Atualizado em 4 de junho de 2024.
Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine que em um dia você vai ligar seu notebook e linhas horizontais pretas aparecem em sua tela. É claro que essa anomalia irá fazer com que você se questione como elas apareceram ali e como é possível fazer para retirá-las. Se um risco preto apareceu na tela do seu notebook, esse texto irá te ajudar a resolver esse inconveniente.

Por que o risco preto na tela do notebook pode ocorrer?

Uma tela de notebook com risco preto ter origem em diversos locais, desde drivers de placa (responsáveis pela parte gráfica do equipamento) desatualizados, passando por conexões incorretas de cabos de vídeo e chegando em algum problema que atinge o cabo flat da máquina.

Porém, para ter um diagnóstico mais preciso da origem do problema, o mais indicado é acessar as configurações da máquina no BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída), o que pode determinar se o problema está relacionado ao hardware (parte física, como monitor e mouse, por exemplo) ou ao software (programas e aplicativos) de seu computador portátil.

O problema está no hardware ou no software

Para conferir se o problema se localiza no hardware ou no software

Verificando possíveis problemas no software

Antes de mais nada, visite o site do fabricante do notebook. Lá você pode atualizar seus drivers, o que sempre garante As linhas sumiram? Então, o problema era realmente no software, o que significa que havia algum tipo de defeito ou bug entre os drivers e o sistema operacional.

Verificando possíveis problemas no hardware

Esse é um ponto em que o BIOS pode fazer toda a diferença para identificar o que está havendo com o seu notebook. Os drivers de vídeo são utilizados para que o sistema operacional funcione da melhor maneira possível com o hardware. No entanto, o “Sistema Básico de Entrada e Saída” não faz parte de tal sistema operacional.

O que isso significa, afinal? Que os erros relacionados ao driver não afetarão o BIOS, logo, basta inicializá-lo. Se as linhas horizontais permanecerem na tela, é sinal de que o responsável pelo erro é, finalmente, o hardware. O mais indicado a se fazer, nesses casos, é procurar um especialista no assunto para lhe auxiliar, caso você sinta que não possui aptidão para resolver a questão por conta (seguindo tutoriais e vídeos).

Leia também
Problemas na tela do notebook: como resolver?

Como eliminar o risco preto na tela do notebook?

Um risco preto na tela do notebook pode ser reparado de diversas maneiras. Para isso, existem métodos simples e rápidos, que podem ser aplicados assim que o usuário tiver certeza do que está acontecendo. Conheça alguns deles abaixo.

1. Reconecte o cabo de vídeo

O surgimento de linhas horizontais na tela do seu notebook pode estar relacionado à conexão incorreta de um cabo de vídeo. Para resolver o problema, tente reconectá-lo à tela.

2. Substitua o cabo flat

O cabo flat, ou cabo de fita, pode apresentar algum tipo de defeito e ocasionar o surgimento de linhas na tela do notebook. Nesse caso, você pode substituir o item por um novo com o mesmo tipo de conexão e verificar se o problema desaparece.

3. Atualize o driver da placa gráfica

Se o resultado da sua análise inicial aponta que o problema das linhas horizontais está relacionado ao software, é provável que o culpado seja o driver da placa gráfica, que se encontra desatualizado. A atualização pode ser feita no “Gerenciador de dispositivos” de forma manual:Pressione a tecla “Windows” “x”;

  1. Clique em “Gerenciador de dispositivos”;

2. Em seguida, clique em “Adaptador de vídeo”;

3. Clique então com o botão direito do mouse sobre o driver de vídeo e selecione “Atualizar driver”;

4. Por último, reinicie o notebook e verifique se o problema continua.

4. Ajuste as configurações de resolução de tela

Por mais simples que pareça, configurações de resolução de tela incorretas podem ocasionar linhas pretas no seu notebook. Para eliminá-las de vez, caso esse seja o problema, basta ajustar tais configurações da seguinte maneira:

  1. Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio;

2. Quando uma janela surgir, selecione a opção “Configurações de vídeo”;

3. Com as opções de configuração na sua frente, role até o subtítulo “Ajustar escala e layout”;

4. Uma infinidade de resoluções estará disponível para o usuário. No item “Resolução”, defina a configuração como “Recomendado” e clique em “Ok”;

5. Reinicie o equipamento e note se as linhas horizontais permanecem na tela.

5. Execute DISM

Nesse caso, é necessário que o usuário execute a verificação DISM (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação) para encontrar e restaurar possíveis arquivos corrompidos do sistema. O processo deve ser feito da forma mencionada abaixo:Procure o “prompt de comando” (programa que emula o campo de entrada em uma tela de interface de usuário, baseada em texto com a interface gráfica). Para encontrá-lo, pressione as teclas “Windows” “x” e selecione “Pesquisa”;

Já no “prompt de comando”, copie e cole os comandos a seguir: DISM.exe / Online / Cleanup-image / Scanhealth e DISM.exe / Online / Cleanup-image / Restorehealth;

Após cada um desses comandos, pressione “Enter”;

Por fim, feche o “prompt de comando” e reinicie seu notebook para verificar se as linhas horizontais sumiram da tela.

Por mais assustadora que possa parecer, essa situação pode ser contornada com certa facilidade, desde que a identificação do problema seja feita de forma rápida e certeira. No entanto, lembre-se: em caso de dificuldades, procure sempre um técnico para fazer o trabalho por você.

Gostou das nossas dicas? Aprendeu como eliminar um risco preto que surgiu em sua tela? Então, se inscreva em nosso canal no  YouTube. Lá, você fica por dentro de novidades, tutoriais e dicas para otimizar o desempenho do seu notebook.