O teclado é um componente fundamental do nosso notebook. Ele sem dúvida se trata de um dos componentes mais expostos do aparelho, e não raramente acaba acumulando sujeira entre as teclas. Por isso, é fundamental efetuar a limpeza do item periodicamente, para permitir que ele siga funcionando bem. Existem várias formas de fazer isso, com limpezas das mais simples a mais profundas. Nesse texto, vamos te ensinar a como abrir o notebook para limpar o teclado.
REALIZANDO A LIMPEZA BÁSICA DO TECLADO
A primeira maneira de limpar o notebook é o que podemos definir como uma limpeza básica, mas não menos importante, já que irá contemplar toda a superfície externa do teclados e o espaço entre as teclas. Em primeiro lugar, utilize um pano que não seja áspero e que não solte fiapos. Umedeça o pano com um pouco de água. Depois, passe o pano com cuidado e lentamente, visando a retirada de toda a sujeira visível.
Caso identifique manchas ou sujeiras mais difíceis de limpar, dilua álcool isopropílico em água e repita o procedimento. Atenção: esse é o único álcool que pode ser utilizado na limpeza. nunca utilize álcool etílico e outros produtos abrasivos. Seu uso pode danificar as peças.
A tarefa de realizar a limpeza entre as teclas pode ser um pouco mais complicada, já que você precisa redobrar os cuidados e também contará com o auxílio de mais objetos, como cotonetes, pincéis macios e até mesmo ar comprimido.
Comece molhando o cotonete em álcool isopropílico para limpar as cavidades do teclado. Então, vire delicadamente o notebook para um lado para que a poeira saia debaixo das letras. Sopre ar comprimido no teclado novamente para retirar o restante das impurezas presentes. Caso preferir, é possível utilizar um aspirador de pó especializado na limpeza do notebook. Utilizar um aspirador comum pode funcionar, desde que sua intensidade seja medida e controlada.
Geralmente, esse processo costuma ser o suficiente para fazer com que o teclado responda novamente se o problema do componente for o acúmulo de sujeira. Dessa forma, em muitas vezes, não será preciso abrir o teclado, evitando um risco desnecessário de danificar o componente, especialmente se você for inexperiente ao realizar essa ação. No entanto, se você ainda necessita de uma limpeza mais profunda, siga atentamente nossas recomendações a seguir.
Leia também
Como cuidar do notebook
Como limpar a tela do notebook
LIMPANDO O TECLADO DE FORMA PROFUNDA
Se mesmo depois de uma limpeza cuidadosa seu teclado de notebook não responde ou algumas teclas estão falhas, pode ser que o problema seja interno, o que, nesse caso, requer limpeza mais técnica. É possível e até mesmo recomendado para os mais inexperientes a busca por uma assistência técnica de confiança. Contudo, se você quiser fazer a limpeza por contra própria, é interessante tirar uma foto do teclado antes para conferir o mapeamento das teclas. Dessa maneira, você não corre o risco de colocar uma letra no lugar errado e inviabilizar a escrita do teclado.
O processo não conta com muitas etapas. Para começar, tenha em mãos uma chave de fenda. Com o auxílio dela, faça uma alavanca para retirar as teclas e, ao tirá-la, vá fazendo a limpeza interna com os cotonetes. Esta operação representa algum tipo de risco ao aparelho. Portanto, reiteramos que se você não tem confiança no que está fazendo, procure uma assistência técnica. Principalmente considerando notebooks que costumam ter um espaçamento menor para esse tipo procedimento.
Agora que você já sabe como abrir notebook para limpar teclado, se inscreva em nosso canal no YouTube. Por lá, você terá uma série de dicas e vídeos sobre os componentes que fazem parte de um notebook.