Atualizado em 19 de setembro de 2024.
Tempo de leitura: 12 minutos

A cada dia que passa, o notebook acaba se tornando mais importante em nossas tarefas diárias. Entre todas as engrenagens que fazem o aparelho funcionar, o teclado é, sem dúvida, uma das mais importantes. É ele que aciona comandos e nos permite enviar mensagens, e-mails e muito mais. Seja no Home Office ou no escritório, um componente em bom funcionamento se torna primordial para que executemos nossas tarefas. Para isso, é necessário escolher o teclado correto e compatível para seu aparelho. Nesse texto, te mostramos os passos necessários para como comprar teclado para notebook.

COMO DESCOBRIR O MODELO IDEAL PARA SEU TECLADO DE NOTEBOOK

Existem diversos modelos de teclados, e o usuário precisa ficar atento nas peculiaridades de cada um. Você sabe escolher o modelo ideal para seu computador portátil? Nos tópicos abaixo, você irá aprender a como comprar teclado para notebook a partir de uma série de itens característicos e importantes que este componente apresenta.

MOLDURA DO TECLADO

Com o intuito de proteger as teclas do notebook, alguns modelos de teclado são envoltos por uma proteção, que chamamos de moldura ou frame (no inglês literal, quadro). Além de fornecer maior sustentação as teclas, a moldura ajuda também na conservação do componente, já que dificulta bastante o acúmulo de partículas de sujeira e outros resíduos que, a médio prazo, podem comprometer e até mesmo inviabilizar o uso do teclado. A moldura também é particularmente admirada por alguns usuários pelo aspecto estético, pois confere uma aparência mais vistosa ao conjunto de teclas.

Ao se interessar pela aquisição de um teclado com frame, é necessário ficar atento a algumas questões. Como, por exemplo, se o teclado de reposição é fisicamente idêntico ao original. Tome cuidado especialmente com as teclas Enter, Shift, Caps Lock, para constatar se elas possuem o mesmo formato do antigo componente. Uma outra informação a se conferir se o teclado que você possui segue as regras de disponibilização de teclas vigentes no brasil (ABNT ou ABNT 2).

como comprar teclado para notebook
Exemplo de teclado com moldura.

IDENTIFICANDO O PART NUMBER DO TECLADO

O part number do teclado pode ser definido como o conjunto de números e letras que identificam uma peça, ou seja, que constituem o nome ou número do produto. O part number também é conhecido por outros nomes como Model Number, Product-Number, Código da peça, PN, Model Code, Replace Part, FRU e ProductID, a depender do item em questão.

Este código pode possuir diferentes formatos e pode variar de acordo com o fabricante. Geralmente, ele vem disponibilizado impresso em etiquetas coladas atrás do seu teclado. Portanto, será necessário retirar a peça do notebook para fazer a devida verificação do part number. A forma de tirar o teclado do notebook varia conforme o modelo do aparelho e você encontra essas informações no manual do aparelho que veio junto com o notebook ou, então, nos sites oficias das fabricantes.

Na hora de trocar o teclado do notebook, alguns detalhes precisam ser levados em consideração, para evitar incompatibilidade ou mau funcionamento. Como a linguagem, layout e a comparação visual do teclado que deseja comprar com o antigo. Além disso, em alguns casos, o mesmo modelo de notebook pode possuir modelos diferentes de teclados. E justamente nesse casos é que o conhecimento do part number do teclado se torna tão importante.

LINGUAGENS DO TECLADO

Existem diferentes padrões linguísticos estabelecidos para cada teclado. Eles podem ser distintos em pontos específicos a partir das regiões onde são fabricados. Os critérios para definir quais são as características de cada componente foram definidos há décadas, mas mantem até hoje.

No Brasil, utilizamos na imensa maioria teclados com configuração ABNT2. Existem, ainda, notebooks antigos que podem fazer uso da configuração ABNT. São estilos muito semelhantes, mas que tem diferenças singelas entre si. A principal delas pode ser identificada através da existência da tecla AltGr nos componentes que são configurados segundo o padrão ABNT 2, que não está presente no ABNT.

