quando ligado a uma corrente elétrica, os elétrons se locomovem de um polo ao outro do chip, produzindo, assim, energia luminosa.

Essa tecnologia surgiu no distante ano de 1961, quando dois cientistas norte-americanos (Robert Biard e Gary Pittman) notaram que um dos gases contidos no diodo emitia uma radiação infravermelha se conectado a uma corrente elétrica. No ano seguinte, outro cientista, Nick Holonyak Jr conseguiu obter uma luz visível vermelha a partir de um LED. No entanto, somente mais de duas décadas depois, em 1989 surgiu o modelo de LED mais parecido com o que vemos hoje. Assim, foi possível introduzir o LED em dispositivos visuais, como aparelhos de televisão e, posteriormente, em notebooks.

Em 1999, as chegaram com mais força ao ramo da iluminação, com as (hoje) famosas lâmpadas de LED. Essa nova forma de iluminação é considerada a “queridinha” entre o público e especialistas, pois apresenta inúmeras vantagens quando comparada às formas de iluminação que estávamos acostumados. Como, por exemplo, as lâmpadas incandescentes e as lâmpadas fluorescentes.

O LED EM OUTROS APARELHOS

A tecnologia LED se popularizou e era apenas uma questão de tempo para entrar com força no mercado dos aparelhos eletrônicos. Inicialmente, as televisões se destacaram. Após o grande sucesso da tela LCD, surgiram as TVs com LED, com imagens mais nítidas e consumo de energia reduzido. Essa tecnologia chegou ao Brasil no final dos anos 2000.

Já nos notebooks, o LED vem sendo utilizada há mais de 15 anos, quando a SONY passou a implementá-lo em alguns modelos de Notebook VAIO. Desde então, a iluminação de LED para notebooks e outros itens eletrônicos se popularizou imensamente e hoje está presente em diversos aparelhos.

A iluminação por esse tipo de tela no computador portátil acontece através de pequenas lâmpadas, localizadas geralmente na parte superior dos componentes. A grande vantagem que os usuários possuem ao contarem com uma tela com iluminação de LED é a significativa redução de consumo na eletricidade necessária para o computador portátil. Além disso, são mais compactas, leves e finas, e apresentam um tempo de duração maior se comparadas a outros tipos de telas.

INSTALANDO O SPOT DE LED DA MANEIRA CORRETA

Para instalar o spot de LED do modo adequado, basta seguir todas as nossas recomendações abaixo. É importante se atentar para cada uma delas, para que o processo seja o mais rápido e tranquilo possível.

REÚNA OS ITENS NECESSÁRIOS

Ao adquirir um spot de LED, a lâmpada já vem acompanhada do produto. Portanto, você não precisará se preocupar com essa questão. É importante observar também que a voltagem deve ser adequada à tensão elétrica da casa (127V ou 220V). Com essas informações, para realizar a instalação de maneira correta, também vai precisar reunir alguns materiais essenciais para a tarefa. 

São eles: alicate de corte, chave de fenda, chave Phillps, escada, fita isolante, furadeira, lápis, óculos de proteção e uma trena. Todos esses itens terão sua importância no processo e precisarão estar alinhados para que você consiga instalar seu spot de LED sem maiores problemas. 

DÊ ATENÇÃO AS PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 

Antes de iniciar o precedimento, é preciso verificar se toda a instalação elétrica do local onde o LED será posicionado está finalizada. A carga também deve estar adaptada ao número de spot que serão instalados. Haverá um sistema de interruptores para ligar e desligar os spots. Os fios são outro ponto que deve despertar atenção. Eles deverão estar próximos ao local da futura instalação.

E, lembre-se do mais importante: desligar a chave geral de energia e os disjuntores da sua casa antes de começar o trabalho.

FAÇA MARCAÇÕES NO TETO

Aqui, os itens que citamos acima vão começar a ganhar utilidade. Para estabelecer a posição correta para a colocação do spot, com a ajuda de uma escada e de um lápis, trace no teto uma linha paralela à parede, afastada em cerca 20 a 30 cm. Em seguida, meça a linha com uma trema normal e divida o comprimento pelo número de spots a instalar +1. Vamos te dar um exemplo: se são 5 spots para 5 metros, a distância será de cerca de 83 cm. Marque cada ponto com o lápis para fixar os locais indicados.

PERFURE O TETO

Agora, chegou o momento de efetivamente colocar a mão na massa. Use uma furadeira na marcação em cruz nos locais determinados anteriormente com o lápis. Os óculos devem ser colocados, com o intuito de proteger seus olhos de qualquer resíduo que possa eventualmente cair. Em tetos de gesso, o processo de instalação será mais prático, mas é possível instalar também em superfícies de outros materiais. 

DESENCAPE OS FIOS

Localizados atrás da sanca de gesso, estão dois fios: a fase (retorno do interruptor) e o neutro (azul). Puxe os dois e desencape, sem cortar. 

CONECTE OS CABOS AO SOQUETE

Agora, chegou a hora de colocar os fios. Conecte os cabos da instalação elétrica ao soquete do spot utilizando uma fita ou conector para fazer o isolamento deles. 

PREPARE E MONTE O SPOT DE LED

Nos spots LEDSAFE®, a presilha já vem conectada ao spot. Ela serve para prendê-lo ao teto. Ligue o spot à lâmpada.

ONDE ENCONTRAR SPOT DE LED 

Você já conhece a BB Baterias. Empresa líder de mercado e maior loja online de baterias e outros itens para notebook, a BB Baterias se caracteriza por eficiência no serviço e reconhecimento de seus clientes. Além disso, contamos com as maiores condições de garantia do mercado, pois conhecemos a qualidade de nossos produtos. 

A BB Baterias faz parte do Grupo BBDI, que está há mais de 15 anos atuando no ramo de inovação e tecnologia, com o objetivo de fornecer as melhores soluções para seus parceiros.

Dessa maneira, os melhores produtos em iluminação LED você encontra no site da BB Baterias. Possuímos refletores, spots e plafons, com 3 anos de garantia. Tudo para deixar seu ambiente profissional ou familiar do jeito desejado. Estamos esperando por você!