Atualizado em 10 de maio de 2024.
Tempo de leitura: 4 minutos

Vários detalhes precisam ser levados em consideração na hora de escolher um notebook. Um dos pontos de atenção diz respeito ao sistema operacional das máquinas. No mercado, há algumas opções de sistemas operacionais disponíveis – como o Linux e o Windows 11. Cada um deles foi formatado por seus desenvolvedores buscando oferecer serviços específicos a cada usuário. Pensando nisso, confira a seguir qual o melhor sistema operacional!

O SISTEMA LINUX

Vamos começar pelo Linux? Esse sistema está disponível no mercado há mais de 30 décadas e desenvolvido com código aberto, o Linux na verdade consiste em um núcleo de computação, ou seja, pode ser a base para outros sistemas operacionais, como o próprio Windows e macOS. Em linhas gerais, programadores e servidores tendem a preferir esse sistema por conta de todas as possibilidades que ele oferece quando falamos de códigos operacionais.

Embora essa descrição inicial do Linux indique um sistema complexo, qualquer pessoa pode aproveitar o sistema diferentes maneiras para a realização das atividades de rotina. Afinal, no Linux, os processos são muito semelhantes a outros softwares.

Para acessar a internet também é necessário utilizar um navegador web e outras funções podem ser desbloqueadas com programas específicos, como editores de texto, editores de vídeo, plataformas para desenvolvimento de projetos e muito mais. De forma geral, para ter o sistema Linux funcionando em seu PC, basta acessar gratuitamente o site de alguma das distribuidoras e baixar a versão mais recente.

Ao todo, há pelo menos 80 atualizações presentes na internet atualmente. Uma grande vantagem desse sistema é que ele pode ser utilizado tanto em computadores mais novos quanto mais antigos sem perda de suporte.

linux ou Windows

Leia também
Os melhores antivírus para Windows 11
Como melhorar o desempenho do notebook

O SISTEMA WINDOWS 11

Diferente do Linux, a Microsoft desenvolveu um sistema operacional que se tornou tendência na maioria dos computadores, sejam eles desktops ou laptops. O Windows já está em sua 11ª versão, contando com inúmeras vantagens para quem escolhe esse tipo de software.

A primeira delas é justamente a popularidade do sistema, já que muitas pessoas já se acostumaram a navegar por meio dele, compreendendo seus principais comandos, questões de layout e outras resoluções gerais. Também é válido destacar que o Windows possui pacotes com programas próprios e que rodam com maior facilidade em seu sistema.

Para aqueles que gostam de jogar no PC, por exemplo, há também muitas vantagens, sobretudo em comparação ao Linux, visto que a maioria dos softwares foram projetados para terem versões e atualizações específicas por meio do Windows.

Com o Windows 11, inclusive, os usuários notaram que há muito mais agilidade em determinadas funções, bem como uma navegação mais fluida em pesquisas, atualizações e aplicativos nativos. O lançamento oficial dessa versão ocorreu em outubro de 2021, já fazendo parte da maioria dos computadores fabricados a partir desta data.

Vale destacar que, caso os usuários tenham um computador mais antigo, é preciso atualizá-lo com a nova versão do sistema operacional. Porém, para obtê-lo é necessário comprar uma licença.

linux ou Windows

AFINAL, QUAL DOIS DOIS ESCOLHER?

Agora que você já conheceu os principais pontos de cada um desses sistemas operacionais e também descobriu algumas de suas vantagens e desvantagens, chegou a hora de entender qual deles pode ser o melhor para a sua realidade.

Retomando a ideia de que o Linux pode ser mais adequado a quem está lidando diariamente com questões brutas de informática, é importante ressaltar que esse sistema operacional acaba sendo mais vantajoso e útil nos cenários de programação, visto que há mais mecanismos de desenvolvimento dessa área.

Além do mais, o Linux também acaba sendo mais “cru” no sentido de que seu design e interface são mais simples, não deixando de rodar programas essenciais e funcionar plenamente em vários casos. Contudo, boa parte dos usuários vai acabar preferindo o que o Windows 11 tem a oferecer, levando em consideração que trata-se de um sistema muito mais popular.

Gostou do nosso texto? Para mais dicas, curiosidades e tutorias, se inscreva em nosso canal no  YouTube!