Atualizado em 4 de julho de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Em muitos momentos lidamos com situações em nosso notebook que demandam a presença de duas ou mais janelas abertas simultaneamente. Em alguns casos, uma quantidade muito grande de abas pode dificultar o trabalho, além de deixar as tarefas mais longas. Como opção a isso, você já considerou adicionar a presença de uma segunda tela no notebook?

Para quem está buscando adicionar mais funcionalidades ao computador ou simplesmente ter mais conforto durante as atividades, uma segunda tela é uma alternativa bastante interessante. Se você nunca parou para pensar nos benefícios que uma segunda tela pode te trazer, esse texto vai mostrar como ela pode te ajudar a otimizar seu rendimento ao utilizar seu notebook.

MOTIVOS PARA USAR A SEGUNDA TELA NO NOTEBOOK

Existem alguns benefícios de utilizar uma segunda tela no notebook, seja para otimizar tarefas seja para melhorar sua experiência com o aparelho. Abaixo, confira alguns deles.

AMPLIAR SEU CAMPO DE TRABALHO

É muito comum a necessidade de consultar um ou mais arquivos de forma simultânea ao trabalhar ou estudar, não é mesmo? Se você costuma passar por isso, sabe o quão trabalhoso pode ser ficar abrindo janelas diferentes o tempo todo.

Nesse sentido, uma segunda tela é uma opção ideal, permitindo o acesso a ambos os arquivos ao mesmo tempo. Se entre suas atribuições está o preenchimento de uma planilha com dados de um arquivo recebido, é possível consultar o arquivo e mexer na planilha de forma simultânea.

Por essa razão é fácil entender porque a segunda tela configura uma ótima opção para ampliar sua área de trabalho, agilizando a execução de suas tarefas.

TRANSFORMAR O NOTEBOOK EM DESKTOP

Uma das grandes vantagens dos notebooks é, sem dúvida, seu tamanho compacto e a portabilidade, que permite levar o aparelho para todos os lugares. Contudo, para quem utiliza o aparelho majoritariamente em casa, a tela pequena e baixa pode por vezes atrapalhar e não ajudar. Por isso, uma segunda tela, como um monitor a parte, permite que você use o notebook como se fosse um desktop. Isso não apenas melhora a visualização dos arquivos como também traz benefícios a nossa postura.

ASSISTIR FILMES E SÉRIES COM MAIS COMODIDADE

O notebook, além de ser uma ferramenta de trabalho, costuma ser ser uma fonte de lazer para muitas pessoas. Porém, o tamanho reduzido da tela e das saídas de som podem prejudicar essa experiência. Dessa maneira, quem tem o hábito de assistir vídeos, séries e filmes no aparelho, uma segunda tela oferece não apenas um maior conforto, mas também imagens e áudios de melhor qualidade.

TER UMA MELHOR EXPERIÊNCIA COM GAMES

Uma segunda tela é especialmente útil para os gamers, já que a presença dela permite que o jogador acompanhe os chats e comandos da transmissão em uma tela enquanto se dedica ao jogo em si em uma outra.

Leia também
Como gravar a tela do notebook
Como virar a tela do notebook

COMO FAZER PARA USAR SEGUNDA TELA NO NOTEBOOK

Mas afinal, como usar uma segunda tela no notebook? Você conseguirá fazer isso segundo nossos passos abaixo.

1) IDENTIFIQUE A ENTRADA

Em primeiro lugar, é preciso identificar qual tipo de entrada a sua segunda tela irá aceitar. Geralmente em modelos mais antigos predominam a entrada VGA, enquanto a entrada HDMI está mais presente em modelos mais novos. A entrada/cabo VGA é aquela azul, com formato de trapézio e aqueles dois pequenos parafusos para conexão. A qualidade do vídeo proporcionada por essa entrada geralmente é um pouco menor, por se tratar de uma tecnologia mais antiga.

Já a entrada/cabo HDMI é aquela que semelhante a uma entrada USB. Ela é capaz de transmitir sons e imagens em qualidade HD, e está em basicamente todos os modelos mais recentes.

2) CONECTE AS TELAS

Antes da conexão, você precisa entender que o uso de duas telas exige mais dos sistemas de processamento e memória do computador. Por isso, antes de utilizar uma segunda tela, verifique se as capacidades de memória RAM, processador e chip gráfico darão conta de entregar um resultado satisfatório.

CONECTANDO VIA CONFIGURAÇÕES

Para fazer isso, vá até a área de trabalho e clique com o botão direito do mouse ou cursor. Na sequência, selecione “Resoluções de Tela” ou “Configurações de Exibição” e marque “Duplicar Monitor”. Por fim, também com cursor ou mouse, arraste sua tela em direção ao segundo monitor. Se você tem como sistema operacional o Windows 10, é possível utilizar o atalho ⊞ Win + P para fazer aparecer uma barra de configurações de vídeo na lateral direita da tela.

segunda tela no notebook
Conectando duas telas via configurações

CONECTANDO VIA WI-FI

Também é possível realizar a conexão via Wi-Fi. Essa alternativa é particularmente indicada para quem pretende utilizar um notebook antigo ou até um tablet como segundo tela. Caso tenha Windows 10, essa conexão pode ser feita seguindo o mesmo atalho que mostramos acima (⊞ Win + P), seguido de seleção da opção “Conectar a um vídeo sem fio”.

Conectando duas telas via wi-fi
Conectando duas telas via wi-fi

Se você não tem como fazer isso, existe um software chamado SpaceDesk que pode te ajudar. Instalte o sofware em ambos os computadores. Mas atenção: são dois programas diferentes. Um será instalado no server, sua tela principal ou computador de origem, e o outro no client, a sua segunda tela. 

Agora, conecte as duas máquinas na mesma rede Wi-Fi. Para finalizar o processo, é só esperar que os programas se reconheçam e conectem entre si.

Aprendeu a como usar segunda tela do notebook? Gosto do nosso conteúdo? Então se inscreva em nosso canal no YouTube. Lá, você irá encontrar uma série de dicas, tutoriais e curiosidades para te ajudar no dia a dia, como o vídeo abaixo.