Antigamente, para redigir um texto como esse, era necessário colocar as palavras em papel ou utilizar uma máquina de escrever. Você já se imaginou como seria sua vida se os computadores e notebooks não existissem? Da primeira máquina ao primeiro notebook portátil, se passaram 40 anos. E depois, mais quatro décadas, onde vivemos em uma era em que marcas anunciam alguns dos mais poderosos chips já criados em aparelhos que pesam menos de 2 quilos. Esse texto vai te mostrar a evolução completa do notebook.
O INÍCIO DE TUDO
Antes de falar dos notebooks, precisamos, inevitavelmente, voltar à origem dos computadores. Muitos consideram o cientista britânico Alan Turing como o pai dos computadores, devido ao seu pioneirismo no campo da ciência da computação e da programação, mas foi o engenheiro mecânico Charles Babbage que inventou o primeiro equipamento considerado um computador mecânico, no século XIX.
Na década de 1940, surgiram os primeiros computadores de uso geral, que usavam algoritmos simples para perfurar cartões e entregar resultados de cálculos complexos. A fundação da Hewlett-Packard é um marco, com seu Oscilador de Áudio HP200A, equipamento usado pela Disney para produzir efeitos sonoros para o cinema.
A Primeira Geração é marcada por computadores movidos a válvulas, tendo o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) como um de seus principais representantes, criado em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, por John Eckert e John Mauchley.
Dos transistores, nos anos 1950, passando pelos microprocessadores nos anos 1960, chegamos aos microcomputadores, nos anos 1970. A Quinta Geração teve o Kenback 1 e o Xerox Scelbi SH, considerados os primeiros computadores pessoais.
E em 1976, Steve Wozniak apresenta o Cray I, primeiro computador com processamento vetorial de sucesso comercial que foi rebatizado como Apple I, com a fundação da empresa e a entrada do sócio Steve Jobs. A popularização dos computadores pessoais se completa com a entrada de empresas como IBM, Commodore e Compaq no mercado. Em 1984, a Apple lança o Macintosh, primeiro computador com interface gráfica vendido comercialmente.
O SURGIMENTO DOS NOTEBOOKS
O Osborne 1, desenvolvido por Adam Osborne em 1981, foi o primeiro computador portátil comercialmente bem-sucedido. Porém, ele não era no formato “concha”, que une tela e teclado por meio de dobradiças.
Apresentado em 1982, o GRiD Compass é reconhecido internacionalmente como o primeiro notebook do mundo. Primeiro modelo com o formato “concha”, ele era pesado e caro: tinha 5 kg e custava cerca de US$ 8 mil na época, o que impediu sua popularização. Mas foi adotado pela NASA e por forças militares dos EUA.
No mesmo ano, foi lançado o Epson HX-20, que tinha tela de cristal líquido (LCD) monocromática e foi o primeiro modelo a vir com bateria. Em 1983, é apresentado o Gavilan SC, o primeiro computador portátil a vir com touchpad e também o primeiro a ser chamado de laptop.
Ainda em 1983, a Kyocera lança o TRS-80 Modelo 100, o primeiro notebook dobrável como um caderno. Ele contava com processador 8-bit Intel 80c85, memória de até 32 KB e display LCD. Lançado em 1986, o IBM PC Convertible foi um dos primeiros laptops da empresa e a usar drives de disquete de 3” ½, que havia se tornado padrão no mercado. Ele era equipado com memória RAM de 256 KB e processador Intel 80c88 em 4,77 MHz.
O Compaq SLT/286, de 1988, é o primeiro laptop com bateria capaz de suportar uma unidade de disco rígido interna. E pela primeira vez, um notebook vinha com tela colorida VGA, além do processador 286 com 12 MHz de frequência, 20 MB de HD e 640 KB de memória RAM.
Finalmente, em 1992, a IBM apresenta o Thinkpad, equipamento que muda a história da evolução do notebook. Ele rodava o sistema Windows e funcionava com um processador 486 de 50 MHz e 4 MB de memória RAM. Outro diferencial era o trackpoint, uma espécie de pino localizado no meio do teclado para substituir o mouse.
Leia também
Quanto tempo devo deixar o notebook carregando pela primeira vez?
Qual a melhor marca de notebook?
A EVOLUÇÃO DO NOTEBOOK ATUALMENTE
O mercado dos computadores portáteis se diversificou, com a entrada de diversas empresas, como Dell, Asus, Samsung, LG, Sony, Lenovo e Positivo. O consumidor atualmente encontra opções de entrada, para estudar, navegar na internet e consumir entretenimento, aos mais potentes notebooks para empresas, designers, criadores de conteúdo e editores de vídeo.
A Apple, é claro, não ficou de fora, apresentando ao mercado um laptop com processador próprio, o M1, encerrando uma antiga parceria que tinha com a Intel, gigante de tecnologia líder na venda de processadores. Justamente por essa mudança e para competir com os laptops Apple é que a Intel criou os Ultrabooks, finos e leves (espessura de até 25mm) que, embora possuam algumas diferenças em relação aos notebooks convencionais, podem entrar no pacote de evolução do notebook e de como a tecnologia foi se desenvolvendo ao longo dos últimos anos.
A evolução dos notebooks ainda está acontecendo, já que a tecnologia sempre está se renovando e apresentando novidades ao público. Assim, ainda iremos presenciar uma série de mudanças nos próximos anos. Gostou do nosso texto? Para mais curiosidades, tutoriais e dicas, se inscreva em nosso canal no YouTube.