Atualizado em 31 de outubro de 2023.
Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine a seguinte situação: você encomendou um notebook no exterior por um preço mais em contra e, quando começou a utilizá-lo, percebeu que há uma diferença na forma com as letras são digitadas e aparecem na tela. Dessa forma, fica inviável utilizar o notebook normalmente, certo? Por isso, nesse texto, a equipe da  BB Baterias vai te ensinar a como configurar o teclado de notebook americano para o português. Acompanhe!

IDENTIFICANDO QUE O TECLADO ESTÁ NO PADRÃO AMERICANO

Para fazer a identificação do teclado, é muito simples. Se houver as teclas de “ç”, o símbolo de interrogação ao lado da tecla shift, bem como o “enter” for disponibilizada em uma tecla grande, é indicativo de que o layout teclado já está no padrão brasileiro.

No entanto, se não houver a tecla do cedilha e a tecla de interrogação estiver disponibilizado em qualquer outro local, assim como o “enter” em um tamanho menor, é possível afirmar com certeza que seu teclado está no padrão americano e, para poder utilizá-lo da melhor forma, será preciso configurar o teclado americano para português.

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O TECLADO AMERICANO E O PORTUGUÊS

O padrão americano de teclado é basicamente o que chamamos de teclado com padrão de inglês internacional, geralmente abreviado US. Além das características que já vimos, ele possui o acento circunflexo ao lado da tecla “6” e, o acento til fica junto da crase em uma tecla só, localizada ao lado do número “1” das teclas superiores.

Já o padrão brasileiro de teclado foi definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. A princípio, havia o padrão ABNT para teclados que não continha a função AltGr, impedindo que os números de cima tivessem uma a terceira função. Devido às necessidades do brasileiro com uso de colchetes e outros caracteres próprios, a ABNT fez uma atualização e aprimoramento do seu layout antigo, que ficou conhecida como ABNT2. Esse é o padrão atual nos teclados de notebook em nosso país.

Leia também
Os cuidados com teclado notebook
Como descobrir o modelo do teclado do notebook

MUDANDO O TECLADO AMERICANO PARA O PORTUGUÊS

O teclado que está adotando o padrão americano (US) e não o brasileiro é com certeza um empecilho significativo para quem pretende utilizar o componente. O cedilha, por exemplo, não pode ser utilizado, tornando a escrita de uma série de palavras basicamente impossível. Para alterar esse cenário desfavorável, se torna obrigatório a conversão do padrão para o brasileiro.

Confira, a seguir, um passo a passo para fazer essa alteração no sistema Windows:

Passo 01: Clique no ícone do menu Iniciar no canto esquerdo e, em seguida, selecione “Configurações“. Irá surgir em sua tela uma série de opções e possibilidades, onde será possível configurar o idioma do seu teclado.

Passo2: Procure a opção “Hora e idioma” no menu configurações. Lá será possível encontrar informações como o idioma de escrita, o fuso horário e a região do notebook.

configurar teclado americano português
Alterando o idioma do teclado

Passo 03: No menu que se encontra no lado esquerdo, selecione “idioma”. Nessa tela estarão disponíveis a configuração individual do idioma na tela, dos aplicativos e sites, do teclado e da fala.

Passo 04: Aperte em “adicionar um idioma”. Uma extensa lista será disponibilizada na tela. Ao pesquisar por “English”, você poderá verificar que existem uma série de padrões diferentes. Procuramos pelo padrão “Inglês (Estados Unidos)” (ou “English (United States)”). Selecione e clique em “avançar” e depois em “instalar”.

configurar teclado americano português
Adicionando um idioma

Passo 05: Aguarde pela atualização do idioma. Após um rápido período, o seu notebook já estará apto a funcionar no inglês de padrão internacional. Mas seu teclado ainda não está configurado. Clique no idioma recém-instalado “Inglês (Estados Unidos)” e selecione “Opções”. Role a nova tela que foi aberta e selecione “Adicionar um teclado”. Agora, busque pela configuração “Estados Unidos (Internacional) QWERT” e faça a seleção. Depois, clique no teclado-padrão que já veio instalado e, então, realize a sua remoção.

Passo 06: Chegando ao fim do processo, basta clicar no botão que está ao lado do relógio na barra de tarefas com a sigla do idioma (ENG) e selecionar “Inglês (Estados Unidos) Internacional”. Seu teclado já estará configurado e poderá funcionar seguindo o padrão internacional, o que permitirá utilizar diversos sinais gráficos de vários idiomas, inclusive do português.

Aprendeu a como configurar o teclado de notebook americano para o português? Não é tão difícil quando parece, não é mesmo? Se você precisar trocar o teclado do seu notebook por algum motivo, leia  nosso texto que fala sobre isso.