Atualizado em 29 de junho de 2023.
Tempo de leitura: 5 minutos

Os malwares são elementos bastante indesejados pelos usuários de notebook, pois podem representar sérios riscos a segurança de seu aparelho. Esses softawres criados para roubar dados sigilosos e modificar configurações de sua máquina são, infelizmente, bastante comuns, e assumem vários formatos diferentes. Nesse texto, você vai conhecer quais são os tipos de malware existentes e conferir algumas dicas para se proteger dessas ameaças. Acompanhe!

AFINAL, O QUE É UM MALWARE?

Navegar pela internet representa diversas vantagens, e as evoluções tecnológicas nos permitem fazer uma série de coisas em nosso notebook, com conforto e praticidade. No entanto, estar conectado é, inevitavelmente, estar sujeito a todos os tipos de ameaças online. Essas ameaças estão camufladas e, em muitos momentos, entram sorrateiramente em nossa máquina, visando extrair dados, copiar informações sigilosas ou apenas danificar a máquina que estamos acostumados a operar.

Essa descrição é adequada para definir o que chamamos de malwares. O termo é resultado da fusão entre as palavras “malicious”, que em inglês significa “malicioso”, com “software”, e, como você pode imaginar, representa um enorme risco ao usuário de notebook.

OS TIPOS DE MALWARE EXISTENTES

Agora que você já está por dentro sobre que é um malware, para proteger a sua segurança e privacidade na internet, é importante conhecer alguns dos tipos de malwares online mais comuns, suas principais características e os perigos que cada um pode representar para sua segurança.

VÍRUS: A exemplo dos micro-organismos responsáveis por diversas doenças, na computação, – os vírus prendem-se a arquivos limpos e infectam outros arquivos existentes em seu computador. Eles têm a capacidade de se espalhar de maneira incontrolada, danificando funções essenciais de um sistema operacional e excluindo ou corrompendo documentos. Geralmente, aparecem como um arquivo executável (.exe).

CAVALO DE TRÓIA: Bastante conhecido entre os usuários, esse tipo de malware finge ser um software legítimo, ou se camufla em um software original que tenha sido violado. Ele costuma agir de maneira discreta e consegue criar “portas dos fundos” em sua segurança, permitindo, assim, a entrada de diversos outros tipos de malwares em sua máquina.

SPYWARE: Como o próprio nome sugere, o Spyware é um malware projetado para espionar as atividades do usuário. Ele se esconde em seu sistema e grava seus registros de atividade online, incluindo senhas, números de cartão de crédito, rotina de navegação, entre outros. Um tipo de software muito usado entre os criminosos virtuais para obter informações preciosas que são usadas para a realização de saques e fraudes.

RANSONWARE: O aumento da aparição desse software malicioso aumentou consideravelmente nos últimos anos, sendo cosnsiderado um dos mais nocivos ao usuário. Sua atuação basicamente consiste no bloqueio de arquivos e documentos através de criptografia. A partir dessa ação, os cibercriminosos exigem pagamento para liberarem esses arquivos, na grande maioria, vitais para os usuários. O contingenciamento desse malware é bastante complicado, pois ele costuma estar em constante evolução para versões mais poderosas e complexas.

BOT: Os bots maliciosos, também conhecidos como robôs da  spiderscrawlers ou bots da web, são usados com o objetivo de controlar um computador, podendo coletar senhas, registrar a utilizaçãode senhas e obter detalhes financeiros, escondendo-se na sombra de um computador ou carregando o nome de que parecem ser autênticos do sistema.

BACKDOR: O malware backdoor tem como função negar os procedimentos comuns de autenticação para acessar um sistema, facilitando o acesso remoto de cibercriminosos ao computador, smartphone ou tablet. Eles podem não só afetar o software, como também o hardware do equipamento. O invasor pode apagar arquivos, executar programas, instalar outras ferramentas criminosas, entre outras situações.

ROOKIT: Diversos tipos de malwares foram criados com a intenção de ocultar objetos ou atividades do sistema. Esse é o caso do Rookit. Esses malwares tem a capacidade de se tornar um empecilho na hora de localizar e remover malwares e outros programas maliciosos em um computador infectado, configurando um dos objetivos principais desse tipo de ameaça.

Leia também
Pasta térmica para notebook: o que é e para que serve
Como bater print no notebook

COMO SE PROTEGER DOS MALWARES EM SEU NOTEBOOK

A maioria dos malwares é distribuída por canais de uso frequente da maioria dos usuários, como arquivos enviados por e-mail, URLs com arquivos executáveis, sites ou anúncios publicitários. É importante que você lembre também que grande parte dos malware precisa da ação de um usuário para ativar a sua carga maliciosa. Ou seja, eles não tem força para agirem sozinhos. Dessa maneira, uma das primeiras medidas de prevenção é evitar abrir e-mails suspeitos ou páginas que não aparentem segurança.

Outra recomendação importante é conferir sempre os donwloads que são executados em seu aparelho. Antes de baixar imagens, músicas ou qualquer outro tipo de arquivo, certifique-se que o provedor em questão é confiável. Leia também as análises sobre eles de outros usuários. Essas análises podem ser um bom indicativo a respeito da segurança do site.

Um bloqueador de anúncio também irá te ajudar a manter afastados esses tipos de software. Você tem diversas opções de bloqueadores confiáveis para utilizar no momento da navegação web. AdBlock, AdFender e Ghostery são alguns exemplos desse tipo de serviço que estão disponíveis ao público.

CUIDADOS COM A NAVEGAÇÃO

Além de não abrir e-mail e links de aparência estranha, você deve tomar muito cuidado por onde navega. As páginas da web são prato cheio para que diversos tipos de malware se camuflem, a espera de algum usuário que possa fornecer o que esses tipos de softwares maliciosos desejam. Assim, sites pouco conhecidos também devem ser evitados, pois, dessa forma, a probabilidade de ter seu computador portátil contaminado se torna menor.

É importante salientar que mesmo seguindo todos os conselhos acima, você ainda corre o risco de ser infectado por um dos tantos tipos de malwares existentes. Os hackers sempre estão buscando formas de espalhar esse tipo de conteúdo maligno por todos os cantos da internet. Mesmo assim, seguindo a risca essas recomendações, você dificulta consideravelmente a vida dos criminosos virtuais.

CONTANDO COM UM ANTIVÍRUS COMO ALIADO CONTRA OS MALWARES

Além disso, é fundamental contar com ferramentas de defesa, que conhecemos popularmente como antivírus. As melhores ferramentas para remoção dos mais variados tipos de malware estão contidas nos antivírus mais avançados. Existem diversas opções de programas que procuram combater as ameaças mais comuns para seu aparelho.

Opções não faltam: entre alguns dos programas mais conhecidos, podemos destacar Norton, Total AV, Panda Security e Bull Guard. É claro que existem muitos outros. Procure conhecer os diferencias e vantagens de cada um antes de adquirir o seu.

Com essas dicas, você estará apto a proteger seu notebook das ameaças que estão espalhadas pela internet. Para mais conteúdos, se inscreva em nosso canal no YouTube. Conte sempre com a BB Baterias para ficar por dentro de tudo a respeito do universo dos notebook!