Atualizado em 27 de fevereiro de 2024.
Tempo de leitura: 6 minutos

Android e iOS são os dois sistemas operacionais para celulares mais utilizados no mundo. Os dois contam com recursos parecidos. Mas, também com vários pontos distintos entre si. Por isso, vamos te apresentar nesse texto as principais diferenças entre o Android e o IOS. Confira! 

A HISTÓRIA DOS DOIS SISTEMAS

Para começar, é interessante conhecer um pouco a história dos dois sistemas, e de que maneira eles foram se desenvolvendo e evoluindo ao longo dos anos.

O iOS é o sistema operacional da Apple para os dispositivos móveis da marcaEssa tecnologia foi lançada em conjunto com o primeiro iPhone, em 29 de junho de 2007. Em um primeiro momento, o programa era chamado de IOS 1 e estava disponível exclusivamente para o celular da empresa. Atualmente, o software também é a a base do iPad e do iPod Touch. A Apple busca aprimorar constantemente o sistema com atualizações e, hoje, o sistema está na atualização 16.6.

Já o Android tem origem em 2003, na cidade de Palo Alto na Califórnia e foi desenvolvido por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, empresários já iniciados no ramo da tecnologia, que fundaram a Android Inc. Essa tecnologia acabou sendo adotada por uma série de marcas de smartphones, o que explica o fato do sistema Android ser o mais utilizado em celulares ao redor do planeta.

Leia também
4 dicas para liberar memória do Android
6 funções escondidas que você não conhece no Android

DIFERENÇAS MARCANTES ENTRE ANDROID E IOS

Agora, vamos te apresentar as principais diferenças entre o Android e o IOS. Muitos irão preferir as características do primeiro, enquanto outros não abandonam algumas especificidades que os aparelhos Apple oferecem. A seguir, te mostraremos mais sobre isso.

principais diferenças android ios
Principais diferenças Android x iOS

USABILIDADE: ANDROID X IOS

A possibilidade de customizar a aparência e as funcionalidades é consideravelmente superior com o Android, podendo ser considerado o principal ponto forte desse sistema. É possível modificar basicamente toda a sua tela inicial, fontes de menus, além de adicionar widgets e atalhos. Em alguns aparelhos, há também a possibilidade de modificar todo o tema do celular.

Além disso, o sistema foi desenvolvido como código aberto, permitindo que cada fabricante personalize a plataforma com layout próprio e faça diferentes acréscimos, para uma experiência singular em cada modelo.

O iOS, por sua vez, tem mais restrições na experiência da tela inicial e menus, mesmo com a recente adição dos widgets na atualização do iOS 14. É um design limpo e intuitivo, que limita modificações para que o usuário, seja ele iniciante ou experiente, preocupe-se com tudo mais que poderá fazer com seu iPhone.

Na navegação, os dois sistemas se aproximaram nos últimos anos: têm navegação por gestos, widgets parecidos, central de notificações, gerenciamento de apps abertos e a maneira de fechá-los, o modo escuro, galerias inteligentes de fotos e vídeos, assistentes virtuais, etc.

FUNÇÕES DIFERENCIADAS: ANDROID X IOS

Definitivamente, as questões envolvendo design e usabilidade são pontos positivos no sistema iOS. Além disso, uma das principais vantagens para quem possui um Phone é a possibilidade de aproveitar a conectividade com outros equipamentos e gadgets da própria Apple, sem que seja necessário grandes esforços de configuração.

O ecossistema desenvolvido pela marca tem benefícios, acessos e facilidades que são exclusivos dos dispositivos Apple. Como por exemplo, podemos citar a integração total com Apple Watch e com os fones AirPods e as funções de atender chamadas, responder mensagens ou trabalhar com o mesmo arquivo em um iPhone, iPad, um computador de mesa da marca ou um Macbook.

