Atualizado em 6 de agosto de 2024.
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você é programador ou está interessado na área de desenvolvimento de software, é preciso saber que um aparelho adequado para esse tipo de tarefa precisa ter alguns requisitos específicos. Assim, esse texto vai te trazer alguns dos melhores notebooks para programar. Confira!

O QUE UM NOTEBOOK PARA PROGRAMAÇÃO PRECISA

Mas, afinal, o que um notebook para programação precisa? Em primeiro lugar, um processador potente é fundamental. Para essas máquinas, um processador adequado começa com um i5. Um outro item que combina com o processador e precisa ser considerado é a memória RAM. Para isso, o mínimo indicado é 8GB.

Além desses dois componentes, fique de olho em peças como a tela, para uma boa representação visual do que está sendo trabalhado, assim como uma boa bateria, para que a autonomia longe das tomadas seja uma aliada na hora de desenvolver os projetos. Sem mais delongas, vamos te apresentar uma lista de cinco modelos de notebooks para programar. Modelos que reúnem características suficientes para oferecer um bom desempenho quando o assunto é programação.

SAMSUNG BOOK 4 ULTRA

O Book4 Ultra, lançamento recente da Samsung no Brasil, conta com a tela AMOLED de 120 Hz, processadores Core Ultra de última geração da Intel, opções com placas RTX, além um design sóbrio com perfil ultrafino. Em relação a seus chips, a Intel oferece novas capacidades de IA em suas máquinas. Já seus processadores contam com no mínimo 16 núcleos disponíveis, considerando o Ultra 7, algo que promete ser mais do que suficiente para desenvolvimento local em ambientes particularmente pesados.

notebooks para programar Samsung Book 4 Ultra
Samsung Book 4 Ultra

DELL ALIENWARE M16

O modelo da Dell Alienware M16 é um pouco mais chamativo do que os outros notebooks da lista. Por isso, caso você queira optar por uma estética mais sóbria durante sua rotina de trabalho, o indicado é buscar por outras alternativas. No entanto, quando falamos apenas da ficha técnica do modelo, temos uma ótima e potente máquina com processador Intel Core i9 13900HX, 16 ou 32 GB de RAM, 1 TB de SSD e placa de vídeo RTX 4060 ou 4070.

Dell Alienware M16
Dell Alienware M16

Leia também
Tudo sobre memória para notebook
Diferenças entre HD e SSD

DELL XPS 16

Outro modelo da Dell, o XPS 16 pode ser considerado um rival direto das máquinas mais potentes da Apple, rodando sistema Windows e possuindo processador Intel. Com Core Ultra indicados para workstations, a máquina tem capacidade de sobra de encarar as stacks mais pesadas, como Android Studio, emulação de celulares e desenvolvimento de games e outros aplicativos. Um outro grande destaque é que esse laptop te permite trocar o SSD que vem de fábrica por uma unidade maior ou até de mais performance. Nos notebooks da Apple, o armazenamento é soldado e insubstituível, por exemplo.

Contudo, esse notebook não é indicado para as pessoas que precisam desenvolver programas para os sistemas da Apple. Se esse é o seu caso, é bom ficar de olho nas duas opções que vem a seguir.

notebooks para programar Dell XPS 16
Dell XPS 16

MACBOOK PRO

O MacBook Pro é uma ferramenta de trabalho poderosa e bastante popular entre programadores que criam apps para smartphones. Quem desenvolve para iOS necessita de dispositivos com macOS para testes, além também de poder empacotar o software de acordo com diretrizes da Apple e ser capaz de publicá-lo na loja da empresa.

Os processadores M3 da maçã garantem alta performance e são um recurso importante para rodar ambientes e ferramentas mais pesadas, como o Android Studio e o emulador de Android. Com isso, é possível que você simule um smartphone com sistema do Google em tempo real na máquina enquanto programa.

MacBook Pro
MacBook Pro

MACBOOK AIR

O MacBook Air é uma opção mais em conta em relação ao MacBook Pro, sendo útil para quem não abre mão de um portátil com performance que promete ser superior a de muitos computadores Windows, e com boa parte das vantagens oferecidas na linha Pro. A linha Air atual consiste em modelos com 13 ou 15 polegadas. Nas edições maiores, o consumidor encontra o chip M3, geração de processadores mais recente da Apple. O notebook vem ainda com tela retina para garantia de alta resolução, além de opções de 8 ou 16 GB de RAM — sem a possibilidade de expansão.

notebooks para programar MacBook Air
MacBook Air

Agora que você já conhece alguns modelos de notebooks para programar e quer saber mais dicas, curiosidades e ter acesso a tutoriais exclusivos, nos siga no Instagram.