Essa tecla está localizada no lado direito da barra de espaço, e é pouco utilizada pelos usuários, pois muitos não tem conhecimento sobre o que ela faz. Quando acionada, em conjunto com outras teclas que possuem uma terceira função, outros símbolos surgem na tela. Como, por exemplo, quando juntamos a tecla AltGr + o número 1, temos como resultado o símbolo “¹”.

Na prática, essa se trata da única diferenciação entre os dois modelos de teclado. Ao redor do mundo, os padrões são identificados através da disposição das teclas, como veremos a seguir.

IDENTIFICANDO O LAYOUT DO TECLADO

Muitas vezes, quando o teclado instalado possui linguagem diferente do que está configurado no sistema operacional, ele acaba apresentando alguns erros, como teclas trocadas, por exemplo. Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de layout que os teclados de notebook podem apresentar.

TECLADO ABNT 2 – PADRÃO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Como já vimos no início do texto, no Brasil, possuímos como modelo padrão o teclado com norma ABNT2. A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e antigamente havia o layout de teclado ABNT, que não continha a tecla AltGr (Alternate Graphics).

O teclado com layout ABNT2 possui a tecla AltGr posicionada ao lado direito da barra de espaço. Ela tem a função de acionar uma terceira função “oculta” das teclas. As teclas de terceira função mostram três caracteres na mesma tecla, sendo que o terceiro símbolo fica do lado inferior direito do botão.

Quando pressionada a tecla AltGr junto com uma tecla que possua a terceira função, a combinação torna possível digitar símbolos que não estão disponibilizadas uma tecla específica.

Os teclados ABNT2 são aqueles que possuem em sua estrutura a tecla de cê-cedilha (Ç) e possuem o símbolo de interrogação (?) posicionado ao lado da tecla Shift direita.

TECLADO US – PADRÃO INGLÊS

O padrão de layout do teclado Inglês Internacional (US) se diferencia do padrão brasileiro ABNT2 por não contar com a tecla cê-cedilha (Ç) em sua estrutura, já que essa letra não faz parte do alfabeto do país. Outra diferença marcante desse tipo de teclado é o tamanho da tecla Enter, menor em relação aos outros layouts encontrados ao redor do planeta.

No teclado US padrão inglês, o acento circunflexo (^) fica junto da tecla 6 e o acento til (~) fica na mesma tecla que a crase (`), localizada ao lado do número 1 das teclas superiores.

TECLADO PT – PADRÃO PORTUGÊS DE PORTUGAL

Esses teclados são bastante semelhantes aos teclados mais presentes no Brasil, de formato ABNT2, se diferenciando unicamente pelo fato de não possuírem o botão interrogação (?) do lado do Shift direito. No caso específico dos teclado PT, o botão interrogação encontra-se na parte superior do componente, ao lado das teclas numéricas.

Além disso, caso a tecla com os símbolos de menor e maior (< e >) estiver na esquerda, o teclado tem o layout de linguagem característica do Português falado e escrito em Portugal.

Leia também
Como identificar o modelo do teclado
Como realizar a limpeza correta do teclado do notebook

TECLADO COM OU SEM BACKLIGHT

Muitos usuários já podem ter ouvido falar dos teclados com backlight, mas mantém suas dúvidas a respeito desse tipo diferente de componente. Também comumente chamado de teclado retroiluminado, esses modelos de teclado tem como grande diferencial a presença de iluminação em sua base. Essas luzes podem ser mais intensas ou brandas, brancas ou coloridas, a depender do modelo em questão.

Entre as principais vantagens desse tipo de teclado temos uma vantagem para quem costuma utilizar o teclado em locais com pouca iluminação, em casa ou no trabalho. Eles também melhoram a experiência na digitação, tornando este momento muito mais agradável, especialmente a noite.

