Atualizado em 23 de junho de 2022.
Tempo de leitura: 4 minutos

Você em algum momento já pode ter se deparado com a seguinte situação: ao ligar seu notebook , aparece a seguinte mensagem: “Bateria conectada, mas não está carregando”? Esse problema com a bateria não é incomum, e é causador de muitas dúvidas entre os usuários de notebook.

Basicamente, esse alerta tem o intuito de informar que o aparelho está recebendo alimentação direto do carregador, ou seja, computador portátil está funcionando através da fonte e a bateria do notebook não está carregando. O responsável por essa falha pode ser tanto o software quanto o hardware. Para resolver esse problema e identificar o “culpado” pelo erro, siga os passos abaixo!

Software e Hardware: entenda as diferenças entre eles

Inicialmente, é interessante ter uma noção básica a respeito dessas duas estruturas. Em linhas gerais, podemos dizer que o hardware é parte física de um notebook e as peças que o compõe. Já o software diz respeito aos programas e aplicativos que fazem o aparelho funcionar, como sistema operacional e configurações.

É correto afirmar, também, que um computador portátil depende das duas “funções” para funcionar e, assim, hardware e software se complementam. Mas, como você pode imaginar, existem alguns problemas que podem aparecer nesses dois locais, e que, por consequência, podem afetar a bateria do computador portátil. A seguir, vamos te apresentar alguns desses problemas e suas soluções.

Causas relacionadas ao software

Problemas no software do notebook podem ser os responsáveis para que a bateria do computador portátil não esteja carregando. Isso pode acontecer quando existir erro no programa de gerenciamento de bateria, ou mesmo se o sistema operacional não foi atualizado e se ficou alguma pendência no reconhecimento da bateria. Abaixo, iremos mostrar alguns exemplos de problemas relacionados ao software.

Atualização do BIOS


Um dos exemplos mais claros sobre um problema de reconhecimento de software é uma falha na BIOS.
A BIOS é o sistema de ativação de entradas e saídas, um programa básico do computador, responsável por ativar os hardwares presentes no computador portátil.

No caso específico das baterias, se a BIOS estiver apresentando algum problema, a função de carregamento do dispositivo pode estar comprometida, ou seja, desconfigurada ou desatualizada.

Para atualizar o sistema é necessário acessar o suporte online da fabricante do seu notebook e baixar os arquivos necessários.
Atenção! A atualização do BIOS é um procedimento arriscado. Uma atualização incorreta pode causar danos irreversíveis ao seu notebook. Por isso, recomendamos que o procedimento seja realizado apenas por um profissional qualificado.

Atualização dos drivers 

Os drivers são softwares que permitem que o sistema se comunique com os dispositivos de hardware. Na maioria das vezes, esses drivers são fornecidos pelo próprio sistema operacional. Você pode encontrar atualizações, no caso de quem usa Windows, acessando o Windows Update no seu notebook. Outra opção é procurar por meio do site de suporte do fabricante do seu notebook.

Erro de atualização no Service Pack

O Service Pack de um sistema operacional é basicamente um pacote de atualizações de segurança, desempenho e estabilidade. Um erro nesse caso pode acontecer especialmente se você fez um upgrade recentemente no Windows e criou um ponto de restauração. Para tentar experimente voltar a esse ponto e veja se o problema persiste. Em caso de dúvida, é aconselhado que se contate um profissional para verificar a questão, especialmente se você não tem muito conhecimento específico nessa área.

Calibragem da bateria

Com o passar do tempo e a utilização frequente do notebook, a carga de energia das células da bateria ficam desniveladas. É importante realizar o procedimento de calibragem da bateria para equilibrar estes níveis. O processo consiste na realização da descarga e carga completa da bateria por três vezes. O processo é extremamente simples e prático. Ele é particularmente importante para o para equalizar o nível de energia de cada uma das células que compõem a estrutura da bateria.

Para agilizar o processo, você pode colocar em prática ações simples, como aumentar o brilho da tela ao máximo e executar vários programas ao mesmo tempo, por exemplo. Lembrando que sempre ao adquirir um novo produto é necessário realizar a calibragem do notebook.

Mau contato no encaixe entre bateria e o notebook

Em algumas ocasiões, um simples mau contato na hora de encaixar sua bateria pode ser o problema que está interferindo nesse aspecto. Para solucionar, retire e coloque a bateria novamente, verificando antes se os contatos não estão com algum tipo de rasura, ou se a estrutura não está torta.

