Atualizado em 28 de fevereiro de 2024.
Tempo de leitura: 8 minutos

Uma das marcas mais conhecidas e prestigiadas no ramo de notebooks e eletrônicos em geral, a Dell é sempre uma das preferidas entre os usuários na hora de adquirir um novo computador portátil. Dona de uma vasta variedade de equipamentos, a marca atrai o público por seus produtos de excelente desempenho. Se você optar por adquirir um teclado para notebook Dell, certamente estará fazendo uma escolha segura.

Como você já sabe, o teclado do notebook é componente fundamental para o aparelho. Nesse texto, você irá saber tudo sobre os teclados de notebook Dell, para fazer a escolha certa na hora de aduirir um novo item. Acompanhe.

A DELL

Fundada pelo norte-americano Michael Dell em 1984, a Dell é uma das maiores empresas de tecnologia do planeta. A marca se estabeleceu com uma das líderes em vendas no segmento de computadores e notebook. Em sua linha de notebook, a Dell se destaca por aliar inovação e qualidade e, por essa razão, está entre as marcas preferidas entre os usuários.

Se você procura por um teclado de notebook Dell, é interessante estar atento a algumas questões específicas desses componentes, que podem influenciar na hora da compra, como veremos abaixo.

MOLDURA DO TECLADO

Alguns modelos de teclado são envoltos por uma proteção, que são chamadas de moldura ou frame (no inglês literal, quadro). Além de dar uma maior sustentação as teclas, a moldura colabora na conservação do componente, já que impede o acúmulo de partículas de sujeira e outros elementos que, com o passar do tempo, podem comprometer a execução de funções pelo teclado. Além disso, ela possui a admiração de alguns usuários por conta do aspecto estético que confere uma aparência mais bonita ao conjunto de teclas.

Ao querer instalar um teclado com frame em seu laptop, é preciso verificar algumas questões. Como, por exemplo, se o teclado de reposição é fisicamente compatível e semelhante ao modelo original. Preste atenção nas teclas Enter, Shift, Caps Lock, para verificar se elas possuem o mesmo formato do antigo componente. Uma outra medida importante é checar se o teclado que você possui segue as regras de disponibilização de teclas vigentes no brasil (ABNT ou ABNT 2).

LINGUAGENS DO TECLADO

Inicialmente, é fundamental compreender as diferenças entre os padrões linguísticos presentes em cada teclado. Eles podem variar em característica a depender da região o em que foram fabricados. Os critérios para definir quais são as características de cada componente foram definidos antigamente e se mantem até hoje.

No Brasil, utilizamos na grande maiores dos teclados o padrão de linguagem chamado de ABNT2. Existem, ainda, alguns poucos modelos que preservam a configuração ABNT, especialmente quando falamos de aparelhos mais antigos. Os dois padrões são muito parecidos, mas possuem algumas diferenças fundamentais. A mais destacada delas é existência da tecla AltGr nos componentes que são configurados segundo o padrão ABNT 2, que não está presente no ABNT.

Essa tecla está localizada no lado direito da barra de espaço, e é pouco utilizada pelos usuários, pois muitos não tem conhecimento sobre a função desempenhado por ela. Quando acionada, em conjunto com outras teclas que possuem uma terceira função, outros símbolos surgem na tela. Como, por exemplo, quando juntamos a tecla AltGr + o número 1, temos como resultado o símbolo “¹”.

Na prática, essa se trata da única diferenciação entre os dois modelos de teclado. Ao redor do mundo, os padrões são identificados através da disposição das teclas, como veremos no tópico abaixo.

Exemplos de linguagem de teclado.

IDENTIFICANDO O LAYOUT DO TECLADO

Muitas vezes, quando o teclado instalado possui linguagem diferente do que está configurado no sistema operacional, ele acaba apresentando alguns erros, como teclas trocadas, por exemplo. Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de layout que os teclados de notebook podem apresentar.

TECLADO ABNT 2 – PADRÃO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Como já vimos anteriormente, no Brasil, possuímos como modelo padrão o teclado com norma ABNT2. A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e antigamente havia o layout de teclado ABNT, que não continha a tecla AltGr (Alternate Graphics).

No teclado com layout ABNT2, a tecla AltGr pode ser encontrada ao lado direito da barra de espaço. Ela tem a função de acionar uma terceira função “oculta” das teclas. As teclas de terceira função mostram três caracteres na mesma tecla, sendo que o terceiro símbolo fica do lado inferior direito do botão.

Quando pressionada a tecla AltGr junto com uma tecla que possua a terceira função, a combinação torna possível digitar símbolos que não estão disponibilizadas uma tecla específica.

Os teclados ABNT2 são aqueles que possuem em sua estrutura a tecla de cê-cedilha (Ç) e possuem o símbolo de interrogação (?) posicionado ao lado da tecla Shift direita.

TECLADO US – PADRÃO INGLÊS

O padrão de layout do teclado Inglês Internacional (US) acaba sendo distindo do padrão brasileiro ABNT2 principalmente por não apresentar a tecla cê-cedilha (Ç) em sua estrutura. Outra característica peculiar dos teclados com esse padrão de linguagem é o tamanho da tecla Enter, um pouco menor se comparada a outros layouts encontrados pelo mundo.

