Os Chromebooks ganharam força no mercado de notebooks nos últimos anos por serem laptops acessíveis, portáteis e bastante fáceis de usar. Se você não sabe do que essa tecnologia (que não é exatamente tão nova assim) se trata, esse texto vai te trazer tudo que você precisa saber a respeito desses aparelho. Confira!
OS CHROMEBOOKS
Os Chromebooks surgiram no início da década de 2010, em uma iniciativa da Google, com a ideia de apresentar uma alternativa diferente para usuários que desejassem executar tarefas de modo rápido e fácil. Com o passar do tempo, esses aparelhos foram conquistando credibilidade no mercado e ganharam admiradores em varias areas.
Entre elas, na educação, onde esses dispositivos são muitas vezes utilizados como ferramentas adicionais ao aprendizado. Mas, afinal, o que são os Chromebooks e como eles se diferenciam dos notebooks tradicionais? E quais são suas características principais? Conheça tudo isso a seguir.
Leia também
Melhores marcas de SSD para notebook
O que é Alexa?
AS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DE UM CHROMEBOOK
Em primeiro lugar, é preciso dizer que os chromebooks apresentam um sistema operacional diferente dos laptops tradicionais, como os aparelhos que possuem MacOs ou sistema Windows. O Chrome OS tem configurações mais básicas, mas oferece eficiência para as tarefas do dia a dia.
Você pode utilizar a máquina para a execução de para diversas tarefas, desde realizar buscas na internet e usar as redes sociais a assistir filmes e séries. Muto parecido, nesse sentido, com os notebooks convencionais. No entanto, diferente dos laptops em que há a necessidade de instalar programas e trabalho é restrito ao Chrome, navegador padrão do Google. Ou, então a apps baixados da Play Store.
Além disso, o ChromeOS é um sistema operacional que tem uma dependência muito grande do que fica armazenado na nuvem e isso irá influenciar na experiência de uso: embora o laptop funcione normalmente sem conexão com a rede, é possível que uma série de funções não possam ser acessadas sem uma conexão de Internet. Uma boa dica nesse sentido é prestar atenção no nível de suporte que os apps que você usa ou pretende usar oferecem sem Internet.
Podemos dizer, então, que o Chromebook pode ser parecido com o seu aparelho celular: sem Internet, ele funciona, mas permite que você veja os e-mails no app do Gmail, abra fotos e vídeos, edite um documento ou imagens, mas irá limitar outras tarefas.
Quanto a bateria, um dos principais pontos positivos desse tipo de aparelho é possuir uma autonomia excelente. Alguns Chromebooks podem tranquilamente atingir 9 ou até mesmo 10 horas longe das tomadas. O preço da máquina também é menor do que a maioria dos notebooks, o que serve como atrativo para muitas pessoas.
AS DIFERENÇAS ENTRE OS CHROMEBOOKS E OS NOTEBOOKS
Basicamente, um Chromebook não pode rodar aplicativos tradicionais de desktop, além dos nativos ou do Android (alguns modelos apenas). É possível fazê-lo reconhecer programas do Linux, o kernel em que o Chrome OS é baseado, mas o processo não é lá muito simples.
Os Chromebooks tendem a ser menores, mais simples, mais leves e menos potentes do que um notebook, com processadores Intel Celeron na maioria das vezes, além de ter unidades de armazenamento em Flash e memória RAM não expansíveis, e em pouca quantidade.
A tela pode touchscreen pode ser encontrada nas duas máquinas, a depender do modelo, e o dispositivo pode ou não ser um 2 em 1, que permite o uso como laptop ou tablet, ou modos intermediários, como tenda ou apresentação. Chromebooks, assim como notebooks, suportam periféricos como drives externos, mouses e teclados graças às portas USB. Conseguem também conexão a uma TV ou monitor pela saída HDMI e, como a maioria dos notebooks da atualidade, não contam desde o início com entradas de disco para CDs, DVDs ou Blu-rays.
Em resumo, o Chromebook pode ser o mais indicado para você que deseja navegar na Internet, explorar as redes sociais, streaming e vídeos, redigir e-mails e ter acesso a suítes de produtividade para estudo ou trabalho. Se você precisa de uma máquina mais potente para tarefas mais complexa, a melhor escolha será um notebook.
Agora que você já sabe tudo sobre os Chromebooks, que tal se inscrever em nosso canal no YouTube, que conta com vídeos como o que você encontra abaixo e uma série de conteúdos com dicas, tutorias e muito mais.