Você sabe como identificar o pino conector do carregador do notebook? Cada carregador de notebook tem características e especificidades próprias que os tornam diferentes uns dos outros, por exemplo, comprar um carregador com voltagem ou amperagem diferente do modelo original pode ser um problema.
Em relação aos carregadores, existem algumas variáveis que fazem esses componentes serem compatíveis com determinados notebooks ou não. Entre elas, se encontra o pino conector da fonte, que é muito importante para definir qual o carregador correto para a máquina. Também conhecido como plug da fonte, esse elemento faz parte do conjunto de compatibilidades que o carregador precisa para funcionar em determinado notebook.
Como existem diversos tamanhos de plug, neste texto, iremos te ensinar como identificar o pino conector da fonte do notebook. Acompanhe!
Modelos de pinos conectores para carregadores de notebook
Existem diversos modelos e formatos de pinos e, apesar de todos possuírem aparência bastante semelhante, algumas características específicas diferem os plugues entre si.
Essas diferenças também evitam que ocorram acidentes de curto circuito causados por um possível engano na instalação de uma fonte de modelo incorreto em seu equipamento.
É importante ressaltar que não existe um pino padrão para os notebooks. Dessa maneira, conseguir identificar o pino da fonte para seu aparelho se torna fundamental. Abaixo, vamos te mostrar alguns exemplos de pinos de conexão e suas respectivas medidas, em milímetros, de diâmetro externo e interno, respectivamente.
Agora que você já conhece diferentes tipos de plugs, entenda como identificar o pino conector do carregador do notebook, conforme as instruções abaixo!
Como descobrir o pino conector da fonte do notebook
Para aprender a como identificar o pino conector da fonte do notebook, é importante saber que para cada aparelho, seja um conector de fonte de notebook Positivo ou de um notebook Samsung, haverá diversos tipos de plugues que, consequentemente, irão apresentar dimensões e características próprias.
Uma das justificativas para as variações entre os diversos plugs de carregador de notebook está justamente no propósito de distingui-los para que não exista risco de conflito entre fontes e notebooks de modelos diferentes (com tensão e corrente diferentes), como já mencionamos, e, assim, ocorrerem acidentes de curto circuito causados por conta de uma incompatibilidade no componente.
Uma das informações mais importantes quando falamos de pinos de conexão são as agulhas que ficam localizadas no centro da estrutura, no que definimos como diâmetro interno. Elas são fundamentais pois sem o encaixe ideal com a entrada do computador portátil, a fonte se torna inutilizável.
Esses pequenos itens são visualmente muito parecidos, mas se diferem pelo tamanho justamente do diâmetro, externo e interno. Por isso, é muito importante que a medição seja feita de forma precisa.
Vamos te mostrar a seguir como fazer isso. A tarefa é aparentemente complexa, mas fique tranquilo: com as ferramentas necessárias, é possível definir o tamanho de cada pino e, assim, ficar apto para substituir o carregador do notebook por um modelo compatível.
Leia também
Sinais para trocar a fonte do notebook
Dicas para fazer a fonte de notebook durar mais
Como medir o plug conector da fonte do notebook
Como já vimos, existem modelos de pinos que contam com uma diferença entre eles muito pequena. Portanto, é bastante recomendável que você use um paquímetro ou uma régua com boa precisão. Esses são, basicamente, os dois itens necessários para realizar a medição do pino de modo eficaz.
Comece utilizando o paquímetro e medindo os diâmetros do pino. Após a conclusão dessa etapa, verifique qual é a referência do plug e verifique se existe uma espécie de “agulha” central dentro do diâmetro interno, característica que também deve ser levada em consideração quando queremos identificar o pino conector da fonte, verificando se determinado modelo será compatível com o seu aparelho.
Com os valores em mão, junto com as informações relacionadas a voltagem, é possível consultar a disponibilidade do modelo através do contato vendedores de empresas especializadas no comércio desse tipo de produto.
Mas, cuidado: Existem modelos de pinos que contam com uma diferença entre eles muito pequena. Portanto, é bastante recomendável que você use um paquímetro ou uma régua com boa precisão.
No entanto, nem todos os plugs possuem a presença da agulha central. Os pinos de conexão de notebooks Apple, por exemplo (dos tipos MagSafe 1 e MagSafe 2) não contam com esse tipo de estrutura, apresentando no lugar um conector composto por pequenos encaixes internos dispostos em um formato retangular. Os modelos mais recentes da marca, inclusive, foram lançados nos moldes do conector USB-C, novo padrão adotado pela companhia.
Uma nova geração de pinos conectores: USB-C
Lançado no ano de 2014, com a publicação das primeiras especificações, o USB-C, também conhecido como USB Tipo-C (ou Type-C) é um novo conector para o padrão USB. O desenvolvimento desse item foi de responsabilidade de um conglomerado formado por 700 companhias, incluindo Apple, Dell, HP, Intel, Microsoft e Samsung.
Podemos afirmar que o USB-C é o conector mais importante da história do padrão USB, já que suas características e sua aceitação cada vez mais intensa no mercado faz com que esse conector, além de multiuso, seja mais confortável para o usuário. Em 2015, a gigante de tecnologia Intel classificou o USB-C como “a conexão do futuro”. Essa conexão surgiu pelo desejo das principais fabricantes em colocar no mercado notebooks cada vez mais finos e leves. Para reduzir a espessura dos dispositivos, além de um conector remodelado era necessário que a conexão fosse plural, substituindo outros conectores, como os de vídeo.
Agora que você já sabe como identificar o pino conector do carregador do notebook, a tarefa de substituir sua fonte estragada, com defeito ou mesmo sem o mesmo desempenho anterior, ficará muito mais fácil e assertiva.
Se você tiver alguma dúvida a respeito do tamanho do diâmetro, dos pinos ou outras especificações, entre em contato com assistentes técnicos de empresas especializadas na comercialização desses produtos.
Boa noite. Humildemente gostaria de pedir um favor que favorecerá a vc mesmo. Não mencione o nome “voltagem” e “amperagem” ao invés de Tensão e Corrente respectivamente. Isso pode parecer uma besteira mas o desqualifica Tecnicamente e muitos profissionais da area podem não dar mais crédito ao que você publicar ou mencionar.
Talvez ele esteja escrevendo para cliente leigo, com pouco ou sem conhecimento em eletrônica e não para engenheiro elétrico.
Engenheiro eletricista*
gostaria de saber do pino do meu notebook lenovo 11
Olá, Sergio, tudo bem? Pode nos explicar melhor qual sua questão sobre o pino?