Em contrapartida, o Android tem suas principais vantagens na liberdade e nas possibilidade envolvendo a conexão com dispositivos variados, além do amplo universo de aplicativos criados para a loja do Google. As funções podem variar entre celulares com Android de fabricantes diferentes, em razão de algumas ferramentas exclusivas que as versões ganham ao longo do tempo.

No entanto, a capacidade de conversar com diferentes marcas usando o mesmo sistema operacional existe, mesmo que seja mais difícil a configuração.

Celulares Android da Samsung também oferecem um ecossistema de diversas oportunidades, com smartwatch, fones, Smart TVs para parear a tela sem segredos e até eletrodomésticos Smart da marca. E ainda que a maioria dos desenvolvedores produzam aplicativos buscando os dois públicos, há apps exclusivos de um ou outro sistema.

Na questão da segurança e privacidade, ambos sistemas alcançaram patamares parecidos. A Apple tem reconhecimento facial mais aprimorado, possibilidade de busca do aparelho, em caso de roubo e furto, e a opção de apagar todos os dados à distância. Isso também é possível de realizar em celulares Android, que tem leitor facial, de impressão digital e até de íris.

ATUALIZAÇÕES: ANDROID X IOS

No que diz respeito a atualizações, podemos afirmar que o Android melhorou nesse aspecto nos últimos anos. As melhorias nas versões passaram a chegar mais rapidamente e, assim, conseguiram atingir um maior número de usuários. Os fabricantes também passaram a garantir mais atualizações, especialmente para os smartphones mais sofisticados e modernos.

Como o Android está presente em variadas marcas, que apresentam personalizações e layouts diferentes, os fabricantes costumam demorar mais para realizar atualizações. Por esse motivo, a Apple a leva vantagem nesta questão.

A marca fundada por Steve Jobs só precisa atualizar o iPhone – mesmo que existam singelas diferenças entre iPhone 12, iPhone 12 Mini e 12 Pro Max, por exemplo, para ficar em um dos modelos mais recentes. Por essa razão, os updates são liberados para todos os modelos ao mesmo tempo. E as atualizações costumam atingir celulares quatro, cinco e até seis anos após seu lançamento, enquanto os Androids ganham atualização por somente dois ou três anos.

CONCLUSÃO

As principais vantagens para quem está pensando em adquirir um iPhone e trabalhar com o sistema IOS são a permanência no ecossistema, com equipamentos e gadgets da Apple, para tirar maior proveito dessa integração. Além disso, Iphones costuma ter um valor de revenda maior, já que não costumam sofrer muita desvalorização em intervalos curtos, como um ou dois anos.

Já para quem vai comprar um aparelho com sistema Android, as vantagens mais interessantes são a integração total com os serviços do Google (Gmail, calendário, Google Photos, Drive), com todos esses dados levados do seu celular antigo para o novo sem problema. No preço, há muito mais opções, que vão dos smartphones de entrada e intermediários até os topo de linha.

ONDE COMPRAR BATERIA PARA NOTEBOOK

Se você está buscando uma nova bateria para seu notebook, é necessário buscar por empresas que possuem uma marca própria, as maiores garantias e um atendimento pós-venda diferenciado certamente estão credenciadas como locais indicados para adquirir uma nova bateria.

Busque por empresas que tenham os mais variados tipos de modelos em seu portfólio. Se você é um fã do sistema iOS, é natural que busque em um notebook algumas das especifidades da Apple, por exemplo. A BB Baterias trabalha com o que há de melhor em baterias para notebook, além de fontestecladostelas e outros acessórios. Uma empresa que é reconhecida pela sua eficácia, qualidade e seriedade, e que oferece as melhores condições de garantia para seus clientes, pois sabe da qualidade de seu produto.

Para conferir todas as nossas opções, basta acessar o nosso site e todos os nossos modelos disponíveis. Se ficar em dúvida, é possível contar com o atendimento on-line de um de nossos atendentes, que estará pronto para te auxiliar no processo de compra.