O teclado é um dos componentes mais importantes de um notebook, já que é o responsável por dar os comandos necessários para que a máquina consiga executar suas funções. Por isso, é muito importante ficar atento aos possíveis defeitos que podem aparecer no componente para saber quando trocar o teclado do notebook. É isso que iremos te mostrar nesse texto. Acompanhe!
PROBLEMAS MAIS COMUNS DE UM TECLADO
Um dos problemas mais frequentes de um teclado é quando ele troca números por letras ou vice-versa. Geralmente, nesses caso, o vilão é o acionamento da tecla NumLk, que substitui letras pelos números. É comum que o usuário ative essa função por acidente ou sem perceber, e, assim, fique confuso ao conferir que algumas letras que está digitando aparecem na tela do notebook como números. No entanto, a causa desse erro também pode ser a ação de um vírus que se instalou na máquina.
Entre outros problemas, podemos citar os físicos e externos no teclado, que geralmente são visíveis e portanto, mais fáceis de identificar. A depender do caso, será necessária realizar a substituição definitiva do teclado. Para ter certeza, você pode levar seu notebook para uma assistência técnica de sua confiança. Lá, eles apontarão as prováveis causas do problema e se será realmente preciso trocar o componente, ou, então, se ele ainda pode ser reparado.
Alguns problemas técnicos também podem acontecer. Para saber o que é e se existe solução, também indicamos a consulta com locais especializados. Como exemplos, podemos citar pequenos problemas elétricos que afetam o componente. A solução poderá ser o reparo de algumas teclas ou, então, em situações mais extremas, será recomendada a substituição completa do componente.
QUANDO TROCAR O TECLADO
Além dos casos que citamos acima, para saber quando trocar o teclado do notebook, é necessário se atentar para algumas questões pontuais. Se seu teclado é muito antigo, possui problemas físicos e funcionais, é indicado que a troca seja realizada, já que um conserto pode acabar saindo mais caro do que a aquisição de um novo notebook. Além disso, em caso de teclados já bastante desgastados, um reparo pode apenas prolongar a vida útil do item, mas não irá solucionar o problema definitivamente.
Desta maneria, o primeiro passo é verificar as configurações compatíveis da máquina com o novo teclado. Depois, verificar o que você busca em um teclado de notebook – teclas mais macias, painel mais resistente, teclas com iluminação, etc. A partir disso, é possível fazer uma pesquisa de mercado, considerando as diferentes marcas e modelos.
Uma última dica é verificar junto a um especialista a real situação do teclado do notebook e avaliar antes de investir. Desta forma, para aumentar a vida útil do teclado do seu notebook, você pode optar por um teclado externo, USB ou sem fio.
Leia também
6 dicas uteis na hora de comprar um teclado
Quanto custa a tela do notebook?
COMO TROCAR O TECLADO
Para trocar um teclado que apresenta defeitos constantes ou está danificado permanentemente, você deve seguir alguns passos. Podemos definir o nível de dificuldade nesse processo como médio. Para te auxiliar na troca, separe uma Chave Phillips, uma chave de fenda e fita dupla face automotiva (para teclados não originais ou compatíveis). Vamos lá?
Passo 1: Inicialmente, é preciso se preparar para a troca. Antes de começar a desmontar o notebook, retire a bateria do mesmo e desconecte-o da tomada.
Passo 2: Agora, desparafuse o teclado. Na grande maioria dos notebooks, os teclados já vem parafusados, onde os parafusos serão localizados na parte de baixo do notebook. Em alguns modelos, no entanto, a tampa é apenas encaixada. Verifique o procedimento correto de abertura e desmonte-o corretamente.
Passo 3: Agora, com cuidado, utilize a chave de fenda para desencaixar o teclado.
Passo 4: Depois de removido, é preciso remover o cabo do teclado. Retire-o da placa.
INSTALANDO O NOVO TECLADO
Passo 5: Agora que você já removeu o antigo teclado, é hora de efetivamente substituir o componente. Para instalar o teclado novo, recomendamos que você remova toda a poeira e sujeira acumulada no local onde estava alojado o antigo teclado.
Passo 6: Agora, com cuidado, encaixe novamente o cabo do novo teclado no conector da placa-mãe.
Passo 7: Em alguns notebooks, pode ser interessante a utilização de uma fita dupla face para ajudar a fixar o teclado e dar maior estabilidade ao componente. Com o teclado instalado, basta configurar o layout correto no painel de controle do Windows e pronto, o componente novo estará instalado e preparado para ser utilizado.
COMPRAR TECLADO DE NOTEBOOK
Agora que você já sabe quando trocar o teclado do notebook chegou o momento de adquirir um componente novo. Para uma maior garantia de que você está comprando um item de qualidade, é importante fazer a compra do item em locais de confiança e que oferecem produtos de primeiro nível.
A BB Baterias é esse tipo de local, atuando há mais de uma década atuando no mercado de notebooks, com especialidade em teclados, baterias, telas, fontes e muitos outros produtos para otimizar seu notebook. Temos uma ampla linha disponível, de diversos modelos, com garantia de 12 meses. Se precisar de um teclado novo para seu aparelho, é só acessar nosso site e contar com a ajuda do nosso time de especialistas para escolher o melhor modelo para seu computador.