Uma das grandes dúvidas quando se fala em armazenamento de arquivos é a de qual o melhor HD externo comprar. Para responder a essa pergunta, o primeiro passo é saber quais são as suas reais necessidades. Também é preciso encontrar produtos de qualidade em meio a tantas opções. Nesse texto, vamos te mostrar
AS VANTAGENS DE UM HD EXTERNO
HDs externos podem ser uma boa opção para quem precisa transportar um grande volume de dados. Além disso, também podem ser uma das maneiras mais simples e baratas de aumentar o armazenamento do seu notebook, computador ou até mesmo videogames. Portanto, se você é uma pessoa que trabalha com essa grande quantidade de dados, um HD externo é um componente bastante indicado.
QUAL HD EXTERNO ESCOLHER?
Algumas características são fundamentais para escolher um HD externo, e você deve prestar atenção em cada uma delas antes de decidir qual modelo que irá adquirir.
CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO
A capacidade talvez seja o primeiro fator a ser considerado quando estamos pensando em adquirir um novo HD externo. A maior parte dos modelos de entrada oferece 1 TB de espaço, mas no varejo online é possível encontrar com certa facilidade discos de até 4 TB.
Antes de fazer a escolha é importante observar o que será armazenado: documentos, fotos e vídeos (em alta ou baixa qualidade), programas, sistemas operacionais, jogos, etc. De acordo com a sua necessidade fica mais fácil entender qual tamanho é o ideal.
COMPATIBILIDADE
Os HDs externos tendem a oferecer uma grande compatibilidade, afinal, utilizam a interface USB, que está presente em praticamente todos os dispositivos modernos. Porém, alguns dispositivos já são vendidos com configurações específicas para computadores Mac ou Windows, por isso é importante pesquisar antes de escolher.
VELOCIDADE E TRANSMISSÃO DE DADOS
Para quem prioriza o desempenho, o ideal é procurar por discos externos com suporte ao USB 3.0, que tendem a oferecer uma velocidade superior aos discos 2.0. Existem ainda algumas opções de armazenamentos externos que ao invés de utilizar discos mecânicos (HDD), trazem SSDs, que são mais velozes. O investimento em um SSD externo também sobe, mas pode valer a pena dependendo do que o usuário procura.
Para quem busca um disco para jogos ou armazenamento de arquivos de mídia, talvez seja interessante optar por HDs com maior desempenho, afinal, a velocidade vai impactar no tempo de carregamento e na experiência geral com o disco.
SEGURANÇA
Ao considerar um disco externo, a questão da segurança é um ponto importante a se observar. Enquanto alguns são comercializados com ferramentas de software que adicionam camadas de segurança aos dados por meio da criptografia, outros trazem esta criptografia via hardware, que é uma forma mais segura de preservar os arquivos.
Modelos como My Passport, da WD, oferecem criptografia por meio de hardware AES de 256-bits, que promete ser um dos padrões mais seguros em seu segmento. Já modelos da ADATA, por exemplo, contam com o software HDDtoGo, que adiciona a segurança por meio de criptografia AES-256 bits a modelos selecionados da fabricante. Ao procurar um novo HD externo, observe nas especificações qual tipo de criptografia o dispositivo oferece.
Leia também
Como formatar o notebook
Como descobrir a memória ideal para o notebook
ESTRUTURA FÍSICA E DIMENSÕES
Para quem pretende transportar o HD externo e tem medo de deixá-lo cair, talvez seja interessante considerar modelos com um design mais resistente e que possuam recursos que inibam a perda de dados em caso de impactos ou quedas.
A grande maioria dos discos externos contam com um volume compacto, mas existem também versões um pouco mais robustas que normalmente oferecem mais recursos para tornar os discos mais confiáveis e resistentes. Há opções com capas protetoras externas ou até com a própria estrutura do disco mais rígida.
CONHEÇA ALGUNS MODELOS DE HD EXTERNO E SUAS CARACTERÍSTICAS
A seguir, separamos três modelos de de HD externos para você. Eles são de marcas diferentes e possuem características distintas, que visam atender públicos específicos. Confira os modelos!
ADATA HV620S
Esse é possivelmente o modelo de HD externo mais completo da atualidade, reunindo diversas características que o tornam uma opção adequada para a maioria do público consumidor desse tipo de componente. Afinal, sua construção é robusta e confiável garantindo a segurança dos dados armazenados.
Além disso, seu valor pode ser considerado adequado para o que ele apresenta. Mas atenção: o preço muda de acordo com a capacidade do hd externo, selecionada no momento da compra. O Adata HV620S possui opções de 1, 2 e 4 TB de armazenamento.
Como possui um conector USB 3.2 Gen 1, ele é capaz de receber e transferir os dados com boa velocidade. E vale ressaltar também que o modelo é compatível tanto com Windows quanto com Mac. Seu maior ponto negativo é o acabamento em black piano que pode ficar marcado facilmente com riscos, o que, é importante ressaltar, não afeta em nada nas questões de seu funcionamento.
SEAGATE EXPENSION
Se você está procurando por um HD externo que tenha ótimo custo-benefício, o Seagate Expansion é uma ótima opção, sendo mais barato que nosso modelo anterior. Por essa razão, ele é um dos componentes mais vendidos no Brasil quando falamos de HD externo. O Seagate Expension está disponível nas seguintes capacidades: 1, 2, 4 e 5 TBs. No entanto, vale lembrar que, nesse caso, quanto maior for a capacidade, menos portátil o dispositivo é, já que o tamanho dele aumenta conforme o armazenamento.
E lembre-se: por uma questão óbvia, quanto maior o espaço de armazenamento, maior o preço a se pagar. Além da tradicional saída 2.0, o Expansion também tem saída 3.0, que é muito mais rápida na transferência de arquivos. Seu ponto negativo fica por conta da sua pequena lentidão, se comparado a outros modelos disponíveis no mercado.
SANDISK EXTREME
Se você busca agilidade, o modelo Sandisk Extreme como uma ótima pedida de HD externo. Componente portátil, ele pode ser encontrado com capacidades que variam de 500 GB até 4 TB. Um diferencial desse SSD é que ele tem classificação IP55, que traz resistência a chuva, respingos, derramamentos e até mesmo pó.
Além dessas medidas, ele também apresenta proteção contra quedas de até 2 metros, então pode deixar para lá a preocupação no caso de um acidente ou outro. E um pró bem válido do Extreme, é que ele tem compatibilidade tanto com Windows quanto com Mac. Já sua saída única, com versão USB 3.1 Gen 2, o que faz com que os dados sejam transferidos de forma bastante veloz.
Gostou do nosso conteúdo sobre HD externo? Então, se inscreva em nosso canal no YouTube para obter mais dicas e informações sobre os diversos componentes de um notebook!