Atualizado em 7 de agosto de 2024.
Tempo de leitura: 4 minutos

Combinando elegância e portabilidade, os notebooks ultrafinos conquistaram rapidamente o público nos últimos anos. As principais marcas de equipamentos de informática estão investindo cada vez mais nesse tipo de produto. Neste texto, você vai descobrir o que é um notebook ultrafino, suas principais características e se vale a pena adquirir um.

O NOTEBOOK ULTRAFINO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Em virtude da rotina corrida, muitas pessoas buscam notebooks que apresentem alto desempenho e, ao mesmo tempo, sejam fáceis e leves de transportar. Nesse sentido, um notebook ultrafino costuma ser uma ótima alternativa, pois apresenta exatamente essas características.

No entanto, é importante avisar que a colocação dos seus componentes internos junto à placa-mãe através de solda, não permite grandes upgrades (como veremos mais pra frente). Contudo, se você fizer parte do público que prioriza visual, facilidade de transporte, alta durabilidade de bateria e que trabalha com design e edição, certamente vale a pena ficar de olho em um notebook ultrafino.

Leia também
Quanto tempo devo deixar o notebook carregando pela primeira vez?
Qual a melhor marca de notebook?

OS PRÓS E CONTRAS DO APARELHO

Para qualquer coisa, é indicado fazer uma reflexão a respeito dos prós e contras do produto, certo? Não seria diferente, então, com um notebook. O modelo ultrafino apresenta algumas vantagens marcantes e outros pontos nem tão vantajosos para quem está pensando em adquirir esse tipo de equipamento. A seguir, vamos te mostrar esses pontos.

PRÓS

FÁCIL TRANSPORTE

Notebooks ultrafinos têm como um dos principais atrativos a facilidade de transporte, já que muitos modelos tem tela de até 13,3 polegadas e podem pesar cerca de 1 kg, por exemplo. Apesar disso, até mesmo opções de 15,6 polegadas chegam com peso abaixo dos 2 kg. Portanto, é a máquina ideal para quem precisa carregar o aparelho o tempo todo.

VISUAL DIFERENCIADO

Criados como uma resposta dos PCs aos MacBooks da Apple, os ultrafinos se destacam bastante pelo seu acabamento. Dell XPS 13, Samsung Style S51 e os ZenBook Pro são alguns exemplos, de diferentes marcas, e que tem essa ideia como destaque. Isso, aliado ao perfil mais leve, pode justificar ainda a opção das fabricantes por materiais de maior qualidade. É comum encontrar produtos do tipo com construção em liga de magnésio, como os LG Gram, fibra de carbono e alumínio.

notebook ultrafino asus
Zenbook Pro da Asus

OPÇÕES 2 EM 1

Quem procura um notebook com tela sensível ao toque pode encontrar opções entre os ultrafinos. A ideia é que um notebook leve e fácil de transportar tenha ainda a versatilidade do touchscreen e também funcione como uma espécie de tablet. Bons exemplos dessa realidade são os Dell Inspiron 5000 2 em 1, o Samsung S51 Pen, que vem com caneta S-Pen, e os Acer Spin 3 e Acer Spin 7, com diferentes versões disponíveis.

CONTRAS

notebook ultrafino dell
Dell Inspiron 500 2 em 1

PREÇO MAIS ELEVADO

O design mais arrojado e o uso de materiais de maior qualidade são os responsáveis por tornarem esse tipo de notebook mais caro do que os modelos convencionais. Não é raro encontrar máquinas começando em cerca de R$ 5 mi, mesmo com hardware intermediário.

HARDWARE LIMITADO

Notebooks com design mais fino tendem a restringir o resfriamento dos seus componentes, limitando o hardware a componentes mais simples. Com o aumento da temperatura, a autonomia da bateria pode ser comprometida, assim como a performance. No entanto, essa característica geralmente afeta mais quem exige alta performance para rodar jogos ou programas de edição mais pesados.

No geral, os ultrafinos utilizam processadores da série U da Intel. Em relação aos gráficos, muitas vezes a opção é pela solução integrada do chip, mas em alguns casos há GPUs dedicadas de entrada de Nvidia e AMD. Portanto, usuários gamers ou profissionais que atuam na área de edição podem se decepcionar com um notebook do tipo.

BAIXA POSSIBILIDADE DE UPGRADE

Embora isso não seja regra, já que há vários notebooks ultrafinos que permitem trocar SSD e RAM, o formato de baixa espessura pode representar sacrifícios em termos de manutenção e upgrade. Para manter o perfil compacto, alguns fabricantes optam por soldar os componentes à placa-mãe do notebook, praticamente inviabilizando essa troca. Portanto, antes de comprar um produto do tipo, é importante saber a respeito do design interno do modelo, uma vez que realizar um upgrade no notebook pode significar uma vida útil maior.

Gostou do texto? Conseguiu definir se um notebook ultrafino é o modelo ideal para você? Então, te convidamos a nos seguir no Instagram, onde temos muito mais conteúdos, tutoriais e dicas.