Atualizado em 31 de outubro de 2022.
Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos usuários tem dúvidas a respeito da primeira carga da bateria. Ao comprar um novo componente para o notebook, algumas pessoas acreditam que é necessário deixar a bateria por um longo período carregando. Mas, será que essa medida é mesmo necessária? De que maneira devemos carregar corretamente a bateria de notebook pela primeira vez? Nesse texto, responderemos para você essa e outras dúvidas. Acompanhe!

OS CICLOS DA BATERIA DE UM NOTEBOOK

Para começar, é importante entender o que são os ciclos da bateria de um notebook e de que maneiras eles serão completados na medida em que o usuário faz uso do aparelho e mais particularmente, da bateria. Os ciclos desse componente podem ser definidos como o tempo de duração da vida útil da bateria e se estabelecem são quando uma recarga e descarga completa de energia acontece. Nos notebooks convencionais temos, em média, um duração total de 300 e 500 ciclos de energia, dependendo do modelo da bateria. Como resultado, teremos um componente com aproximadamente 3 anos de vida útil.

É importante frisar que os ciclos da bateria são fortemente influenciados pelos hábitos de consumo dos usuários. Dessa maneira, existem medidas que ajudam a aumentar a vida útil da bateria de seu notebook. A principal delas é a calibragem do componente. Ela é particularmente importante na primeira carga da bateria, mas também precisa ser realizada periodicamente. É um processo bastante simples e prático, como você verá abaixo.

COMO CALIBRAR A BATERIA DO NOTEBOOK

O processo de calibragem da bateria de notebook nada mais é do que efetuar a carga e descarga completa da bateria por três vezes. Como você pode imaginar, o processo é muito simples e pode ser feito por qualquer pessoa, sem qualquer tipo de conhecimento técnico específico. A calibragem é particularmente importante pois consegue equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Dessa forma, ao calibrar a bateria, você estará contribuindo para aumentar a vida útil e otimizar o desempenho do componente a médio prazo.

Para tornar a calibragem mais rápida, é possível contar como aliada a ação de execuções simples, como por exemplo, aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas ao mesmo tempo. Lembramos também ao usuário que é necessário realizar a calibragem sempre que um novo modelo de bateria é comprado.

Leia também
Como fazer a bateria de seu notebook durar mais
Quando devo carregar a bateria do notebook?

O EFEITO MEMÓRIA DA BATERIA

As grandes marcas de notebook costumavam utilizar o níquel na composição de suas baterias. Como efeito apresentado, esse elemento químico exigia que os usuários consumissem 100% da capacidade de carga para depois recarregá-la. No entanto, esta recomendação nem sempre era efetuada pelos usuários. Isso acabava causando o que hoje conhecemos como “efeito memória” que, em outras palavras, também era o atestado de que a bateria estaria “viciada”. O conceito de bateria viciada foi muito difundido entre usuários de notebook durante as últimas décadas, especialmente por conta do efeito memória.

A boa notícia é que, com o tempo, este material tornou-se obsoleto e fui substituto pelo lítio, presente nas baterias encontradas no mercado nos dias de hoje. Essa prática acabou sendo benéfica ao fabricante pois o níquel era um material muito mais poluente e, claro, ao usuário, que não precisou mais se preocupar em ver sua bateria “viciada”, já que uma das principais vantagens do lítio é justamente a ausência do efeito memória.

COMO CARREGAR A BATERIA CORRETAMENTE

Para carregar a bateria corretamente, é recomentado sempre manter alguma carga no computador portátil, utilizando a fonte de seu aparelho, evitando, assim, o desligamento circuito de proteção. As recargas parciais não causam danos e, na verdade, são inclusive mais benéficas para a saúde e duração a longo prazo da bateria, já que auxiliam na preservação dos ciclos da bateria. Além disso, o sistema dos notebooks atuais vem preparado para identificar o momento limite das cargas no aparelho, evitando assim qualquer tipo de sobrecarga. 

Utilizar o carregador adequado também é fundamental. Um carregador de qualidade com certeza será um importante aliado para a conservação de sua bateria. Por isso, evite comprar produtos de procedência duvidosa e sem qualidade comprovada. É interessante ter em mente que fontes muito baratas dificilmente terão as condições necessárias de alimentar seu aparelho sem representar prejuízos futuros ao computador portátil.

Uma outra dica importante é utilizar seu notebook em locais adequados e com temperatura amena. Essa recomendação vale tanto para os momentos onde a fonte está sendo usada quanto para as vezes em que o usuário está utilizando o notebook sem o carregador. Expor o notebook a locais muito quentes pode contribuir para superaquecer a bateria.

Quando estiver com pouca bateria, procure colocar seu notebook na tomada antes que a carga chegue ao fim. Essa medida irá proteger os ciclos de energia do componente.

POSSO UTILIZAR MEU NOTEBOOK DIRETO NA TOMADA?

Muitas pessoas costumam ter essa dúvida Alguns usuários acreditam que usar o notebook na tomada o tempo todo pode resultar “vicio” da bateria. Na realidade, esse ato pode ser benéfico, mas é interessante apostar no meio-termo. Não, a bateria não irá viciar se você deixar seu aparelho na tomada enquanto estiver utilizando, já que o sistema das baterias atuais possuem um software que permite o reconhecimento dos níveis de energia, evitando qualquer tipo de sobrecarga. Na verdade, essa é uma maneira bastante recomendada para os usuários.

Podemos concluir que utilizar o computador portátil conectado na tomada, ao contrário do que acreditam, é uma experiência benéfica ao aparelho, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que, como já vimos, garantem a vida útil da bateria. Caso você use a máquina sem o carregador, o recomendado é que a recarga seja iniciada quando a bateria apresenta níveis medianos, como 20%, por exemplo. 

No entanto, evite deixar seu aparelho na tomada quando não estiver utilizando. Isso representa um esforço desnecessário para a fonte do notebook e não conta com nenhum benefício especial que justifique a medida. Pelo contrário; notebooks ligados o tempo inteiro na tomada podem ser prejudiciais a saúde do carregador.