Além disso, os teclados com backlitgh tem como diferencial um design moderno e chamativo, o que ajuda a explicar o porque esse modelo costuma estar entre os favoritos dos gamers, por exemplo. Ainda é possível escolher um teclado com iluminação mais sóbria e discreta, ou então, optar por cores mais vivas e vibrantes. Tudo vai depender do que o modelo oferece e dos gostos do usuário.

como comprar teclado para notebook
Teclados com a presença de backligth estão cada vez mais em alta entre usuários de notebook.

POSSO SUBSTITUIR O MEU TECLADO DO NOTEBOOK CONVENCIONAL POR UM COM BACKLIGHT?

Respondendo objetivamente: sim, desde que o notebook já possua esse recurso a disposição. Em outras palavras, o modelo de teclado com backlight somente será compatível em aparelhos que já possuem teclado com função similar. Se o usuário decidir adicionar um teclado com backlight em um notebook sem essa função, ele irá funcionar normalmente na digitação e acionando comandos, mas as teclas não irão se iluminar. Isso se deve ao fato de que os modelos com backlight possuem dois cabos flat, precisando de dois encaixes, enquanto os teclados comuns possuem apenas um.

Outra alternativa é, no caso de seu notebook não ter essa compatibilidade, você pode adquirir um teclado USB com a retro iluminação.

TECLADO COM POINTING STICK

Você já pode ter reparado em um detalhe peculiar e que está disposto em alguns teclados, geralmente no formato redondo e localizado na parte central do componente. Essa característica diferenciada é chamada de pointing stick do teclado, e tem como principal função a execução de tarefas semelhantes ao mouse, sendo responsável pelo sensor de movimento dos comandos do notebook.

Esse recurso acabou perdendo força com o surgimento de novas tecnologias e hoje é cada vez mais raro. Mesmo assim, alguns usuários ainda se sentem atraídos pelo pointing stick. Se for o seu caso, consulte locais especializados para saber seu seu aparelho é compatível para comportar essa nova funcionalidade.

QUANDO TROCAR O TECLADO DO NOTEBOOK

O teclado é um dos itens do notebook mais expostos a danos a partir de quedas ou batidas, já que está mais vulnerável do que outros itens, como a bateria, por exemplo. Dessa maneira, quando seu componente perde teclas ou danifica teclas ou então não consegue executar todas as funções habituais após uma batida forte, é importante considerar a substituição do componente, uma vez que ele dificilmente irá voltar ao desempenho anterior.

Entre as outras situações que podem inviabilizar permanentemente o uso de teclado, podemos destacar: derramamento de líquidos e acúmulo de sujeira. Dependendo da quantidade de sujeira acumulada e do volume de líquido derramado, o componente pode ser tornar completamente inutilizável. Os sinais para isso, nesse caso, serão claros, com o não funcionamento de algumas ou, em casos mais graves, de todas as teclas do conjunto.

COMO TROCAR O TECLADO DE NOTEBOOK

Fazer a troca do teclado não é uma tarefa tão difícil. Embora cada notebook tenha suas próprias características, a remoção do teclado geralmente envolve o desencaixe de uma tampa, a remoção de alguns parafusos e a desconexão de um cabo. Confira os três passos necessários para a realização desse processo.

1. PREPARE O LOCAL DA TROCA

A troca de teclado pode demorar mais ou menos, dependendo do modelo do seu aparelho. Pensando nisso, é interessante poder trabalhar em um espaço limpo e plano, de preferência em uma área de piso sem carpete para minimizar a estática. Para armezanemnto de peças e estruturas do teclado, você pode contar com xícaras, tigelas ou pratos, para não correr o risco de perder nenhum parafuso durante a troca.

2. PROCURE O MANUAL DE SERVIÇO DO SEU NOTEBOOK

O manual de serviço é um guia produzido pelo fabricante especialmente para seus técnicos internos ou agentes de serviços licenciados. Eles incluem instruções passo a passo sobre os reparos mais comuns, incluindo a substituição do teclado.