Problemas na fonte de alimentação

Muitos usuários podem confundir o problema na bateria do notebook com problemas na fonte de alimentação. Na verdade, essa é uma dúvida bastante comum. Para verificar se o problema está em seu carregador, é necessário verificar se ele está funcionando corretamente. Algumas fontes têm o conector com pino central, responsável pelo carregamento da bateria. Se for o seu caso, verifique se ele não está quebrado ou afundado.

Nesse texto, falamos um pouco mais sobre a fonte e alguns dos problemas que podem ocorrer com ela.

Leia também
Como usar a bateria do notebook?
Quando devo carregar a bateria do notebook

Causas relacionadas ao hardware

O não fornecimento de energia na bateria do notebook ocorre pela oscilação na corrente de distribuição de energia aos dispositivos. Isso pode acontecer quando pequenas frações de carga elétrica se no sistema de alimentação do computador portátil.

A primeira dica para eliminar essas cargas de energia é desligar seu aparelho retirando a fonte em seguida. Pressione o botão power e mantenha pressionado durante 40 segundos para eliminar qualquer resíduo de energia que possa estar acumulado. Instale novamente a bateria e a fonte. Depois, ligue o notebook e preste atenção se a bateria irá carregar.

Outro motivo que pode estar impedindo que sua bateria seja carregada corretamente pode ser um simples mau contato. Verifique se a bateria está devidamente encaixada, retire-a e observe se ela apresenta alguma anormalidade na estrutura e coloque-a novamente. Observe se, após esse processo, o carregamento irá acontecer normalmente.

Também existe a possibilidade de que o problema seja na sua fonte de alimentação. Muitos usuários podem se confundir no diagnóstico e acabar cometendo erros na hora de substituir o componente necessário. Para verificar se o carregador está funcionando corretamente, observa se o pino central não está quebrado ou danificado.

Outros problemas que podem ocorrer na bateria

Entre outros problemas que podem acontecer na bateria de um notebook, podemos destacar como o principal o estufamento do componente. O superaquecimento da bateria é o responsável principal pelo estufamento da bateria. Os dois processos estão diretamente ligados. Alguns fatores podem ajudar a causar esse inconveniente, como processo de fabricação, os materiais usados na confecção das células e até o formato da bateria, que podem afetar o desempenho e causar anomalias.

Também é preciso prestar atenção em práticas que podem contribuir com o superaquecimento, como o uso inadequado do notebook em locais como travesseiros, cobertas ou qualquer outra superfície que tem a capacidade de abafar as saídas do aparelho. 

Afinal, qual a vida útil de uma bateria de notebook?

Essa é uma pergunta que certamente é dúvida de muitos usuários. A vida útil de uma bateria pode variar, e sofre influência através de uma série de fatores. Via de regra, a média do tempo de duração da vida útil de uma bateria de notebook é 3 a 5 anos. No entanto, a vida útil pode variar de acordo com o modelo do notebook e a maneira com que o usuário utiliza o componente. Podemos afirmar, assim, que algumas baterias duram mais e outras menos, dependendo da conservação e também da qualidade do material. Por isso, evite comprar baterias de procedência duvidosa.

É também importante relembrar que as baterias de notebook possuem ciclos de vida que determinam seu funcionamento. Nesse sentido, como vimos no tópico logo acima. É importante ter a consciência da duração de cada ciclo para saber a hora correta de trocar a bateria de seu aparelho.

Como cuidar da bateria do notebook

Além da calibragem, ação fundamental para a preservação da saúde da bateria e que vimos mais acima nesse texto, existem outras recomendações para conservar o componente, tornando sua vida útil maior. Entre elas, algumas das principais são: diminuir o brilho da tela e da resolução, não deixar muitos programas abertos simultaneamente, desconectar wireless e periféricos e fechar aplicativos secundários no sistema operacional. 

Entre as dicas relacionadas ao manuseio e cuidado externo do aparelho, indicamos que o usuário não utilize a máquina sob almofadas e travesseiros ou sobre o colo, pois, dessa forma, o aparelho corre o risco de superaquecer, prejudicando diretamente a bateria.

Posso usar o notebook sem bateria?

