Atualizado em 2 de outubro de 2024.
Tempo de leitura: 4 minutos

O computador lento é, definitivamente, uma dos problemas que mais nos irritam, não é mesmo? Afinal, a lentidão dá máquina atrapalha o uso do aparelho, seja para lazer, estudos ou trabalho. Nesse texto, vamos te mostrar o que pode estar deixando seu computador lento e como é possível resolver essa situação.

O QUE PODE ESTAR DEIXANDO O COMPUTADOR LENTO

Confira a seguir o que pode estar deixando seu computador lento e como é possível solucionar o problema em cada um dos casos.

Superaquecimento: O Vilão do Desempenho

O aquecimento do aparelho pode prejudicar o desempenho do aparelho de diversas formas e também pode provocar maior lentidão ao seu aparelho. Em resumo, a alta temperatura prejudica as peças, o que diminui o seu desempenho e prejudica até mesmo as ações mais simples de uma máquina.

Como evitar o superaquecimento:

Para não aquecer seu computador, é interessante usar coolers para fazer a máquina ventilar. A ventilação irá evitar o superaquecimento de uma série de componentes. Além disso, se você tem um notebook, procure não utilizar a máquina em locais inadequados como em cima de almofadas ou cobertores, já que essa prática leva ao aumento da temperatura do aparelho.

computador lento

Memória RAM Insuficiente: Afeta a Multitarefa

A memória RAM funciona como uma memória de curto prazo para guardar informações de modo provisório. Se estiver utilizando muitos programas ao mesmo tempo, vai consumir mais memória tornando seu computador lento.

Solução:

Nesse caso, o recomendado é adicionar mais memória RAM em seu computador. Essa ação permite que mais aplicativos sejam executados ao mesmo tempo e a lentidão de sua máquina diminua consideravelmente. Contra a lentidão de um PC ou notebook, a memória RAM pode ser uma das principais aliadas.

Leia também
SSD para notebook: tudo que você precisa saber
8 formas de deixar o laptop mais rápido

Vírus: Um Inimigo Invisível que Causa Lentidão

Além de danificar seu aparelho, os vírus também podem agir mais discretamente, deixando-o lento, e você pode não perceber que ele está contaminado. Além disso, os vírus representam uma série de outras ameaças, inclusive no que diz respeito a sua segurança, já que muitas ameaças podem extrair seus dados sigilosos, como senhas e números de cartões de crédito, por exemplo.

Como se proteger:

Instalar um antivírus em seu aparelho. As melhores ferramentas para remoção dos mais variados tipos de malware estão incorporadas nesses programas, que atuam na proteção permanente do seu computador contra as diversas ameaças espalhadas pela internet.

Multitarefa Excessiva: Abas e Programas em Excesso

Se você tem o hábito de abrir muitos programas e muitas abas ao mesmo tempo, isso pode ser a explicação do seu computador estar lento. Como já dissemos acima, muitas funções abertas ao mesmo tempo utilizarão muita memória RAM, causando lentidão no aparelho e fazendo com que ele tenha um trabalho maior do que o necessário.

Dicas para otimizar:

Feche sempre os programas e guias que não estiver utilizando, acesse o Gerenciador de Tarefas, e veja o que está aberto desnecessariamente. Para acessar o Gerenciador de Tarefas nos Windows 10 e 11, você deve:

Passo 1: Acionar a combinação de teclas  CTRL + Shift + ESC. Esse atalho te levará até o Gerenciador de Tarefas. Se preferir, existe uma outra opção: clique na barra de tarefas do sistema, na base da tela e depois selecione “Gerenciador de Tarefas”. 

Passo 2: O Gerenciador de Tarefas conta com um recurso que informa com uso de cores os aplicativos que estão sendo mais utilizados. Clique nos cabeçalhos “CPU”, “Memória” e “Disco” para classificar a lista pelos aplicativos que possuem essa sobrecarga. Se algum aplicativo estiver usando muitos recursos, tente fechá-los normalmente. Se não conseguir, selecione o programa e e clique em “Finalizar tarefa” para forçar o seu fechamento.

Armazenamento Cheio: Arquivos em Excesso Deixam o PC Lento

Manter muitos arquivos no seu notebook também pode deixá-lo lento. Faça uma limpeza ou revisão se realmente necessita de todos os arquivos que estão salvos. Outra opção é fazer o uso de um HD externo, pendrives, cartões de memória, e guardar seu arquivos fora do seu aparelho.

Guardar seus arquivos em uma nuvem também pode ser a solução para melhorar o desempenho do seu computador. Conheça melhor algumas nuvens de armazenamento aqui.

Como liberar espaço:

Nesse caso, o melhor a se fazer é desinstalar os programas que não estão sendo utilizados. No Windows 10 e 11, você pode fazer isso da seguinte forma:

Passo 1: Abra o menu iniciar do Windows e digite “Adicionar ou remover programas” até encontrar essa opção com o ícone de engrenagem;

Passo 2: Na lista de apps e recursos exibida, encontre o programa que deseja desinstalar. Clique até aparecer o botão “Desinstalar” e novamente em “Desinstalar” para confirmar a ação.

Atualização de Hardware: Um Upgrade que Faz Toda a Diferença

Se após seguir as dicas anteriores o seu computador ainda estiver lento, pode ser a hora de fazer um upgrade de hardware, como trocar o HD por um SSD ou aumentar a memória RAM.

Benefícios do upgrade:

  • O SSD melhora significativamente a velocidade de leitura e gravação de dados.
  • Mais memória RAM permite que o sistema execute mais tarefas simultaneamente.

Na BB Baterias, você encontra componentes de qualidade como SSDs e memórias para dar o upgrade necessário no seu computador. Confira nossas ofertas!