A placa-mãe se trata de uma peça do hardware e é fundamental para o pleno funcionamento do notebook, sendo a responsável pela conexão entre diversos componentes, permitindo que eles exerçam suas respectivas funções no computador portátil. Dessa maneira, o item precisa estar em boas condições e, assim, sua limpeza e conservação são fundamentais. Nesse texto, vamos te mostrar como limpar a placa-mãe do notebook corretamente. Acompanhe!
ABRINDO O NOTEBOOK DA FORMA ADEQUADA
Em primeiro lugar é preciso, naturalmente, abrir o notebook para que depois se tenha acesso a placa-mãe. Para fazer isso sem oferecer nenhum tipo de risco ao aparelho, comece desligando o seu computador. Isso é muito importante para a sua segurança e também para a segurança da máquina.
Com o laptop desligado, retire todos os parafusos da parte traseira do gabinete usando utilizando uma chave Phillips. Ao retirar os parafusos, mantenha todos em locais separados, para não correr o risco de perder nenhum deles. Feito isso, basta retirar as tampas laterais que protegem o compartimento que dá acesso a placa-mãe.
O mais recomendado a partir de agora é fazer uso de uma luva anti-estática. Assim, você não corre o risco de danificar algum circuito com a eletricidade presente em sua mãos.
No entanto, se não tiver como usar a luva, também é possível tirar a eletricidade das suas mãos a partir de uma medida muito simples, com a ajuda de um objeto de metal. Para isso, você pode usar a própria carcaça externa do computador. Basta tocar nela por um minuto para, então, descarregar a energia.
DESCONECTANDO OS COMPONENTES LIGADOS A PLACA-MÃE
O próximo passo é desconectar tudo que está ligado à placa-mãe. Uma dica importante que pode ser útil antes de começar o processo de desmonte é tirar uma foto da placa-mãe. Assim, você vai ter uma base para recolocar tudo no lugar assim que a limpeza no item terminar.
O primeiro componente a ser retirado é o cooler do processador. Com o auxílio de uma chave de fenda, solte as travas que estão prendendo o cooler a placa-mãe. Na sequência, retire as travas e desconecte o cabo de energia que o conecta à placa-mãe. Depois disso, é preciso tirar os fios que estão contectados.
Agora, é hora de desconectar a fonte de alimentação. Tome muito cuidado nesse momento, já que estamos tratando de uma peça pesada, que pode danificar a placa-mãe caso entre em contato brusco com ela ou se for solta de qualquer jeito.
Para evitar qualquer acidente, segure o componente com firmeza na hora de soltar os parafusos que prendem ela ao gabinete. Por fim, retire a placa de vídeo. Para fazer isso, tire os parafusos que prendem a placa-mãe. Depois, é só puxar delicadamente para desconectar o componente.
Leia também
Placa-mãe com problema, o que fazer?
6 sinais de uma placa-mãe com defeito
A LIMPEZA DA PLACA-MÃE
Finalmente, chegou a hora de efetivamente iniciar o processo de limpeza da placa-mãe. Primeiro é preciso dizer que há várias formas de limpar a placa-mãe, a depender do estado do componente.
Uma limpeza mais simples pode ser realizada com um pincel apenas, por exemplo. Já um processo mais completo poderá contar com o auxílio de produtos específicos, como álcool isopropílico e limpa contatos. Conheça as principais maneiras nos tópicos a seguir.
UTILIZANDO UM PINCEL
É possível utilizar um pincel para limpar a placa-mãe. No entanto, é preciso que ele possua cerdas longas e macias. Dessa maneira, você não agride a estrutura da placa-mãe. É muito importante também que ele esteja totalmente seco para que o processo seja seguro.
Comece a fazer movimentos leves e delicados. Passe o pincel por toda a estrutura da placa-mãe com cuidado e sem pressa para terminar o procedimento.
LIMPANDO A PLACA-MÃE COM ÁCIDO ISOPROPÍLICO
Algumas pessoas tem dúvida se o álcool pode ser um aliado na hora da limpeza da placa-mãe. Sim, o álcool pode ser usado nesse caso, mas somente um tipo específico, que chamamos de álcool isopropílico. Ele não tem água em sua composição, evaporando também com mais facilidade, tornando-se o elemento ideal para a limpeza da placa-mãe e de outros componentes do notebook.
Assim, ao ter o álcool isopropílico em mãos, basta espalhar o produto pela placa. Se atente para usar uma quantidade que seja suficiente, sem exageros. Por fim, basta usar o mesmo pincel usado anteriormente para espalhar o álcool por toda a placa-mãe. Certifique que o pincel esteja livre da poeira e esperar que o álcool seque completamente para completar o processo.
LIMPANDO COM SECADOR DE CABELO
Outra alternativa é a utilização de um secador de cabelo. No entanto, é fundamental lembrar de jamais usar a função de ar quente do aparelho, já que os circuitos presentes na placa-mãe são extremamente sensíveis e podem comprometer gravemente seu funcionamento. Ao selecionar a função de vento frio, basta passar o secador por toda a extensão da placa, tomando cuidado para manter uma distância adequada e segura do componente.
UTILIZANDO LIMPA CONTATO
A última alternativa é utilizar um produto chamado limpa contato, que se trata de um material específico para limpeza de circuitos. Com ele, você consegue eliminar poeira, graxa e umidade de forma rápida e fácil. Como esse item geralmente é em spray, é preciso apenas dar um jato do produto em toda sua placa-mãe. Concluída essa etapa, espere cerca de 30 minutos para que a placa-mãe seque totalmente, Para finalizar, basta ligar todos os cabos, reconectar os componentes e fechar o compartimento.
Aprendeu como limpar a placa-mãe? Quer saber mais sobre o universo dos notebooks? Então, se inscreva no nosso canal no YouTube! Lá, você vai encontrar uma série de vídeos com dicas, informações e curiosidades sobre os componentes dos computadores portáteis, como vídeo abaixo, que fala sobe como escolher a memória RAM ideal para seu aparelho.