No teclado US padrão inglês, o acento circunflexo (^) fica junto da tecla 6 e o acento til (~) fica na mesma tecla que a crase (`), localizada ao lado do número 1 das teclas superiores.

TECLADO PT – PADRÃO PORTUGÊS DE PORTUGAL

Esses teclados são muito parecidos com formato padrão ABNT2, se diferenciando especialmente pelo fato de não possuírem o botão interrogação (?) do lado do Shift direito. Especificamente nos teclados PT, o botão interrogação encontra-se na parte superior do componente, bem ao lado das teclas de número.

Além disso, caso a tecla com os símbolos de menor e maior (< e >) estiver posicionada na esquerda, podemos definir que o layout de linguagem tem como característica o Português falado e escrito em Portugal.

Leia também
Como identificar o modelo do teclado
Como realizar a limpeza correta do teclado do notebook

TECLADO COM OU SEM BLACKLIGHT

Muitos usuários já ouviram falar dos teclados com blacklight, mas ainda mantém dúvidas sobre o que se trata esse tipo de componente. Também comumente chamado de teclado retroiluminado, esses modelos de teclado possuem iluminação em sua base. As luzes refletidas podem ser mais ou menos intensas, brancas ou coloridas, a depender do modelo em questão.

Entre as vantagens que esse modelo oferece, podemos destacar a iluminação proporcionada em locais mais escuros, possibiliando que usuários consigam executar tarefas no notebook mesmo nessas condições;

Os teclados para notebook Dell com backligth também representam um design moderno, o que ajuda a explicar o porque esse componente é o queridinho entre os gamers. É possível optar por teclados com iluminação mais sóbria e discreta, ou então, optar por cores mais vivas e vibrantes.

cropped-KEYBOARD-BLOG.jpg
Exemplo de teclado com backlight

Posso substituir o meu teclado para notebook Dell convencional por um com backlight?

A resposta para essa pergunta é sim, desde que o notebook já possua esse recurso a disposição. Em outras palavras, o modelo de teclado com backlight só é compatível com notebooks que já possuem teclado com função similar. Se seu notebook não tem essa compatibilidade você pode, como alternativa, adquirir um teclado USB com a retroiluminação.

OS PRINCIPAIS TECLADOS PARA NOTEBOOK DELL

A Dell possui uma série de linhas para notebooks, com características próprias em cada uma. Elas são projetadas para atender um público-alvo específico, de acordo com as necessidades dos usuários. As principais são:

Inspiron: principal linha da Dell, a que apresenta mais variações e que contempla usuários diveros. Os Dell Inspiron da série 3000 são os modelos de entrada da Dell para uso casual, estudo e trabalho. Já os modelos Dell Inspiron série 5000 são indicados para quem quer um aparelho mais sofisticado e tem condições de investir um pouco mais para isso. Por fim, os notebooks Dell Inspiron Série 7000 contam com os componentes mais avançados e, consequentemente, preços mais elevados em comparação a modelos de outras séries.

Teclado para notebook dell

Latitude: os notebooks da linha Dell Latitude são desenvolvidos voltados ao público do ambiente comparativo e vendidos a empresas que necessitam de máquinas funcionais, simples e ao mesmo tempo robustas para a equipe de trabalho.

Teclado para notebook dell

Precision: os notebooks Dell Precision foram desenvolvidos especialmente para atender às necessidades de criadores e designers. São aparelhos pequenos, mais leves e foram criados com materiais de alta qualidade, oferecendo como diferencial memória ultrarrápida e placa gráfica profissional.

Vostro: os notebooks da linha Dell Vostro foram criados para o uso corporativo de pequenas empresas. Ele possui design profissional, fino e leve para fácil portabilidade a um preço baixo.

Teclado para notebook dell

ONDE COMPRAR TECLADO PARA NOTEBOOK DELL

Depois de aprender tudo sobre os teclados de notebook Dell, chega a hora de escolher um local para realizar a compra desse componente tão importante para o funcionamento pleno do notebook. Um teclado de qualidade é fundamental para o bom desempenho de seu aparelho, pois praticamente todos os comandos básicos direcionados a máquina são feitos através dele. Sendo assim, adquirir o produto com especialistas na venda de diversos itens para notebook acaba sendo, sem dúvida, a alternativa mais indicada.

BB Baterias está há mais de uma década atuando no mercado de notebooks, com especialidade em tecladosbateriastecladosfontes e muitos outros produtos que irão otimizar seu notebook e permitir que você execute suas tarefas da maneira desejada. Temos uma ampla linha disponível, de diversos modelos, que certamente irão satisfazer as suas expectativas no momento de realizar a compra desses produtos. Além disso, possuímos ótimas opções de pagamento e condições de garantia especiais para você.

Seja para a aquisição de um novo teclado para notebook Dell, ou qualquer outro item para seu computador portátil, nós estaremos ansiosos para lhe atender e fornecer a melhor solução possível para as suas necessidades e expectativas com seu aparelho. Estamos te esperando!