Atualizado em 15 de abril de 2024.
Tempo de leitura: 3 minutos

O notebook gamer precisa ter algumas características especificas para poder rodar os jogos de forma plena e oferecer a quem joga a melhor experiência possível. Por isso, alguns requisitos são fundamentais para que a máquina funcione bem. Nesse texto, aprenda a como escolher um notebook gamer.

CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA O NOTEBOOK GAMER

A primeira coisa que você precisa saber ao pensar em adquirir um notebook gamer é que seu preço irá ser mais elevado que os notebooks funcionais e que consideramos padrão. Isso se explica pelas características necessárias para que esse tipo de equipamento possa entregar um desmepenho de qualidade na execução dos jogos.

Entre os principais componentes que um notebook gamer precisa ter, podemos seguir alguns componentes e características fundamentais, como: processador, placa de vídeo, memória RAM, tela com boa resolução, armazenamento e uma arquitetura de construção e resfriamento. Vamos conhecer mais detalhes de cada um desses itens a seguir?

PROCESSADOR

Basicamente, o processador irá determinar o desempenho do notebook de forma geral. Simplificando: todos os comandos de um computador passam necessariamente pelo processador e, por isso, ele é fundamental para um notebook gamer A dica é ter um processador no mínimo quad-core (tipo de processador multinúcleo com dois ou mais núcleos de processamento no interior de um único chip) com mais de 3 GHz.

PLACA DE VÍDEO

A placa de vídeo é um dos itens do PC que devem ter um investimento maior, adquirindo das marcas AMD ou Nvidia, por exemplo. É muito importante fazer uma boa escolha, pois ela é responsável pela qualidade de imagem mostrada. Para ter um desempenho bom, tenha cartões de 4GB, no mínimo, sendo que as melhores já têm mais de 8GB.

MEMÓRIA RAM

Para o seu PC Gamer, escolha uma memória RAM de pelo menos 8GB. Dependendo do game, o uso da CPU é muito exigido, e é necessária uma memória de qualidade para atingir altas velocidades. Se for uma plataforma de jogos mais exigente, é recomendado usar uma peça de 16GB, mas apenas se necessário. Ter mais memória não deixa o jogo mais rápido, na verdade.

TELA COM BOA RESOLUÇÃO

Sob o mesmo ponto de vista, focando na qualidade visual, afinal de contas não faz sentido ter um dispositivo com especificações poderosas, mas o display do notebook não ser capaz de exibir imagens de qualidade.

Aqui nossa dica é, escolha pelo menos um notebook gamer Full HD, pois só assim você aproveita as características visuais que os jogos mais modernos têm a oferecer. Há muitos modelos Full HD que são suficientes, mesmo para computadores que rodem jogos mais recentes.

Leia também
O que é o overclook no notebook?
Como melhorar o desempenho do notebook

COMO MELHORAR SEU PRÓPRIO NOTEBOOK PARA GAMES

Se você descobriu como escolher um notebook gamer mas acha que na verdade pode transformar seu próprio aparelho que reúne condições mínimas em um laptop gamer, é possível fazer alguns incrementos que irão proporcionar ao computador portátil mais rapidez e performance.

Como, por exemplo, o acréscimo de mais memória e a colocação do SSD, componente que é capaz de conferir mais velocidade de resposta ao notebook, o que irá ajudar bastante nos jogos. Uma bateria de boa capacidade também pode ser uma ótima aliada, já que uma alta capacidade de autonomia auxilia o gamer, pois a duração das partidas muitas vezes pode ser bastante longa.

Agora que você já sabe como escolher um notebook gamer, que tal começar a seguir nosso perfil no Instagram? Lá temos uma série de conteúdos com dicas, tutorias e muito mais.