O SSD é um tipo de armazenamento mais atual em relação aos HDs tradicionais. Por utilizar uma tecnologia semelhante à de unidades flash, os SSDs são mais rápidos, levando a uma inicialização mais ágil do sistema operacional, bem como a um aumento na fluidez no dia a dia. No Brasil, é possível encontrar opções de diversas marcas e capacidades, e, por isso, esse componente se tornou tão popular. Este texto destina-se a apresentar perguntas e respostas sobre o SSD. Confira!
O SSD É MAIS RÁPIDO QUE O HD?
Sim, é fato que os SSDs são dispositivos mais velozes que os tradicionais HDs. Enquanto um HD padrão possui velocidade que alcança entre 50 e 120 MB/s para leitura e escrita, um SSD de entrada parte dos 200 MB/s, sendo bastante comum modelos SATA que oferecem entre 500 e 550 MB/s de leitura. Estamos falando de quase cinco vezes mais velocidade.
A cereja do bolo fica por conta dos modelos com interface PCIe e NVMe, que são ainda mais rápidos, oferecendo componentes de ponta até 3000 MB/s, ou seja, 60 vezes mais veloz que um HD convencional. A velocidade, inclusive, é o grande destaque de um SSD.
O SSD É DIFÍCIL DE ENCONTRAR NO MERCADO BRASILEIRO?
A popularização da tecnologia dos SSDs transformou o cenário, tornando fácil encontrar uma variedade de opções de marcas, capacidades e modelos no Brasil. Adicionalmente, muitas marcas de notebooks agora incorporam SSDs em suas máquinas, elevando o status desses discos no mercado, dada a notável melhoria de desempenho que proporcionam. A única ressalva é que modelos com capacidades muito grandes ainda não são tão acessíveis ao público brasileiro.
Leia também
Como instalar SSD no notebook
Diferenças entre SSD Sata e NVME
QUALQUER NOTEBOOK PODE ACEITAR UM SSD?
Depende do modelo. SSDs do tipo SATA, que utilizam as conexões idênticas aos de HDs SATA, podem ser instalados em qualquer notebook com entrada padrão. Basicamente, em todos eles, já que SSDs SATA possuem formato de 2,5 mm, ou seja, mesmo tamanho dos HDs de notebooks. No entanto, os SSDs NVMe, requerem suporte da placa-mãe, e são mais garantidos em máquinas mais novas. Mais uma vez é necessário atentar ao manual da placa-mãe ou do PC para saber se é possível instalar um produto do tipo no seu computador.
O QUE SÃO AS TERMINAÇÕES NVMe, PCIe e M.2?
Essas siglas podem causar certa confusão, mas são referentes aos protocolos de cada SSD. NVMe é um protocolo de comunicação que utiliza uma tecnologia mais moderna, obtendo uma velocidade ainda maior do que outros modelos de SSD.
Já o PCIe se refere ao caminho pelo qual o SSD se comunica com a placa mãe, e sim, é o mesmo PCIe das placas de vídeo, o que dá uma dimensão da alta velocidade da interface. Ou seja, podemos definir como uma sigla correspondente a uma interface de comunicação.
As siglas M.2 e SATA, por sua vez, são referência ao tipo de conexão do componente ao PC. As portas SATA, por exemplo, são praticamente onipresentes em desktops e notebooks, mas têm um limite que pode impactar a performance dos discos. Já a conexão M.2 pode receber produtos do tipo SATA e NVMe, sendo importante observar o manual da placa mãe para verificar o suporte e adquirir o SSD correto.
ONDE COMPRAR SSD PARA O SEU NOTEBOOK
Agora que você já conhece as principais perguntas e respostas sobre o SSD, saiba que o caminho mais seguro e indicado se você deseja adicionar esse componente em seu notebook é optar por empresas especializadas no comércio de itens para computador, desde baterias, fontes, telas, teclados até, é claro, os SSDs. Nossos SSDs tem garantia de 5 anos, pois temos certeza da qualidade de nossos modelos. Além disso, nossa linha de produtos é ampla e estamos há mais de 10 anos em atuação, sempre priorizando o melhor atendimento para com nossos clientes.