Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, o notebook é um instrumento de trabalho muito importante para diversas pessoas, sejam elas estudantes, profissionais e, até mesmo, quem está sem emprego. Por isso, esse equipamento — tão presente nas nossas vidas — merece a atenção e o cuidado necessários para que sua eficiência seja a melhor possível. Portanto, é interessante que façamos manutenção de tempos em tempos e, quando for necessário, trocar alguma peça — atentando para que ela seja compatível com o seu notebook, evitando danos ou prejuízos.

É muito comum que, com o tempo e uso contínuo, a fonte original passe a apresentar alguns defeitos, sejam de mal contato ou problemas no fio. Sendo assim, é necessário comprar uma peça nova, e é aí que você percebe as opções existentes no mercado. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te auxiliar na escolha da fonte para notebook ideal para você. Confira!

1. Considere a compatibilidade da fonte

No mercado, existe uma variedade de modelos desse equipamento. Por isso, é extremamente importante que você escolha a ideal para o seu notebook, de modo que sejam compatíveis, para que você possa aproveitar ao máximo o bom desempenho da sua máquina. Então, veja as especificações técnicas que devem ser observadas:

  • input: indica a tensão (voltagem) de entrada — normalmente, as fontes no Brasil são desenvolvidas para receber de 100 a 240 V;
  • output: indica a tensão de saída, que varia de um notebook para outro;
  • tipo de pino: essa é a peça que conecta o carregador com o notebook, portanto, é necessário saber qual o tipo de entrada da sua máquina;
  • potência: caso não encontre esse dado estampado em seu carregador, basta realizar a multiplicação voltagem x corrente. 

2. Pesquise as opções disponíveis no mercado

Para não haver dúvidas sobre qual fonte de notebook é ideal para você, faça uma pesquisa sobre os modelos que existem no mercado. Elas são divididas em duas categorias:

Fonte original

Esse modelo de fonte possui garantia de qualidade e, normalmente, é produzida e distribuída pelo próprio fabricante do notebook. Por esses motivos, seu custo costuma ser mais elevado que as demais.

Fonte compatível (ou paralela)

Esse modelo oferece as mesmas especificações técnicas que a fonte original, no entanto, fontes paralelas são encontradas por um preço bem mais acessível. As fontes da marca BestBattery são a melhor opção disponível, pois possuem garantia de 24 meses (a maior do mercado).

Além do preço justo e da larga garantia, a BestBattery oferece fontes universais — que incluem uma série de opções de pinos para regulagem da tensão de saída, e assim apresenta compatibilidade para quase todos os tipos de notebook. Uma ótima opção para você que não sabe o modelo do seu notebook, ou que possui mais de um note.

3. Compare suas opções

Agora que já sabe quais são os diferentes tipos de fonte para notebook, compare e analise a relação de custo-benefício. Isso porque é possível encontrar fontes de qualidade em todas as categorias. Ou seja, você pode pagar um pouco mais caro em uma fonte original, que certamente te atenderá perfeitamente. No entanto, se você deseja economizar um pouco sem perder a garantia de qualidade, é possível investir muito bem em uma fonte universal BestBattery.

4. Adquira a fonte de maior potência

Alguns modelos de fonte de notebook possuem mais de um tipo de potência disponível. Verifique as informações na sua fonte original para comprar o modelo exato que você precisa. Porém, se você perdeu o modelo original e não possui mais essa informação, opte sempre pela fonte de maior potência, pois ela irá carregar mais rápido a sua bateria e irá ter sempre capacidade de sobra para não comprometer o aparelho.

Conhecendo os pontos positivos e negativos de cada um dos tipos de fonte para notebook disponíveis no mercado, a decisão final cabe ao cliente. Por isso, busque sempre a melhor garantia de qualidade pelo melhor preço, e lembre-se sempre de adquirir seus produtos com quem entende e possui experiência no assunto.

Mas, caso ainda reste alguma dúvida sobre os diferentes tipos de fonte para notebook, entre em contato conosco. Estamos disponíveis para te atender e ajudar a fazer a melhor escolha.

[uam_ad id=”965″]