Atualizado em 16 de julho de 2024.
Tempo de leitura: 3 minutos

O sistema operacional Windows 11 é o último lançado pela Microsoft e, de acordo com a própria companhia, é o software mais completo já desenvolvido. No entanto, muitas pessoas ainda não atualizaram a versão e ficam em dúvida se essa medida de fato vale a pena. Com o intuito de esclarecer essa questão, esse texto traz os prós e contras do Windows 11. Acompanhe!

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 11

Vamos começar trazendo algumas informações gerais sobre o Windows 11. Esse software foi lançado em 5 de outubro de 2021 com promessas de trazer inovações para o conhecido sistema operacional. A maior mudança esteve no design, que chegou com um visual mais limpo e maior praticidade para o menu “Iniciar”.

Além disso, o sistema trouxe algumas novidades importantes. Entre elas, podemos destacar uma Microsoft Store remodelada e a presença de recursos exclusivos como os Widgets, que são micro aplicativos presentes no computador.

Quem já tem o Windows 10 (versão anterior) instalado precisa apenas atualizar o software. A atualização está disponível no próprio site da Microsoft. Ou, então, através do Windows Update. Para isso, basta acessar as configurações do dispositivo e acessar a área “Atualização e Segurança”. Caso o update esteja disponível, clique em “Baixar agora” para adquirir o Windows 11.

Já para quem deseja montar um notebook do zero, sem nenhum sistema instalado, é preciso adquirir o pacote pago do Windows 11, que está disponível em duas versões: Home e Pro. Agora que você já tem um panorama geral sobre o sistema, que tal conhecer mais detalhadamente as vantagens e desvantagens que o Windows 11 oferece?

Leia também
Notebook travando? Saiba o que fazer
Como remover malware do notebook

AS VANTAGENS DO WINDOWS 11

Entre as grandes vantagens que o sistema operacional Windows 11 oferece, podemos começar destacando a nova interface, que foi projetada para aumentar a produtividade, facilitando o acesso do menu “Iniciar”, deixando-o, assim, mais organizado. Além disso, os recursos “Layouts” e “Grupos Snap” permitem que a função multitarefas fique mais eficaz para o usuário.

No que diz respeito ao desempenho, o software também é bastante competente, especialmente a partir das atualizações que a Microsoft tem feito para otimizar o seu sistema operacional, destacando a que aumenta a velocidade do SSD, deixando o notebook mais ágil. Essa diferença fica ainda mais evidente em laptops menos potentes, que costumam apresentar mais perda de desempenho.

Para os gamers, o Windows 11 também é um sistema recomendado e adequado para a experiência dos jogos, já que a Microsoft implementou melhorias que aprimoram a jogabilidade. Como exemplos, gráficos mais suaves e taxas de quadros mais altas. Além disso, o sistema operacional oferece Auto HDR e DirectStorage, tecnologias que garantem cores mais vivas e diminuem o tempo de carregamento dos jogos.

prós e contras windows 11
Windows 11

AS DESVANTAGENS DO WINDOWS 11

A maior desvantagem do Windows 11 é a rigorosa exigência do sistema para fazer o update. Dessa forma, a Microsoft excluiu uma quantidade significativa de usuários antigos que não suportam o sistema, obrigando a compra de hardwares melhores ou, até mesmo, um novo computador portátil. Essa medida, no entanto, é necessária para que o sistema operacional rode sem apresentar problemas de performance, como a lentidão excessiva.

Um novo sistema operacional também pode trazer incompatibilidade com softwares ou drivers, em especial os mais antigos ou pouco atualizados. Sendo assim, ao atualizar para o Windows 11 é possível que alguns programas deixem de funcionar corretamente. Além disso, alguns drivers podem enfrentar problemas de compatibilidade, afetando o uso de impressoras, scanners e outros equipamentos.

Outro ponto que vem causando preocupação é relacionado à privacidade. Um exemplo é a exigência de ter uma conta da Microsoft para configuração inicial e uso contínuo do Windows 11 Home, algo que não acontecia nas edições anteriores. No entanto, o fator que mais gera debate é a coleta massiva de dados do usuário por padrão. Por mais que a Microsoft afirme que estes recursos são utilizados para aprimorar a experiência de uso do sistema, é possível que algumas pessoas mais cuidadosas quando o assunto é privacidade digital fiquem incomodadas.

Gostou do texto? Conheceu mais sobre os prós e contras do Windows 11? Então se inscreva em nosso canal no YouTube. Lá, você irá encontrar uma série de dicas, tutoriais e curiosidades para te ajudar no dia a dia, como o vídeo abaixo.