Como identificar e solucionar uma placa-mãe com defeito? A placa-mãe é um dos principais hardwares presentes em um notebook. É nessa estrutura que estão conectados tudo que faz o aparelho funcionar, como o processador, memória RAM, unidade de armazenamento, além de todos os conectores, saídas e entradas. Por isso, ao apresentar algum tipo de defeito, a funcionalidade do aparelho pode ficar bastante comprometida.
Em alguns casos, a saída será, inevitavelmente, trocar o componente por um modelo novo. No entanto, saiba que antes de apelar para essa solução radical, é preciso certificar que a placa mãe está com defeito.
Nesse texto vamos te mostrar 6 sinais de uma placa mae com defeito e o que fazer ao diagnosticar o problema. Acompanhe!
1) PLACA-MÃE COM DEFEITO NAS PEÇAS
Como saber se o defeito é na placa-mãe? Uma das primeiras formas de identificar problemas envolvendo a placa-mãe é através de uma análise visual do componente.
Para fazer isso, é necessário desligar seu aparelho e abrir a base inferior do notebook, onde fica localizada a placa-mãe. Caso sua placa esteja sofrendo com superaquecimento, por exemplo, será possível notar vazamentos ou capacitores estufados.
Esses sinais são indícios de que a placa-mãe está com a vida útil esgotando ou então que o componente pode estar danificado permanentemente.
2) PLACA-MÃE COM CURTO-CIRCUITO
Um dos problemas mais comuns que podem ocorrer em placas-mãe é o curto-circuito. Com placa-mãe em curto, pode travar aleatoriamente ou nem mesmo ligar o notebook. Em casos mais graves, uma placa em curto pode até mesmo queimar outros componentes e inutilizar o notebook. Por sorte, esse tipo de incidente mais extremo costuma ser mais raro.
Os principais fatores que contribuem para a ocorrência de um curto-circuito são fios desencapados e soltos e o contato físico entre a placa e estruturas metálicas da carcaça. Nessas ocasiões, evite abrir o aparelho para tentar resolver o problema se não tiver o devido conhecimento para isso. Dessa forma, a medida mais segura é encaminhar o computador portátil para uma assistência técnica de confiança, para que os profissionais capacitados sejam capazes de identificar a origem do transtorno.
3) COMO SABER SE A PLACA MÃE QUEIMOU
O cheiro de queimado vindo de dentro do notebook é um dos sintomas mais comuns e indica, naturalmente, que algum componente está superaquecendo ou uma placa mãe queimada.
Isso pode ser resultado de uma placa-mãe que seja incompatível com seu notebook e os outros itens presentes na sua máquina. Como por exemplo, um placa gráfica ou memória RAM que não estão trabalhando bem com sua placa-mãe, causando, assim, problemas na operação de todo o sistema. Geralmente, um componente superaquecido pode ser identificado facilmente. Com a placa-mãe, não será diferente.
Leia também
O que é BIOS?
Memória para notebook: como descobrir o modelo compatível para meu aparelho?
4) INICIALIZAÇÃO JUNTO COM O MENU BIOS NA TELA
Para ter acesso ao Menu do BIOS na inicialização do aparelho, é necessário realizar a configuração da entrada de forma manual. Porém, se o BIOS aparecer na tela sem que essa medida tenha sido feita, é sinal de que o notebook se encontra com problemas, e a placa-mãe pode ser a responsável nesse caso.
A justificativa é que o menu do Bios realiza a coordenação de contratos de hardware para o seu notebook. Com isso, pode haver alguma dificuldade em acessar um dispositivo recentemente instalado, por exemplo. O aparecimento do BIOS na tela de início também pode indicar a falha de algum componente específico que faz parte da própria placa-mãe.
5) PLACA-MÃE E A TELA AZUL NO NOTEBOOK
Você sabia que a famosa tela azul pode ser causada por uma placa-mãe com defeito? Esse erro também costuma ser chamado de erro de parada do Windows. No entanto, esse incidente nem sempre estará ligado à placa-mãe, pois os erros de tela azul também podem apontar para defeitos em drives ou funcionamento inadequado de algum componente específico do hardware. Em todo caso, é uma possibilidade que não pode ser descartada.
6) TRAVAMENTOS E EXECUÇÕES REPENTINAS
Por fim, um outro sinal de placa-mãe com defeito é a interrupção ou execuções repentinas em programas que não estão sendo usados. Para garantir que o problema está mesmo na placa-mãe, tente inicialmente identificar se há algum erro de software. Caso essa possibilidade seja descartada, é possível que o componente seja o responsável por travar e abrir aplicativos de forma repentina.
Agora que você já sabe como identificar defeito na placa mãe e quer receber mais dicas sobre o universo dos notebooks, nos siga na nossa página no Instagram!