Alguns termos utilizados na tecnologia tem certos podem ser difíceis de entender. Se você tem um notebook ou desktop já pode ter se perguntado “o que é software”, certo? Nesse texto, te contamos o que é software, para que ele serve e quais são os tipos existentes. Acompanhe!
A DEFINIÇÃO DE SOFTWARE
Presente na rotina de todos que utilizam os mais diversos aparelhos eletrônicos, o software é um conjunto de dados ou instruções que dão a base para que os mecanismos de cada equipamento possam trabalhar. Definindo de outra forma, podemos dizer que é todo programa presente em computadores, celulares ou em outros dispositivos que possibilite a execução de funções, englobando sistemas operacionais, aplicativos, scripts, macros e instruções de código embarcado diretamente.
O relato do primeiro software dada do século XIX quando Ada Lovelace, conhecida como a primeira programadora da história, escreveu um algoritmo que possibilitou à Máquina Analítica calcular uma sequência chamada Números de Bernoulli. Desde então, esses programas foram lentamente se desenvolvendo e ganhando mais complexidade.
Embora tenha nascido há séculos atrás, o software só ganhou esse nome anos anos depois, na década de 1940. A definição surgiu com um trocadilho com a palavra “hardware”, no qual se trocou o prefixo “hard” (rígido) por “soft” (macio), para dizer que software é tudo o que não está ligado à parte física do dispositivo.
Leia também
SSD para notebook: tudo que você precisa saber
8 formas de deixar o laptop mais rápido
COMO UM SOFTWARE É CRIADO?
Na computação, os softwares são criados a partir de linguagens de programação. Atualmente, existem centenas de linguagem de programação, que possibilitam a criação dos mais diversos softwares, como aplicativos, inteligência artificial, databases de dados, jogos, páginas na Web e drivers para hardware, entre muitas outras coisas.
Os profissionais que atuam no desenvolvimento de software são os programadores, que muitas vezes estudam Ciência da Computação. Entre as linguagens mais comuns atualmente estão JavaScript, Python, Java, TypeScript, C#, PHP, C++, C, Shell e Ruby. Esse ranking leva em consideração a preferência de usuários do GitHub, uma plataforma em que programadores podem armazenar, gerenciar e compartilhar códigos abertos de softwares.
OS TIPOS DE SOFTWARE
Existem alguns tipos diferentes de software, responsáveis pelas mais diversas tarefas em um notebook ou desktop. Confira um resumo sobre cada um e exemplos práticos em cada categoria:
Softwares de aplicação
São os programas ou aplicativos que permitem ao usuário realizar diversas tarefas. Entre os softwares mais comuns estão:
- Editores de texto;
- Navegadores de internet;
- Jogos;
- Mensageiros;
- entre outros.
Softwares de sistema
São responsáveis por fazerem a comunicação entre os programas instalados nos aparelhos e o hardware. Aqui estão os sistemas operacionais, como:
- Windows;
- macOS;
- Lixnus;
- iOS;
- Android;
- entre outros.
Softwares de Drivers
São softwares que operam e controlam componentes e periféricos específicos do hardware para que funcionem corretamente. Há drivers para:
- Mouse;
- Teclado;
- Impressora;
- Webcam;
- Placa de vídeo;
- Placa de rede;
- Placa de som;
- entre outros.
Softwares de programação
Permitem que programadores desenvolvam novos softwares por meio de linguagens de programação. Nesse caso, alguns programas comuns são:
- Eclipse;
- Coda;
- Notepad++;
- Sublime Text.
Agora que você já sabe tudo sobre software, que tal se inscrever em nosso canal no no YouTube para mais tutoriais sobre tecnologia?