por Raphael Bento, técnico eletrônico e eletromecânico BB Baterias
Hoje começamos a edição do Dicas BB Baterias. Nesta série de posts, traremos dicas sobre assuntos gerais e novidades ligados à tecnologia.
Na estreia, vamos te contar como recuperar aparelhos eletrônicos. Com alguns passos simples, você poderá salvar até o seu celular molhado. Boa leitura!
Como recuperar aparelhos eletrônicos
Seu controle da televisão, ar-condicionado, DVD, home theater ou rádio parou de funcionar?
Se após trocar as pilhas, os controladores não voltarem a funcionar, o que você deve fazer é simples: basta acionar a câmera de seu smartphone e colocar o controle do aparelho na frente, observando se o sensor do controle está apontado para a câmera. Após isso, pressione qualquer botão. Você perceberá que o sensor do controle começará a piscar. Isso só é possível porque o sensor da câmera consegue captar sinais de infravermelho, que nossos olhos não captam.
Se houver o sinal na câmera do smartphone, indica que o controle está bom. Caso não haja, é melhor colocar outras pilhas. Se ainda assim não funcionar, é hora de dar adeus ao seu antigo companheiro e comprar um novo.
Como saber se a bateria do Smartphone ou da câmera digital está estufada?
Simples, basta retirar a bateria do equipamento (geralmente elas possuem um formato retangular) colocar sobre uma superfície plana e gira-la com o dedo. Se a bateria não girou ou girou com muita resistência, parabéns, sua bateria está boa. Porém, se ela girou facilmente, sentimos muito, mas infelizmente sua bateria está estufada. Neste caso, é imprescindível a troca da bateria e o seu descarte em um local de coleta, pois bateria estufada pode ocasionar explosões.
Meu celular caiu na água e agora?
Muitos tutoriais na internet indicam pegar seu aparelho e cobri-lo de arroz, mas saiba que existem outras alternativas além desta. Conhece aqueles pacotinhos que vem junto com seu tênis ou produto eletrônico novo? O nome da substância que ele armazena é Sílica gel e é utilizado para absorver a umidade do ar.
Abra-o com cuidado. Você notará que dentro dele há pequenas esferas numa cor semelhante ao vidro. Isso é gel de sílica, que absorve a água 10 vezes mais rápido que o arroz, o que o torna um excelente substituto para recuperar seu aparelho de um banho d’água. Não precisa necessariamente cobrir o celular com gel de sílica, basta utilizar um pouco e deixar o mesmo dentro de um recipiente lacrado para que a “mágica aconteça”.
É importante lembrar, que após esse processo, que pode não funcionar, seu aparelho terá o tempo de vida útil reduzido. Outro ponto importante, é que todo celular possui um adesivo que indica se ele foi molhado ou não, mudando sua cor, de branco para vermelho. Se o celular for novo, a assistência técnica consegue facilmente identificar o mau uso.
Agora que você já sabe como recuperar aparelhos eletrônicos, que tal desvendar 7 mitos sobre baterias de eletrônicos? Você saberá como cuidar delas da forma correta, sem se preocupar em danificá-la!