Atualizado em 24 de maio de 2024.
Tempo de leitura: 2 minutos

A Era da IA nos PCs e laptops já começou e está a todo vapor. Os primeiros notebooks equipados com Unidades de Processamento Neural (NPUs) e IA embarcada já foram lançados, demonstrando o que a Inteligência Artificial já consegue fazer nessas máquinas e projetando o que veremos no futuro. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre os notebooks com inteligência artificial.

O QUE É E COMO ESSA TECNOLOGIA FUNCIONA

notebooks com inteligência artificial
AI – Inteligência Artificial

Para resumir, os notebooks com inteligência artificial tem as NPUs como protagonistas. Essas estruturas conseguem executar tarefas bem parecidas com as de placas de vídeo, mas fazem isso consumindo muito menos energia. Além disso, elas também conseguem realizar muitas tarefas que seriam dos processadores, também de forma muito mais energeticamente eficiente.

Com essa eficiência tão superior, fica o questionamento do porquê não utilizar apenas NPUs, e a resposta é simples: algumas dessas tarefas de CPU e GPU exigem os hardwares especializados. Dessa forma, o novo componente só é tão eficiente por trabalhar em conjunto com as outras unidades de processamento.

Graças aos aceleradores de IA e mecanismos de aprendizado de máquina, esse novo player identifica exatamente quais processos puxar para si, aliviando as cargas sobre outros componentes, tornando o sistema mais eficiente, sendo preciso muito menos energia para rodar aplicações que exigiriam setups topo de linha nos PCs atuais.

Leia também
Saiba mais sobre os chromebooks
Notebook esquentando demais? Veja o que pode ser feito

O QUE ESPERAR PARA O FUTURO DOS NOTEBOOKS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

É correto afirmar que quando falamos de inteligência artificial já estamos nos referindo ao presente e não é mais o futuro, já que essa é uma realidade consistente em 2024. No entanto, naturalmente, a tendência é que a presença desses recursos aumente cada vez mais. Projeções indicam que as NPUs se tornarão novo componente padrão e, assim, 80% dos notebook e desktops, tenham essa tecnologia embarcada até o ano de 2028.

O ano de 2024 promete ser o ano da consolidação desse tipo de tecnologia, o que particularmente interessa gamers, designers, pessoas que precisam utilizar o notebook para tarefas complexas e aqueles que apenas desejam o máximo de desempenho.

Agora que você já sabe tudo sobre notebooks com inteligência artificial, que tal se inscrever em nosso canal no YouTube? Ele conta com vídeos como o que você encontra abaixo e uma série de conteúdos com dicas, tutorias e muito mais.