Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 4 minutos

Está pensando em trocar o teclado do notebook? Se está considerando levar seu aparelho em algum local e pagar por isso, você precisa ler este post! Apesar de parecer complicado, esse processo é bem simples e você pode realizá-lo em casa!

Diferente de um PC, para substituir o teclado de um notebook é necessário abrir o equipamento, o que acaba assustando as pessoas, criando a sensação de que é preciso ser um especialista em informática para realizar o procedimento. Entretanto, a troca pode ser feita em menos de 10 minutos, basta seguir alguns passos e realizar tudo com cuidado.

Fazer a troca em casa é uma opção bem vantajosa para quem precisa substituir a peça de forma rápida e não quer gastar mais do que o necessário. Além disso, existem diversas empresas que vendem teclados originais e compatíveis com os modelos de notebooks mais comuns no mercado que entregam direto na sua residência.

Colocamos abaixo um passo a passo completo para você trocar o teclado do notebook em casa e não perder tempo e dinheiro indo até uma loja de aparelhos eletrônicos! Confira:

Materiais necessários

Por ser tratar de um aparelho delicado, é necessário usar alguns materiais específicos para a troca do teclado sem danificar o seu notebook. Você vai precisar de:

  • 1 chave de fenda fina – para pequenas peças;
  • 1 chave Phillips;
  • 1 espátula ou pinça de metal;
  • 1 teclado compatível com seu notebook.

Lembre-se de que, assim como qualquer outro item do seu computador, é fundamental comprar um teclado de qualidade. Para isso, busque fornecedores com referências e não apenas uma empresa desconhecida por ser barata.

Recomendações

Antes de qualquer coisa, você precisa se certificar de que não está usando anéis ou pulseiras durante o processo, pois o metal poderá causar eletricidade estática. Se possível, procure manusear o notebook em uma superfície emborrachada pelo mesmo motivo.

Em relação à superfície, também é indicado usar um local plano e espaçoso, como uma mesa. Dessa forma, você não corre o risco de perder peças durante a troca do teclado.

Além disso, você deve saber que existe uma conexão entre o seu teclado e o notebook além das travas que seguram o item no aparelho. Esse item é chamado de flat cable e é como uma fita plugada no centro do teclado ao seu notebook. Portanto, quando estiver retirando a peça e finalizar as travas, mesmo com o teclado completamente solto nas laterais, é preciso liberar o flat cable para finalizar a retirada do item.

Retire o teclado

Agora você pode começar a mexer no seu notebook. Para isso, certifique-se de que ele está desligado e retire a bateria. Isso garante que nenhum componente interno queimará durante o procedimento.

Vire o notebook de ponta cabeça e verifique se existem parafusos com ícones nas laterais com desenhos de teclado, isso indica que eles são usados para segurar o teclado do aparelho e devem ser removidos. Faça o procedimento com a chave Philips, retirando os parafusos da base de forma delicada, sem usar muita força.

Na sequência, vire o notebook novamente para retirar o teclado do aparelho. Para isso, é necessário destravar a peça toda usando pequenas travas distribuídas no entorno do seu teclado. Procure pelas travas superiores e use a espátula, pinça ou chave de fenda para pressioná-las para cima e destravar cada uma delas.

Faça o procedimento com cuidado, sem usar muita força. Após liberar todas as travas superiores, você vai perceber que o teclado está mais solto. Para segurá-lo, use a espátula, mantendo a parte superior elevada enquanto usa outra ferramenta para soltar as travas laterais.

Nem todos os aparelhos possuem travas laterais ou, em alguns casos, elas são fixas; ou seja, não é possível pressioná-las de forma tão simples, sendo necessário mais cuidado nessa etapa. O indicado é procurar as informações específicas sobre o seu notebook antes de fazer a troca.

Com as laterais soltas, você perceberá que o teclado está praticamente livre do notebook. Nesse momento, é hora de retirar o flat cable. Como falamos, ele é como uma fita conectada ao centro do notebook. Para liberar esse item, você deve usar a chave de fenda, pressionando para cima as travas pretas laterais da caixa branca que prende o flat cable.

Uma vez que as duas travas foram liberadas, retire o flat cable com cuidado. Seu teclado será totalmente removido e você poderá fazer a substituição pelo novo.

Substitua o teclado

Agora que você retirou seu antigo teclado, é o momento de colocar o novo item no seu notebook. Para isso, basicamente você precisa fazer o processo inverso do que foi feito, começando pelo encaixe do novo flat cable.

Certifique-se de que as travas da caixa branca estão destravadas antes de tentar encaixar o flat cable no local. Faça o procedimento com cuidado e delicadeza para não danificar esse item – afinal, ele faz a conexão entre o teclado e o restante do notebook.

Prenda as travas do flat cable e encaixe a parte inferior do teclado no notebook. As travas inferiores se prenderão sem ajuda, permitindo que você desça o teclado para prender as demais travas. Nesse momento, você pode pressionar as laterais de forma delicada, para que todas as travas se fechem e o novo teclado fique firme no notebook.

Caso você tenha retirado parafusos na parte inferior do aparelho, pode virá-lo e colocá-los de volta. Encaixe também a bateria e ligue o notebook para verificar se tudo está funcionando sem problemas.

Pronto! Depois desses passos, você já possui um novo teclado no seu notebook. Se ainda ficou com dúvidas sobre o procedimento e não conseguiu visualizar todas as etapas, recomendamos que você procure por tutoriais no YouTube pra garantir que vai fazer tudo da melhor forma.

Além disso, se está pensando em trocar o teclado do notebook e ainda não comprou um novo, você pode conferir as opções de teclados e outros produtos oferecidos pela BB Baterias. Nós possuímos teclados para os principais modelos do mercado, como Acer, Dell, Apple, Sony, Semp Toshiba e muito mais!