Atualizado em 2 de maio de 2024.
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das versões mais populares do sistema operacional mais famosos do mundo, o Windows 10 pode estar com os dias contados. Essa informação procede ou é mais uma informação falsa que circula pela internet? Nesse texto, vamos esclarecer essas e ouras questões sobre o software.

AFINAL, O WINDOWS 10 VAI ACABAR?

Indo direto ao ponto: sim, é verdade que a versão do sistema operacional Windows 10 está com os dias contados e inclusive já tem a data marcada, segundo a Microsoft: 14 de outubro de 2025. Depois desse dia, as atualizações e assistências gratuitas não serão mais disponibilizadas. Isso não quer dizer que a versão será simplesmente excluída do seu notebook: ela continuará funcionando, mas, como dissemos, sem as atualizações necessárias.

Isso representa uma queda de desempenho e o surgimento de diversos bugs, além do usuário ficar suscetíveis a falhas de segurança, tornando-se um alvo fácil para criminosos e hackers que atuam na internet.

Leia também
Notebook lento: o que fazer?
Como colocar senha no notebook

O QUE FAZER QUANDO O WINDOWS 10 ACABAR

Um sistema operacional que não apresenta novas atualizações sempre corre o risco de apresentar problemas de performance, erros contínuos e falhas de segurança, representando um risco ao seu desempenho junto a máquina e claro, a sua segurança. Para evitar isso, a recomendação dada pela própria Microsoft é que os usuários migrem, o quanto antes, para o Windows 11.

Caso o seu laptop seja compatível com a nova versão do software, é possível fazer a atualização gratuitamente através do Windows Update. No entanto, alguns aparelhos mais antigos podem não atender aos requisitos mínimos do sistema, ficando impossibilitados de realizar a atualização. Nesses casos, será preciso comprar um novo computador ou aprimorar os componentes indicados pelo aplicativo “Verificação de integridade do PC”.

windows 10
Windows 10

Mesmo que a ação recomendada seja migrar para o Windows 11, a Microsoft também irá oferecer suporte estendido para Windows 10. O serviço será disponibilizado por três anos e os clientes interessados terão que pagar por uma assinatura anual para receber as atualizações de segurança. O valor ainda não foi divulgado.

Se nenhuma das alternativas anteriores for viável, a opção é abandonar o sistema operacional da Microsoft e mudar para uma versão compatível de Linux. Neste caso, o usuário precisa ter cuidado durante o processo de transição entre os softwares para que não haja problemas técnicos.

Para mais tutorias, informações e diversos outros conteúdos sobre notebooks e tecnologia, nos siga em nosso perfil no Instagram.