Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você já fez uma busca na internet, deve ter percebido que o preço da bateria de notebook varia bastante. Mas você sabe o porquê disso? Nesse texto, vamos esclarecer tudo o que influencia no valor da bateria para notebook.

O que influencia no preço da bateria de notebook

O valor de uma bateria para notebook Acer é diferente do que uma para MacBook, por exemplo. Isso acontece porque cada fabricante exige determinadas características no componente que irá promover a autonomia do aparelho – o que pode deixar a bateria mais barata ou mais cara.

Marca do notebook

Como falamos acima, as características fundamentais para que o notebook funcione longe das tomadas podem variar de acordo com a marca. No entanto, de modo geral, o preço da bateria de notebook para Sony e para Apple é o que costuma ser mais alto.

Tipo de célula

As células da bateria de notebook podem ser cilíndricas ou retangulares, a depender da marca e modelo do notebook. Os MacBooks, por exemplo, têm como um dos seus diferenciais a sua fina espessura, por isso são adeptos há tempos do formato retangular. Porém, outras marcas estão aderindo este formato, como a Acer.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o melhor formato para baterias de íons de lítio é o cilíndrico, já que eles produzem uma pressão mais elevada. Sendo assim, quando este material é aglomerado em outro tipo de condicionamento, ele se torna mais suscetível a estufar. Porém, as de polímero de lítio se adéquam perfeitamente aos modelos retangulares, pois produzem baixa pressão.

preco-da-bateria-de-notebook

Capacidade da bateria

Alguns sites, como a BB Baterias, oferecem modelos de bateria para notebook padrão e de alta capacidade. A padrão costuma ter o comportamento igual ao da bateria original, oferecendo até 3h de autonomia, e ser composta por 4 a 6 células. 

Já as de alta capacidade podem permitir até 5h livre das tomadas, dependendo do uso do aparelho. Ainda, como podem ter até 12 células, seu tamanho é superior, o que faz com que ela se sobressaia em relação ao notebook.

Qualidade e composição da bateria

O principal aspecto que você deve levar em consideração é a qualidade, não o preço da bateria de notebook. Aquelas que possuem valor inferior, costumam ser de má procedência e apresentar defeitos de fabricação. Alguns são tão graves que podem causar danos severos ao seu aparelho, podendo até mesmo inutilizá-lo. 

Sendo assim, sempre desconfie de baterias que custam em torno de R$100,00. É impossível produzir um produto de qualidade por esse preço. Isto significa que a sua fabricação visa somente a redução de custo, excluindo como critérios a durabilidade e segurança da bateria de notebook.

Garantia da bateria

Quanto maior o prazo de garantia da bateria para notebook, mais tempo você estará assegurado contra qualquer tipo de defeito de fabricação ou incompatibilidade do produto.

Sendo assim, sempre desconfie de prazos muito curtos. Fabricantes que garantem a perfeita funcionalidade do produto, oferecem apenas alguns meses de garantia, que permeia entre 3 e 8 meses. Por outro lado, baterias de alta qualidade possuem cerca de 14 meses de proteção contra qualquer tipo de eventualidade.

Saiba mais
Bateria de notebook: veja tudo o que você precisa saber
Onde comprar bateria de notebook?

Como saber o modelo da minha bateria de notebook

Não é qualquer modelo que é compatível com o seu aparelho. Se assim o fosse, provavelmente você escolheria o preço da bateria de notebook mais baixo. Existem casos que, embora externamente pareçam iguais à original, internamente são diferentes, o que fará com que ela não seja reconhecida pelo equipamento.

O mais recomendado é que você retire a bateria do seu notebook e localize o seu part number. Este código funciona como um “CPF” da bateria, permitindo que seja identificado o modelo compatível com o seu computador portátil.

Caso você não esteja seguro quanto a isso, pode buscar ajuda em lojas especializadas. A BB Baterias, por exemplo, presta atendimento através do site, telefone, página no Facebook e Instagram, onde você pode, inclusive, enviar fotos do modelo que precisa.

Agora que você já sabe o preço da bateria de notebook de qualidade, está preparado para fazer uma compra segura. Não deixe de compartilhar o texto para que mais pessoas não corram risco de cair em golpes do tipo “barato que sai caro”! E qualquer dúvida, conte sempre com a gente.