Atualizado em 21 de junho de 2024.
Tempo de leitura: 6 minutos

Antigamente, para redigir um texto como esse, era necessário colocar as palavras em papel ou utilizar uma máquina de escrever. Você já se imaginou como seria sua vida se os computadores e notebooks não existissem? Da primeira máquina ao primeiro notebook portátil, se passaram 40 anos. E depois, mais quatro décadas, onde vivemos em uma era em que marcas anunciam alguns dos mais poderosos chips já criados em aparelhos que pesam menos de 2 quilos. Esse texto vai te mostrar a evolução completa do notebook.

O INÍCIO DE TUDO

Antes de falar dos notebooks, precisamos, inevitavelmente, voltar à origem dos computadores. Muitos consideram o cientista britânico Alan Turing como o pai dos computadores, devido ao seu pioneirismo no campo da ciência da computação e da programação, mas foi o engenheiro mecânico Charles Babbage que inventou o primeiro equipamento considerado um computador mecânico, no século XIX.

evolução do notebook Charles Babbage
Parte da primeira máquina desenvolvida por Charles Babbage

Na década de 1940, surgiram os primeiros computadores de uso geral, que usavam algoritmos simples para perfurar cartões e entregar resultados de cálculos complexos. A fundação da Hewlett-Packard é um marco, com seu Oscilador de Áudio HP200A, equipamento usado pela Disney para produzir efeitos sonoros para o cinema.

evolução do notebook HP200A
HP200A

A Primeira Geração é marcada por computadores movidos a válvulas, tendo o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) como um de seus principais representantes, criado em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, por John Eckert e John Mauchley.

Eniac Electronic Numerical Integrator and Computer
ENIAC de 1946

Dos transistores, nos anos 1950, passando pelos microprocessadores nos anos 1960, chegamos aos microcomputadores, nos anos 1970. A Quinta Geração teve o Kenback 1 e o Xerox Scelbi SH, considerados os primeiros computadores pessoais.

E em 1976, Steve Wozniak apresenta o Cray I, primeiro computador com processamento vetorial de sucesso comercial que foi rebatizado como Apple I, com a fundação da empresa e a entrada do sócio Steve Jobs. A popularização dos computadores pessoais se completa com a entrada de empresas como IBM, Commodore e Compaq no mercado. Em 1984, a Apple lança o Macintosh, primeiro computador com interface gráfica vendido comercialmente.

apple 1 steve jobs
Computador Apple-1 de Steve Jobs

O SURGIMENTO DOS NOTEBOOKS

O Osborne 1, desenvolvido por Adam Osborne em 1981, foi o primeiro computador portátil comercialmente bem-sucedido. Porém, ele não era no formato “concha”, que une tela e teclado por meio de dobradiças.

Osborne 1 Primeiro computador portátil
Osborne 1 – Primeiro computador portátil

Apresentado em 1982, o GRiD Compass é reconhecido internacionalmente como o primeiro notebook do mundo. Primeiro modelo com o formato “concha”, ele era pesado e caro: tinha 5 kg e custava cerca de US$ 8 mil na época, o que impediu sua popularização. Mas foi adotado pela NASA e por forças militares dos EUA.

GRiD Compass Primeiro notebook
GRiD Compass – Primeiro notebook

No mesmo ano, foi lançado o Epson HX-20, que tinha tela de cristal líquido (LCD) monocromática e foi o primeiro modelo a vir com bateria. Em 1983, é apresentado o Gavilan SC, o primeiro computador portátil a vir com touchpad e também o primeiro a ser chamado de laptop.

evolução do notebook Epson HX-20 Gavilan SC

Ainda em 1983, a Kyocera lança o TRS-80 Modelo 100, o primeiro notebook dobrável como um caderno. Ele contava com processador 8-bit Intel 80c85, memória de até 32 KB e display LCD. Lançado em 1986, o IBM PC Convertible foi um dos primeiros laptops da empresa e a usar drives de disquete de 3” ½, que havia se tornado padrão no mercado. Ele era equipado com memória RAM de 256 KB e processador Intel 80c88 em 4,77 MHz.

evolução do notebook IBM Convertible de 1986
IBM Convertible de 1986

O Compaq SLT/286, de 1988, é o primeiro laptop com bateria capaz de suportar uma unidade de disco rígido interna. E pela primeira vez, um notebook vinha com tela colorida VGA, além do processador 286 com 12 MHz de frequência, 20 MB de HD e 640 KB de memória RAM.

evolução do notebook Compaq SLT/286 de 1988
Compaq SLT/286 de 1988

Finalmente, em 1992, a IBM apresenta o Thinkpad, equipamento que muda a história da evolução do notebook. Ele rodava o sistema Windows e funcionava com um processador 486 de 50 MHz e 4 MB de memória RAM. Outro diferencial era o trackpoint, uma espécie de pino localizado no meio do teclado para substituir o mouse.

evolução do notebook thinkpad 1992 IBM
Thinkpad da IBM em 1992

Leia também
Quanto tempo devo deixar o notebook carregando pela primeira vez?
Qual a melhor marca de notebook?

A EVOLUÇÃO DO NOTEBOOK ATUALMENTE

O mercado dos computadores portáteis se diversificou, com a entrada de diversas empresas, como Dell, Asus, Samsung, LG, Sony, Lenovo e Positivo. O consumidor atualmente encontra opções de entrada, para estudar, navegar na internet e consumir entretenimento, aos mais potentes notebooks para empresas, designers, criadores de conteúdo e editores de vídeo.

A Apple, é claro, não ficou de fora, apresentando ao mercado um laptop com processador próprio, o M1, encerrando uma antiga parceria que tinha com a Intel, gigante de tecnologia líder na venda de processadores. Justamente por essa mudança e para competir com os laptops Apple é que a Intel criou os Ultrabooks, finos e leves (espessura de até 25mm) que, embora possuam algumas diferenças em relação aos notebooks convencionais, podem entrar no pacote de evolução do notebook e de como a tecnologia foi se desenvolvendo ao longo dos últimos anos.

A evolução dos notebooks ainda está acontecendo, já que a tecnologia sempre está se renovando e apresentando novidades ao público. Assim, ainda iremos presenciar uma série de mudanças nos próximos anos. Gostou do nosso texto? Para mais curiosidades, tutoriais e dicas, se inscreva em nosso canal no YouTube.