Atualizado em 13 de junho de 2024.
Tempo de leitura: 5 minutos

O superaquecimento do notebook é uma grande preocupação e a maior ameaça ao aparelho. Por conta disso, além das estratégias tradicionais para manter a máquina em temperatura normal, existe também a possibilidade de contar com a ajuda de softwares especializados nessa tarefa. Neste texto, vamos mostrar como resfriar o notebook com programas. Acompanhe!

COMO FUNCIONAM OS PROGRAMAS PARA REFRIGERAÇÃO DO NOTEBOOK

O Softcooling, nome dado a estes tipos de softwares, consiste em um programa de resfriamento para os componentes do computador, atuando diretamente em seu ajuste de configurações. Assim, na prática, ele é capaz de reduzir o aquecimento do sistema, diminuindo a energia usada pela CPU, pela placa gráfica e pela placa mãe, especialmente quando o notebook está ocioso ou sob uso leve.

Para isso, é utilizada uma combinação de três métodos, a fim de gerar uma refrigeração suave. São eles:

  • Undervolting, que configura a tensão do núcleo do processador abaixo do valor padrão especificado pelo fabricante;
  • Underclocking, que configura a velocidade do processador abaixo da especificada pelo fabricante;
  • E a gestão de energia, que desliga os componentes inativos ou os coloca em modo de espera.

Dessa forma, apenas com um programa para refrigerar o notebook, é possível que um usuário doméstico melhore o funcionamento do seu hardware, prolongue a vida útil da bateria e ainda reduza os custos de energia do equipamento.

Leia também
Notebook com bateria estufada: como resolver?
Fonte do notebook esquentando: como resolver?

OS PRINCIPAIS PROGRAMAS PARA RESFRIAR O NOTEBOOK

Entre os softwares que atuam nessa área, podemos destacar três principais: o SpeedFan, o i-Cool e o KAR Energy Software. Conheça as características deles a seguir.

SPEEDFAN

como resfriar notebook com programas speedfan
Programa Speedfan

O SpeedFan é uma ferramenta gráfica fácil de usar para refrigeração de laptop e monitoramento de hardware. Ele elabora um relatório detalhado sobre a temperatura do sistema, servindo de alerta para episódios futuros de superaquecimento. O SpeedFan também ajusta automaticamente a velocidade dos ventiladores da CPU, conferindo a temperatura da placa mãe e de outros hardwares do sistema, ajudando assim tremendamente a manter o computador portátil fresco.

ICOOL

como resfriar notebook com programas i-cool
Programa i-Cool

O i-Cool é outro ótimo programa para refrigerar notebook, também atuando na redução da temperatura da máquina enquanto mitiga o ruído dos ventiladores ao mesmo tempo. Para ser capaz de executar isso, este software conta com uma interface de usuário bastante intuitiva, que apresenta botões úteis que permitem alterar o comportamento operacional do programa e alcançar todos os resultados desejados pelo consumidor.

Além disso, o indivíduo ainda irá encontrar uma série de indicadores que o notificam constantemente sobre o uso da CPU e o nível de ruído, permitindo ter acesso a todas as informações relevantes para saber como está a saúde do seu aparelho. Além disso, você ainda pode modificar o desempenho da CPU em dois modos: automático e manual. No primeiro, naturalmente, o próprio software irá se encarregar dos detalhes, monitorando automaticamente a carga da CPU sem a necessidade de intervenção do usuário.

KAR ENERGY SOFTWARE

como resfriar notebook com programas kar energy
KAR Energy Software

Outro programa que consegue resfriar o notebook, o KAR Energy atua basicamente manipulando a velocidade da CPU para conservar energia e reduzir o superaquecimento, tornando a temperatura do componente dentro do normal esperado. Além disso, ele também é responsável por resfriar todos os demais componentes eletrônicos não solicitados, resolvendo problemas e analisando todas as atividades do computador portátil, tornando-se uma ferramenta completa contra o superaquecimento.

OUTRAS FORMAS DE RESFRIAR O NOTEBOOK

Existem outras formas de resfriar o notebook:

  • Base com cooler: Uma base com cooler é um acessório externo projetado para ajudar a dissipar o calor do computador portátil ou desktop. Geralmente, é uma plataforma plana com um ou mais ventiladores embutidos. Esses ventiladores ajudam a melhorar o fluxo de ar ao redor do dispositivo, evitando o acúmulo de calor. Além disso, algumas bases com cooler vêm com ajustes de altura e ângulo para melhor ergonomia e resfriamento mais eficaz.
como resfriar notebook com programas cooler
Cooler Acer Aspire E5-573
  • Adesivo térmico: O adesivo térmico é usado para melhorar a transferência de calor entre os componentes internos do computador e seus dissipadores de calor, como o processador e a placa de vídeo, e os coolers ou dissipadores de calor. É aplicado entre esses componentes para preencher pequenos espaços e garantir uma conexão térmica eficiente, ajudando a dissipar o calor de maneira mais eficaz e reduzir a temperatura interna do computador.
  • Limpeza do ventilador: A limpeza regular do ventilador é essencial para manter o bom funcionamento do sistema de resfriamento do computador. Com o tempo, o ventilador pode acumular poeira e sujeira, o que reduz sua eficiência na remoção do calor. Isso pode levar ao superaquecimento dos componentes internos. Limpar o ventilador regularmente, removendo cuidadosamente a poeira e a sujeira acumuladas, ajuda a garantir um fluxo de ar adequado e um resfriamento eficiente do computador.

Aprendeu como resfriar o notebook com programas? Agora, te convidamos a se inscrever em nosso canal no YouTube. Lá, você fica por dentro de novidades, tutoriais e dicas para otimizar o desempenho do seu notebook.