Atualizado em 20 de dezembro de 2022.
Tempo de leitura: 5 minutos

SSD SATA ou NVMe? Se você é usuário de notebook, já pode ter ouvido falar desses dois componentes. Esses elementos estão disponíveis no mercado como opções para o SSD (Solid State Drive ou unidade de de estado sólido) e são os grandes responsáveis pela comunicação entre o componente e o processador. Nesse texto, você vai descobrir a diferença entre SSD SATA e NVME, além de conhecer mais características desses dois itens. Acompanhe!

QUANDO UTILIZAR UM SSD

Um SSD é indicado especialmente para quem deseja realizar um upgrade em relação ao HD que se encontra dentro do notebook. O upgrade é possível pois o SSD é capaz de lavar mais velocidade de processamento a máquina. Em outras palavras, o SSD consegue deixar seu notebook mais rápido. Além disso, o SSD apresenta também uma estrutura peculiar, sem partes móveis, o que acaba sendo considerado uma vantagem pelo, pois, dessa forma, a chance de alguma estrutura física do componente ser danificada é bem menor, contribuindo para a segurança do componente e do notebook como um todo. Por isso, se você está pensando em investir nesse componente para otimizar o desempenho do seu notebook e torna o aparelho mais veloz, essa é uma boa medida.

O QUE SIGNIFICAM AS SIGLAS SATA E NVME

Para obter maior conhecimento a respeito desses componentes, é importante saber inicialmente o que significam as siglas SATA e NVMe. Sata corresponde a “Serial Advanced Technology Attachment” ou anexo de tecnologia avançada serial, em tradução livre para o português. Essa ramificação surgiu nos anos início 2000 para conectar não só SSD, mas também o HDD, e é considerada uma evolução do padrão IDE, tecnologia bastante utilizada principalmente final da década de 1980.

Já a sigla NVMe significa, também em tradução livre, memória não volátil expressa. derivada da expressão em inglês “Non-Volatile Memory Express”. Essa tecnologia surgiu cerca de uma década do lançamento do SATA, e o intuito dos criadores dessa vertente foi justamente promover uma otimização da capacidade do SSD, visando o aproveitamento de todo o seu potencial. Atualmente, os dois modelos estão consolidados e são utilizados no intuito de otimizar o desempenho do computador portátil.

Leia também
Saiba tudo sobre SSD para notebook
Conheça o caddy para SSD

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O SSD SATA E O NVME

Agora que você já sabe o que significa as siglas de cada componente, vamos tratar efetivamente da diferença entre SATA e NVMe. Começamos pelo tipo de barramento usado. Para o SATA, a interface de comunicação é feita através de um cabo (normalmente de cor vermelha) conectado à placa-mãe. Já que os primeiros SSDs lançados eram dispositivos mais lentos, esse barramento era suficiente realizar a transferência de dados entre o processador e a unidade de armazenamento.

Por sua vez, o NVMe usa o barramento PCIe (PCI express), qual é ligado diretamente à placa-mãe, como é feito com a memória RAM, sem intermédio de cabos. Isso “encurta” a distância entre o processador e unidade de armazenamento.

A seguir, vamos conhecer outras diferenças marcantes entre o SSD SATA e o NVME.

VELOCIDADE DE TRANSFERÊNCIA

Essa troca de barramento concedeu aos SSDs a capacidade de expandir a taxa de transferência para leitura e gravação na unidade de armazenamento. No SATA 3, por exemplo, o limite teórico é de 600 MB/s. enquanto isso, o barramento PCIe pode oferecer, na quarta geração, velocidades práticas superiores a 7 GB/s.

FILAS DE COMANDO E OPERAÇÃO POR SEGUNDO

Outras diferenças estão na fila de comando — quantos comandos podem ser executados simultaneamente — e quantas operações de entrada ou saída podem ser realizadas a cada segundo (IOPS, sigla para Input/Output Operations Per Second).

Na teoria, o SDD SATA se limita a 32 comandos por fila. Como comparação, cada fila do driver NVMe suporta até 64 mil comandos. Quanto às operações por segundo, a diferença fica é de 100 mil para o SATA, contra 1 milhão de operações de entrada e saída por segundo no protocolo NVMe.

FORMATO FÍSICO

O SSD SATA e o NVMe são diferentes também em seu formato. O SSD SATA é bastante semelhante fisicamente ao HD convencional, com a diferença de ser menor e mais fino, com 2,5 polegadas de largura e 7 milímetros de espessura, em média.

Já os componentes com a tecnologia NVMe lembram mais um pente de memória RAM, os quais são encaixados em um slot da placa-mãe. Dessa maneira, é fundamental verificar a compatibilidade antes de adquirir o modelo.

Ainda nesse ponto, não há muito o que fazer: será preciso pesquisar. Fabricantes de placa-mãe colocam todas as especificações do hardware (com a lista de componentes suportados) em seus sites. Para esclarecer essa dúvida dúvida, é só procurar pelo modelo na internet e checar se há compatibilidade com o padrão NVMe.

QUAL DOIS DOIS ESCOLHER

Há muitas considerações que podem ser feitas ao decidir entre adquirir um SSD SATA e o modelo NVMe. As pessoas que optam pelo SATA geralmente fazem essa opção buscando uma grande quantidade de armazenamento e um disco rígido de uso geral. Esses elementos irão fornecer uma velocidade bastante satisfatória e suprirão as necessidades de usuários que tem rotinas de trabalho na máquina menos complexas. Ele também é uma opção mais em conta, já que se trata de um componente mais barato em comparação ao NVMe.

No entanto, se você estiver no processo de construção de um notebook de alto nível, é gamer ou trabalha diretamente com criação e design, e não tem restrições financeiras para investir, você pode considerar a aquisição de um NVMe, que irá ser campeão em velocidade e desempenho. Para aqueles que estão construindo um servidor que vai hospedar uma aplicação de armazenamento intensivo, também é uma boa ideia incluir no notebook um componente NVMe.

Porém, atente-se a um detalhe super importante: ao contrário do SSD SATA 3, o SSD NVMe não é compatível com todos os modelos de notebook. Sendo assim, antes de fazer a aquisição, certifique-se de que o seu aparelho o comporta.

ONDE COMPRAR SSD SATA E NVME

Agora que você já está ciente da diferença entre SSD SATA e NVMe, é possível ter maior clareza das características de cada um e definir qual deles faz mais sentido para seu computador portátil. Com a escolha feita, é necessário encontrar um local seguro para efetuar a compra, já que muitos itens vendidos pela internet são de baixa qualidade e acabam estabelecendo um prejuízo para o usuário.

Por isso, é fundamental adquirir o produto junto a empresas confiáveis. É o caso da BB Baterias, especialista em diversos itens para seu computador portátil e que vem atuando há mais de uma década neste mercado. Se você deseja adquirir um SSD SATA ou um NVMe, basta entrar no site da BB Baterias  e conferir todas os nossos modelos disponíveis. Entre os diferenciais que oferecemos estão: a qualidade reconhecida dos modelos, prazos de garantia estendidos e entrega rápida. Em caso dúvida, é só entrar em contato com um de nossos atendentes, que prontamente irão esclarecer seus questionamentos e te ajudar a escolher o modelo ideal para seu notebook.