Atualizado em 8 de maio de 2023.
Tempo de leitura: 3 minutos

A bateria de um notebook tem um determinado tempo de vida útil, que pode ser influenciado por uma série de fatores, como a qualidade do componente e as práticas de cada usuário. No entanto, uma coisa não se altera: esse tempo de vida útil é medido através de ciclos de energia. Mas afinal, você sabe o que são os ciclos de vida da bateria? Nesse texto, te falaremos mais sobre isso.

OS CICLOS DA BATERIA: O QUE SÃO E QUANTOS SÃO

As baterias de notebook tem sua vida útil medida através dos ciclos de energia, que também são chamados de ciclos de vida. Eles podem mudar de acordo com cada aparelho e cada bateria.

De forma resumida, podemos afirmar que os ciclos podem ser medidos através da recarga e descarga completa de energia. Nos notebooks a duração total desses ciclos geralmente costuma ficar entre 300 e 500. Isso vai depender muito do modelo da bateria. Mas quanto tempo de vida útil esses ciclos representam para bateria? Em média, podemos dizer que um bom componente pode ter até 3 anos de duração.

ciclo de vida da bateria do notebook
Ciclo de carga da bateria do notebook

Existem aparelhos que apresentem uma maior quantidade de ciclos, como os MacBooks, por exemplo, que, a depender do modelo, possuem cerca de 1000 ciclos na bateria. Isso, naturalmente, irá conceder ao componente uma vida útil maior em relação a baterias de outros modelos, o que acaba sendo um atrativo para muitas pessoas na hora de escolher um computador portátil para estudo ou trabalho.

Leia também
Vida útil da bateria de lítio
Os cuidados essenciais com a bateria de notebook

COMO PRESERVAR OS CICLOS DE VIDA DA BATERIA

Uma das principais recomendações para preservar os ciclos de vida da bateria é evitar que o notebook descarregue completamente. Quando isso acontece, um ciclo de energia é consumido, contribuindo para o desgaste do item. Por isso, é recomendado mantê-la com 40% a 80% de carga quando estiver utilizando seu aparelho.

Outra medida de preservação bastante importante é evitar que bateria seja exposta a altas temperaturas. É recomendado evitar o uso no sol forte e em superfícies que possam reter calor ou ainda evitar a ventilação. É por esse motivo que os notebooks não devem ser usados no colo ou em locais como sofás e almofadas.

Além disso, é fundamental realizar o processo de calibragem da bateria, que é o ato de descarga e carga completa da bateria por três vezes consecutivas. Algo muito simples e prático de ser efeito, e que não exige nenhum conhecimento específico para ser realizado, a calibragem trabalha na equalização do nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria. Assim, você irá tornar sua bateria mais saudável, otimizando o desempenho do componente a médio prazo.

É possível agilizar o processo, aumentando o brilho da tela ao máximo e executando a maior quantidade possível de programas ao mesmo tempo. Também é muito importante realizar a calibragem da bateria do notebook sempre que você adquirir uma bateria nova. Para saber se os ciclos de vida de sua bateria estão no final e ela precisa ser substituída, é possível testar o componente. Te falamos mais sobre isso nesse texto.