Atualizado em 25 de março de 2024.
Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos assuntos mais comentados na atualidade, a inteligência artificial desperta profundo interesse nas pessoas. Afinal, muita gente ainda não tem domínio sobre o assunto. Por isso, nesse texto, vamos te responder o que é inteligência artificial, como ela surgiu e como funciona, e de que forma ela pode nos ajudar a resolver problemas no dia a dia. Acompanhe! 

COMO SURGIU A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O conceito de inteligência artificial está relacionada a uma ideia de uma máquina que “pensa”. Partindo desse princípio, ele nasceu com Alan Turing, que no início dos anos 50 desenvolveu um estudo que pretendia descobrir se um computador conseguiria demonstrar a mesma inteligência de uma pessoa. Porém, o termo “Inteligência Artificial” apareceu somente alguns anos depois, em 1956, quando o cientista estadunidense John McCarthy inventou a linguagem de programação Lisp — que abriria as portas para o desenvolvimento da IA.

No mesmo ano, os pesquisadores Allen Newell, JC Shaw e Herbert Simon criaram o Logic Theorist, considerado por muitos o primeiro software de inteligência artificial em execução. Ele foi desenvolvido para imitar os processos cerebrais de matemáticos humanos para provar teoremas da matemática.

Leia também
O que são as tecnologias emergentes
Tecla ANTI-GHOSTING e N-KEY ROLLOVER: saiba tudo sobre essas tecnologias

COMO ELA FUNCIONA

Em sua essência, a Inteligência Artificial permite que os sistemas tomem decisões de forma independente, precisa e apoiada em dados digitais. O que, numa visão otimista, multiplica a capacidade racional do ser humano de resolver problemas práticos, simular situações, pensar em respostas ou, de forma mais ampla, potencializa a capacidade de ser inteligente.

o que é inteligência artificial

A IA está por todos os lugares, no carro autônomo, no chão de fábrica e no sistema de atendimento dos hospitais. Mas também está na rede social, no seu celular, no antivírus, no buscador de internet.

O Google, por exemplo, é um exemplo de empresa AI-first. Ou seja, todos os seus produtos têm processos de machine learning. Nem se fala então nas assistentes virtuais e nos chatbots. Alexa, Siri e Google Assistant são os principais exemplos de assistência virtual, e os chatbbots, baseados em IA, são, principalmente, responsáveis pelo atendimento de clientes no mercado online.

COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE AJUDAR NO DIA A DIA

O princípio central da IA ​​é replicar, e depois exceder, a maneira como os humanos percebem e reagem ao mundo. Ela está rapidamente se tornando o pilar da inovação. Ela é capaz de fornecer uma compreensão mais abrangente sobre a abundância de dados disponíveis e também automatizar tarefas excessivamente complexas ou mundanas.

No que diz respeito nosso dia a dia, podemos nos deparar com a inteligência artificial de diversas formas: em aplicativos de rotas, programas auxiliares de tarefas, reconhecimento facial, gestão de e-commerce, entre outras várias maneiras.

o que é inteligência artificial chatbot

Se você gostou do nosso texto sobre inteligência artificial, se inscreva em nosso canal no YouTube. Lá, você irá encontrar uma série de dicas, tutoriais e curiosidades para te ajudar no dia a dia.