Atualizado em 27 de abril de 2023.
Tempo de leitura: 3 minutos

Você está com seu aparelho na tomada e de repente percebeu que sua fonte de notebook está esquentando muito? A temperatura no componente está acima do normal e representa algum risco de superaquecimento? Ou a temperatura no seu componente está dentro de uma margem segura?

Nesse texto, vamos te mostrar porque a fonte esquenta e quando é preciso se preocupar com esse incidente. Acompanhe!

PORQUE A FONTE DE NOTEBOOK ESQUENTA

O notebook precisa de energia da bateria para funcionar, o que naturalmente aquece a fonte. Além disso, existem outras razões que podem fazer a fonte esquentar. Algumas merecem atenção especial e devem gerar preocupação.

É o caso da potência (W) da fonte menor do que a exigida pelo notebook, por exemplo. Nessa situação, a fonte fornece a energia necessária, porém superaquece, podendo inclusive acabar queimando, já que o componente está trabalhando além da sua capacidade. Esse pode ser um fator para sua fonte de notebook esquentando. Além disso, se a fonte estiver com defeito ou for de baixa qualidade, o risco para o aquecimento também aumenta.

fonte de notebook esquentando
Carregador Asus superaquecendo

A utilização de forma inadequada também pode causar problemas ao carregador. Por isso, evite deixar o componente sobre superfícies como cobertor, sofá, almofada e plásticos, pois nesses locais o superaquecimento tem mais chances de acontecer, já que a dissipação do calor ocorre de forma muito mais lenta.

Um outro caso de fonte de notebook esquentando é quando o processador está em estado de utilização máxima, operando programas pesados ou games. Nesse caso, porém, a boa notícia é que se trata de um aumento de temperatura normal, não devendo ser motivo de preocupação.

Leia também
Qual a vida útil da fonte do notebool?
Saiba como identificar problemas no carregador

3 DICAS PARA SABER SE A FONTE DE NOTEBOOK ESTÁ QUENTE DEMAIS

Aqui estão três dicas para saber se o carregador do notebook está ficando muito quente:

  1. Verifique se o carregador está mais quente do que o normal ao toque. Se você notar que o carregador está significativamente mais quente do que o normal, isso pode ser um sinal de que há algum problema.
  2. Preste atenção em quaisquer cheiros estranhos que possam estar vindo do carregador. O superaquecimento pode causar danos aos componentes internos do carregador, o que pode gerar cheiros desagradáveis.
  3. Observe se o notebook está sendo carregado corretamente. Se você notar que a carga está demorando mais do que o normal para subir ou que o notebook está desligando abruptamente durante o carregamento, isso pode ser um sinal de que o carregador está superaquecendo e não fornecendo energia suficiente para o notebook.

RESOLVENDO O PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO

Para não correr o risco de ver o componente suparquecer, algumas medidas podem ser tomadas para preservar o carregador. A primeira delas vale para uma série de itens do notebook e para o próprio aparelho: não deixa a fonte exposta ao sol ou em locais muito quentes. O calor excessivo é um dos principais inimigos nesse processo.

Também procure se atentar muito a compatibilidade da fonte. Fatores como voltagem, tensão e a amperagem precisam ser considerados. Se as configurações do notebook forem, por exemplo, 19V 3,42A (65W) e o carregador for de 19V e 2.1A (40W), não terá um fornecimento necessário de energia, contribuindo no superaquecimento do componente.

Por fim, é importante não adquirir produtos de qualidade duvidosa, já que estes muito provavelmente são modelos de baixa qualidade, com baixa garantia e que podem te gerar muita dor de cabeça. Busque a aquisição de uma nova fonte de notebook em lojas especializadas.

Quer saber mais sobre as fontes de notebook? Confira aqui verdades e mentiras sobre esse componente.