Atualizado em 25 de julho de 2024.
Tempo de leitura: 3 minutos

Dos notebooks a TVs a consoles de videogame, a maioria dos dispositivos modernos vem equipada com portas HDMI, que são as responsáveis pelo sinal de vídeo que chega a tela. Sigla para High Definition Multimedia Interface (ou Interface de Multimídia de Alta Definição, em tradução livre), o HDMI foi um dos responsáveis por permitir que os aparelhos atuais entregassem áudio e vídeo em alta definição usando apenas um cabo. Nesse texto, conheça mais sobre o Cabo HDMI e saiba qual modelo escolher para seu computador.

O CABO HDMI

O HDMI, sigla para High-Definition Multimedia Interface (ou Interface Multimídia de Alta Definição, em português), é um padrão de cabo de conexão universal que transmite áudio e vídeo em alta qualidade em diferentes dispositivos. A saída de vídeo fornece resolução de 4K a 120 FPS e resolução de 8K a 60 FPS.

A primeira versão desse tipo de cabo foi lançada em 2002 para substituir a tecnologia vigente da época, que contava com cabos analógicos de áudios e vídeos como o conector DVI. Desde então, esse tipo de cabo vem sofrendo uma série de aprimoramentos para se tornar a versão final do que conhecemos hoje.

A maioria dos dispositivos eletrônicos como TVs, consoles de videogame, computadores e players de Blu-Ray possuem entrada HDMI e oferecem uma maneira fácil, conveniente e de alta qualidade para os usuários conectarem e desfrutarem de conteúdo multimídia com alta definição. Você sabia que o cabo HDMI possui cinco tipos diferentes de modelos? Conheça mais sobre eles a seguir.

Leia também
Cabo de força para notebook: o que é e para que serve?
Quanto custa uma fonte de notebook?

OS TIPOS DE CABO HDMI

São cinco os tipos de cabo HDMI existentes: o tipo A, o tipo B, o tipo C, o tipo D e o tipo E.

cabo HDMI tipos
Tipos de cabos HDMI
  • Tipo A: esse é o conector padrão mais comum usado para conexão entre notebooks e a maioria dos aparelhos televisores.
  • Tipo B: esse cabo é basicamente bastante perecido com o do tipo A, porém tem apenas 15 pinos (o A tem 19) sendo, assim, mais robusto e menos comum, geralmente encontrado em equipamentos profissionais e de alta performance.
  • Tipo C: o tipo C também é conhecido como conector de Mini HDMI, e é um modelo que ocupa muito menos espaço e serve para conectar controles de videogame, por exemplo. 
  • Tipo D: conhecido como Micro HDMI, esse conector é ainda menor que o Tipo C. No entanto, geralmente é usado apenas para conectar dispositivos portáveis, como smartphones e tablets. 
  • Tipo E: Por fim, temos o tipo E, desenvolvido com centrais multimídias de automóveis em mente, motivo pelo qual também é identificado como HDMI Automotivo. Esse formato é similar ao Tipo A, mas adapta a conexão ao adotar uma aba de travamento, de modo a evitar que a vibração dos veículos solte o cabo ou cause interferências.

QUAL ESCOLHER?

Na hora de comprar um cabo HDMI, além de prestar atenção ao tipo da conexão, também é preciso ficar de olho na versão do protocolo com a qual ele é compatível. Mesmo que você possua uma TV premium com recursos avançados e a versão mais recente do HDMI, as funcionalidades não poderão ser aproveitadas se o cabo não for preparado para oferecer as taxas de transferência mais altas.

Outro ponto interessante de observar é o tamanho do cabo — modelos muito extensos podem diminuir a qualidade de imagem ou até impossibilitar a transmissão. Nesse caso, é preciso buscar por cabos ativos, que exigem energia adicional, e que estejam marcados como preparados para operar em grandes distâncias.

Gostou do nosso texto? Aprendeu tudo sobre o cabo HDMI e agora sabe qual o modelo correto para conectar em seu notebook? Agora, te convidamos para se inscrever em nosso canal no YouTube. Lá, você irá encontrar uma série de dicas, tutoriais e curiosidades para te ajudar no dia a dia, como o vídeo abaixo.