Atualizado em 18 de março de 2024.
Tempo de leitura: 4 minutos

Lentidão, travamentos, notebook demorando para ligar, erros na exibição de menus e falhas na apresentação de conteúdos dos programas. Você reconhece alguma dessas situações no seu dia a dia?

Então está na hora de expandir a memória RAM do seu computador portátil!

Nesse texto, vamos te ensinar como descobrir a memória para notebook compatível com o seu aparelho. Continue a leitura!

COMO DESCOBRIR O MODELO DA MEMÓRIA PARA NOTEBOOK

Memória para notebook BestBattery

Na hora de adquirir memória para o seu notebook, é preciso estar atento a alguns fatores, como a compatibilidade com a placa-mãe, a velocidade de latência e a capacidade ideal para o seu notebook. Vamos te explicar cada um deles a seguir:

COMPATIBILIDADE COM A PLACA-MÃE E PROCESSADOR DO NOTEBOOK

Esses dois componentes indicam as especificações máximas que podem suportar. Sendo assim, você deve verificar a geração de DDR, visto que uma versão mais recente não é compatível com uma que seja mais antiga, e vice-versa. Por exemplo, uma memória DDR3 não pode ser colocada em uma placa-mãe com slots DDR4 DIMM.

Além disso, você também deve conferir a quantidade de slots DIMM existentes na placa mãe. Isso ajudará você a, se for o caso, dividir os pentes de memória de modo que seja compatível com o seu aparelho e, ainda assim, atender às necessidades que você precisa. Por exemplo, uma placa-mãe que tem dois slots, você não conseguirá colocar 4 memórias de 4 GB, mas sim terá que optar por 2 de 8 GB.

Atualmente, existem programas como o CPU-Z que permitem visualizar com facilidade se sua memória deve ser DDR3 ou DDR4, por exemplo, além da quantidade de slots disponíveis na placa-mãe. Você também pode confirmar a compatibilidade da memória para notebook que pretende comprar visitando o site oficial da fabricante da placa e procurando pelo modelo que está instalado.

VELOCIDADE DE LATÊNCIA E FREQUÊNCIA

A latência, também conhecida por clock, é o tempo de resposta da memória, medido em milissegundos. Esse valor nada mais é do que a velocidade máxima de transmissão de dados com o processador. Nesse caso, quanto menor for este número, mais ágil será a resposta.

Já com relação à velocidade, medida em transferências por segundo (MT/s), quanto maior for o número, melhor.

Isso é, quanto mais rápida for a frequência, mais rápida a memória processará os dados e quanto menor for a latência, mais rapidamente a memória passará para o próximo processo.

Fique atento: quando são usados um ou mais pentes de memória ao mesmo tempo, a velocidade delas fica limitada à menor frequência utilizada.

CAPACIDADE E VOLTAGEM DA MEMÓRIA

A capacidade de uma memória é medida em Bytes, Kilobyte (1 KB = 1024), Megabyte (1 MB = 1024 KB) ou Gigabyte (1 GB = 1024 MB). Quanto maior a quantidade de memória RAM, mais comandos poderão ser armazenados e programas mais pesados poderão ser executados simultaneamente e em uma menor velocidade de resposta.

Em relação a tensão ou voltagem dos módulos, temos que a DDR3 é de 1.5V, valor que, quando comparado aos modelos de memórias DDR2, faz com que o consumo elétrico dos módulos caia de forma proporcional.

Saiba mais:
Memória do notebook: como funciona, para que serve e quando trocar?

Entenda como funciona a memória do notebook e do smartphone

7 DICAS EXTRAS PARA VOCÊ CONSIDERAR NA HORA DE COMPRAR MEMÓRIA PARA NOTEBOOK

Dica 1) Verifique o cooler, para se certificar que os resfriadores não estão interferindo na memória RAM, visto que, em alguns casos, eles podem impedir a sua instalação.

Dica 2) Confira o fator de forma. Atualmente, existem dois: o DIMM, que é o fator de forma da área de trabalho e o SO-DIMM, que é o fator de forma do notebook.

Dica 3) Memória RAM nunca é demais, por isso, adquira a capacidade mais elevada que o seu notebook suporta, da sua possibilidade de investimento no momento.

Dica 4) A velocidade da placa-mãe é limitada, portanto, se atente a esta informação. Por exemplo, se o seu sistema suporta 2.666 MHz, não compre uma de 3.600 MHz, pois não atingirá a velocidade mais alta.

Dica 5) Se precisar de componentes que suportam uma alta velocidade, precisará de uma memória com clock mais alto e placa dedicada, porém, se não deseja investir em uma placa gráfica dedicada poderá comprar uma memória RAM mais rápida suportada e terá uma taxa de quadro melhores.

Dica 6) Se o seu software não utiliza tanta memória e já possui uma placa gráfica dedicada, uma opção é realizar a compra de uma memória RAM com menor capacidade e investir em um SSD maior ou uma placa gráfica melhor.

Dica 7) Adquira peças para notebook em lojas confiáveis, especializadas nessa área, para que a vida útil do seu laptop não seja comprometida. Uma ótima escolha é o site da BB Baterias, onde, além de memória RAM e SSDs, você também encontra baterias, fontes, telas e outros componentes para notebook. Basta acessar www.bbbaterias.com.br para renovar o seu aparelho com a maior garantia do mercado.

Ficou com alguma dúvida em relação à memória para notebook? Deixe nos comentários que iremos te ajudar!