Atualizado em 13 de setembro de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Você está com seu aparelho na tomada e de repente percebeu que sua fonte de notebook está esquentando muito? A temperatura no componente está acima do normal e representa algum risco de superaquecimento? Esse cenário não é o ideal, sendo recomendado que o componente seja resfriado para manter seu funcionamento. Mas você sabe como resfriar a fonte do notebook? Nesse texto, te contamos.

PORQUE A FONTE DE NOTEBOOK ESTÁ ESQUENTANDO

A fonte esquenta de modo natural, já que precisa de energia para funcionar e alimentar a bateria do notebook. Contudo, o aquecimento excessivo representa um problema e deve ser resolvido, sob risco de deixar o item inutilizável e, em casos mais graves, provocar acidentes.

A fonte também aquece mais do que o normal quando a potência for menor do que a exigida pelo computador portátil. Nessa situação, a fonte fornece a energia necessária, porém superaquece, já que está trabalhando acima de sua capacidade natural. Nesse cenário, a fonte pode acabar até mesmo queimando. Por isso, esse tipo de ação deve ser evitada sempre.

Evite também deixar o componente sobre superfícies como cobertor, sofá, almofada e plásticos, pois nesses locais o superaquecimento tem mais chances de acontecer, já que a dissipação do calor ocorre de forma muito mais lenta.

Um outro caso de fonte de notebook esquentando é quando o processador está em estado de utilização máxima, trabalhando com programas pesados, como os de edição de vídeo, fotos ou então com games. Geralmente, esse aumento não representa o mesmo risco que os outros citados aqui, mas procure ter um processador com capacidade adequada para não comprometer o rendimento do seu notebook.

como resfriar a fonte do notebook
Como resfriar a fonte do notebook

COMO RESFRIAR A FONTE

O ato de resfriar a fonte pode se feito através de várias formas, já que não há um único modo específico para isso. Deixar sua fonte em melhor condição pode acabar contribuindo com isso. Entre algumas das formas, podemos citar o uso apropriado do componente, sem deixar o carregador em um ambiente quente, como entre edredons e almofadas.

Outra medida fundamental é não deixar o processador sobrecarregado. Um processador trabalhando mais do que pode tem a capacidade de esquentar não só a fonte, mas toda a máquina. Assim, evite utilizar durante muito tempo programas muito pesados ao mesmo tempo. Se essa necessidade existir, busque um processador de mais capacidade.

Outras dicas para resfriar o carregador envolvem a verificação do DC jack e do item como um todo, para ver se não há nenhum local danificado que possa estar ocasionando o problema. As questões de compatibilidade também são muito importantes, pois se você estiver utilizando um carregador de voltagem menor, irá fazer com que o componente sobrecarregue.

OS CUIDADOS COM A FONTE DE NOTEBOOK

Agora que você aprendeu a como resfriar a fonte do notebook, é preciso tomar outros cuidados no trabalho de conservação do componente. O primeiro deles é se certificar de que quando você transportar o notebook e a fonte, não deixe enrolado o cabo do carregador de qualquer maneira. A tensão constante no cabo pode acabar resultando em que ele se solte da própria alimentação, ou rasgando o isolamento do fio, deixando, assim, a fonte inutilizável.

Por isso, a melhor forma de transportar a fonte de maneira segura é colocar o cabo em um círculo e amara-lo junto a um pedaço de fita, evitando assim que ele se desprenda.

Outra recomendação é cuidar onde utiliza o aparelho. Essa medida é muito importante para evitar o superaquecimento, um dos problemas mais frequentes e mais prejudiciais ao componente.

Sempre opte por locais planos e que possuam boa circulação de ar. Se você estiver com o aparelho apoiado em um travesseiro ou outra almofada/material macio, acaba impedindo que o sistema do computador portátil possa “respirar” corretamente, ocasionando um aquecimento em sua fonte ou até mesmo na própria bateria.

Outras medidas que devem ser consideradas no que diz respeito a conservação da fonte de seu notebook são as seguintes: prestar atenção nas especificações técnicas da fonte já que, na hora de substituir o componente, existem três pontos que você precisa verificar: tensão ou voltagem (que deve ser igual), corrente ou amperagem (que deve ser igual ou maior) e o tipo do pino (deve ter o mesmo tamanho). Se atente nesses aspectos.

Uma outra recomendação que pode ser bastante útil é não desconectar a fonte de alimentação da tomada pelo cabo de energia, já que o procedimento correto é desligar removendo o cabo da extremidade do notebook. Por fim, evite também compartilhar tomadas que multipliquem os pontos de energia, usando Benjamins e adaptadores, por exemplo. Seguindo todas essas recomendações, você verá que seu componente vai estar apto para durar por muito mais tempo.

Leia também
Fonte do notebook esquentando muito: o que fazer?
Como saber se a fonte do notebook queimou?

QUANDO TROCAR A FONTE

Os problemas que fazem com que a troca de uma fonte de notebook se torne necessária podem acontecer por motivos variados: má qualidade do produto, falta de cuidado do usuário e também, por um desgaste natural, se o componente já tiver um tempo de uso considerável.

Se seu carregador apresenta cabos danificados ou estiver esquentando muito quando estiver sendo utilizado, mesmo após as dicas que passamos, é preciso começar a pensar em adquirir um componente novo. Outros sinais que indicam que a troca do componente é necessária: ruídos constantes na fonte, mensagem em seu aparelho com os dizeres “conectada, mas sem carregar” e, também, se seu carregador estiver queimado (isso pode ocorrer se ele esquentar por um longo período de tempo). Quando o carregador queima, fica completamente inutilizável e requer uma substituição por um modelo novo.

ONDE COMPRAR CARREGADOR PARA NOTEBOOK

Aprendeu a como resfriar a fonte do notebook? Simples, não? Porém, mesmo se você cuidar do seu componente de forma correta ele, em algum momento, irá precisar ser substituído. Por isso, se estiver precisando de um carregador novo para seu notebook, procure a equipe da BB Baterias. Temos diversas opções de fontes para notebook AcerDellHPLenovoSamsungToshiba (e várias outras marcas). Assim, temos certeza que o modelo ideal para seu notebook você encontrará em nossa loja.