No entanto, é importante frisar que esses manuais não estão disponíveis para todos os notebooks. Inclusive, quanto mais moderno for o modelo do aparelho, menor a chance de você encontrá-lo. A notícia boa é que muitos manuais estão disponibilizados em PDF na internet. Como alternativa, caso não encontre, é possível executar as ações detalhadas em um tutorial de vídeo no YouTube.

3. FAÇA A SUBSTITUIÇÃO

Antes de começar, desligue o computador portátil e, se possível, faça a remoção da bateria, para conferir maior segurança ao processo. Então, depois, comece a seguir as instruções do manual que tem em mãos, seja em formato de livro, online ou vídeo. Uma chave de fenda Philips e uma pequena alavanca ou faca de cozinha já são suficientes para a troca.

Você também precisa garantir que não está usando anéis ou pulseiras durante o processo, pois o metal desses itens poderá causar eletricidade estática. Se possível, procure manusear o notebook em uma superfície emborrachada, por esse mesmo motivo.

A processo de desmontagem na maioria das vezes se inicia com a remoção de, pelo menos, uma parte do painel traseiro do seu notebook, soltando ou removendo um parafuso que chamamos de parafuso de retenção. Voltamos a alertar que cada modelo tem suas próprias diferenças e, portanto, sempre consulte seu guia ou manual para não cometer erros. Uma outra informação importante é que os teclados dos notebooks normalmente são encaixados por cima, ao passo que os ultrabooks têm os teclados encaixados por baixo.

É preciso ressaltar também que os teclados com backlighth têm dois cabos flat (que é a conexão do teclado com o notebook): um para transmissão de dados e outro específico para a alimentação luminosa. Por isso, tome cuidado especial na hora da instalação do novo modelo. E lembre-se: procure não se apressar na troca do teclado e siga o mais fielmente possível as instruções do seu guia. Para conferir se a troca foi efetuada com sucesso, basta ligar o notebook e testar o componente.

QUANTO CUSTA UM TECLADO DE NOTEBOOK

Essa é a pergunta que muitos usuários se fazem quando constatam a necessidade de substituir o teclado de notebook. Entretanto, não existe uma resposta única, já que o preço dos teclados pode variar de acordo com a marca e modelo. Abaixo, te mostramos os preços em média das marcas mais vendidas de teclado no Brasil:

Acer: a partir de RS 55 reais

Asus: a partir de R$ 55 reais

Dell: a partir de R$ 80 reais

HP: a partir de R$ 90 reais

Lenovo: a partir R$ 90 reais

Sony: a partir de R$ 90 reais

Samsung: a partir de R$ 90 reais

LG: a partir de R$ 75 reais

Lembrando que, para certificar que você está adquirindo o modelo correto, é necessário ter o conhecimento das especificações do seu teclado. E claro, adquirir o produto em empresas confiáveis.

ONDE COMPRAR TECLADO DE NOTEBOOK

Agora que você já sabe como comprar teclado para notebook e pensa em trocar o componente por um modelo mais novo, é necessário saber escolher um local confiável para a aquisição desse item tão importante, já que um teclado de qualidade é fundamental para o bom desempenho de seu aparelho, já que todos os comandos básicos são feitos através dele. Dessa forma, adquirir o produto com especialistas na venda de diversos itens para notebook acaba sendo, sem dúvida, a decisão mais acertada.

BB Baterias está há mais de uma década atuando no mercado de notebooks, com especialidade em tecladosbateriastelasfontes e muitos outros produtos que irão otimizar seu notebook e permitir que você execute suas tarefas da maneira desejada. Temos uma ampla linha disponível, de diversos modelos, que certamente irão satisfazer as suas expectativas no momento de realizar a compra desses produtos. Além disso, possuímos ótimas opções de pagamento e condições de garantia especiais para você.

Seja para a aquisição de um novo teclado, ou qualquer outro item para seu computador portátil, nós estaremos ansiosos para lhe atender e fornecer a melhor solução possível para as suas necessidades e expectativas com seu aparelho. Estamos te aguardando.