Atualizado em 18 de outubro de 2023.
Tempo de leitura: 3 minutos

Sempre que você precisa substituir a fonte do notebook por um componente novo, é preciso fazer a verificação de alguns pontos importantes, no intuito de garantir a compatibilidade do modelo junto ao notebook. O ponto de maior atenção será a do voltagem, já que essa medida não deve ser diferente do carregador original. Nesse texto, vamos te mostrar como saber a voltagem da fonte do notebook.

O QUE É A VOLTAGEM E COMO ENCONTRAR ESSE VALOR

A voltagem, que muitas vezes também é chamada de tensão, se trata basicamente da quantidade de volts que atuam em um determinado sistema elétrico. Nas fontes de notebook, as informações relacionadas a voltagem geralmente podem ser encontradas no próprio componente, através da indicação da letra “V”.

Uma outra informação fundamental a respeito da voltagem (V) é que existem duas forças para o notebook. A voltagem de entrada, chamada de Input, no inglês, e a de saída, Output. A primeira consiste em valores mais genéricos e amplos, que são bastante conhecidos. Nesse caso, os valores de 110v/220v (bivolt).

como saber a voltagem da fonte do notebook

Já a segunda é mais específica e precisa ser levada à risca pois consiste no valor exato da voltagem de sua fonte, e, assim, na hora da substituição, é preciso adquirir uma fonte que tenha a voltagem compatível com a antiga, pois uma fonte com voltagem diferente pode danificar o aparelho. Esses números podem ser encontrados no próprio aparelho, na parte inferior do notebook.

Leia também
As melhores opções de fontes com 19V
É possível usar notebook com amperagem diferente?

COMO CALCULAR A VOLTAGEM DA FONTE DO NOTEBOOK

Se você, por algum motivo, não tem essa informação disponibilizada no aparelho através de etiquetas ou em outro material, mas tem conhecimento na fórmula do cálculo, é possível descobrir a voltagem dessa forma.

Você pode usar a fórmula de multiplicação de forma reversa. Por exemplo, uma fonte que contenha 24 volts e 40 watts. Para descobrir a voltagem, a fórmula usada será 40 = ? × 24. Logo, você deverá dividir 40 por 24, obtendo como resultado 1,6.

POSSO USAR UM NOTEBOOK COM VOLTAGEM DIFERENTE?

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão inferiores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes. Ou seja, procure evitar esse tipo de prática.

Já com a amperagem, é diferente. Uma amperagem maior pode ser utilizada e não causará nenhum prejuízo ao seu notebook, como te mostramos no vídeo ao final deste texto.

ONDE COMPRAR FONTE PARA NOTEBOOK

Agora que te ensinamos a como saber a voltagem da fonte do notebook, é possível realizar a substituição do item sem sustos. Nesse processo, é bastante recomendável que você busque lojas especializadas e locais de confiança. Assim, você garante uma fonte de ótimo desempenho e não irá se preocupar com uma dor de cabeça futura. Na BB Baterias você encontra fontes de variadas marcas. Elas possuem 3 anos de garantia, contam com circuitos de segurança e certificação Inmetro. Dessa forma, você terá a certeza de que está escolhendo o melhor carregador para seu notebook.