Utilizar o notebook sem a bateria é uma opção possível para o usuário de notebook. Apesar disso, você deve lembrar de seguir algumas indicações para fazer com que esse processo seja feito de forma correta e sem prejuízos a máquina.

A primeira orientação básica é quanto a remoção do componente. Para iniciar o procedimento, primeiro deixe a bateria com carga de até 60%. Existe uma placa que controla o sistema dentro da bateria e ela consome energia aos poucos para garantir o funcionamento. Isso explica a necessidade da bateria estar com esse nível de energia.

Em seguida, desligue seu aparelho, feche o notebook e retire da tomada, se estiver conectado. Depois, é a hora de retirar a bateria. Para armazenar o componente, não esqueça colocar a bateria preferencialmente em um pacote plástico anti-estático e com lacre, para que não haja contato com a poeira, que pode danificar o item. Guarde a bateria em um local que fique entre no mínimo 5ºC e máximo de 25ºC. Importante: não é recomendado passar mais de 15 dias sem utilizar a bateria no notebook. Fique atento a esse prazo para não prejudicar o componente.

Além disso, é fundamental ter ciência dos prós e contras dessa medida. Naturalmente, a principal vantagem em usar o notebook sem bateria é que, dessa forma, você está conservando seu componente e aumentando sua vida útil, ao não gastar seus ciclos de energia.

Já em relação as desvantagens, podemos definir que não usar a bateria no aparelho pode ser prejudicial por alguns aspectos. Por exemplo: a bateria serve como uma espécie de No-Break para o computador portátil. Sem ela, esse recurso acaba não funcionando. Uma outra desvantagem evidente é a perda da característica principal de um computador portátil: sua autonomia longe das tomadas. 

O momento ideal para trocar a bateria do notebook

É comum, depois de algum tempo, que as baterias de notebook sofram um desgaste natural , como qualquer outro tipo de bateria recarregável dos dispositivos eletrônicos. Como sabemos, esse componente não irá durar para sempre e sua vida útil se mantém em média 3 anos.

Existem alguns indícios que poderão apontar a necessidade de troca da bateria. Entre eles, podemos incluir o desligamento repentino do aparelho, avisos do sistema operacional e claro, o tempo de vida útil do componente. Se a duração da sua bateria se aproxima de três anos, é interessante começar a pensar na substituição no item, para não correr o risco de ser surpreendido com o esgotamento irreversível da capacidade do componente. 

É fundamental lembrar, também, a importância de adquirir produtos de qualidade. Ao comprar uma bateria com preço abaixo do mercado, mesmo quando os vendedores insistem em dizer que ela é nova, pode apresentar mau funcionamento. Usando baterias de preço baixo você pode se deparar com diversos problemas: bateria incompatível com o seu modelo de notebook, peça usada (apesar de ser apresentada como nova) ou até mesmo uma bateria com risco de entrar em combustão por ter sido produzida com materiais duvidosos.

Quando a bateria estiver no fim de sua vida útil, utilizar o aparelho com junto com a fonte se tornará indispensável.

Quanto custa uma bateria de notebook?

Existem alguns fatores importantes que irão afetar decisivamente o preço da bateria. É o caso do modelo do componente, da capacidade da bateria, da qualidade do produto e também de qual aparelho portátil estamos falando. Notebooks mais modernos e sofisticados terão, naturalmente, valores mais elevados. Na contramão, as linhas de uso doméstico (os chamados notebooks convencionais)  estarão à venda por preços mais acessíveis. 

No entanto, cuidado com valores muito abaixo dos que em média estão presentes no mercado: geralmente, produtos que possuem preços muito pequenos irão trazer prejuízos a seu notebook, já que se tratam de itens de baixa qualidade. Procure comprar a bateria de seu notebook em lojas especializadas e que possuem credibilidade.

Como descobrir o componente compatível para meu aparelho

É fundamental e muito importante que o usuário identifique corretamente a bateria do aparelho, pois muitos proprietários de notebook ainda encontram algumas dificuldades para identificar o modelo de suas baterias. Isso, em muitos casos, acaba levando ao erro na hora da compra e, consequentemente, a não utilização da bateria no aparelho, devido a falta de compatibilidade.

A forma mais fácil de identificar a bateria do seu computador portátil é através do part number. O part number é uma espécie de CPF da bateria, responsável por levar ao usuário a confirmar se aquela bateria específica é compatível com o notebook. 

Também existem outras formas menos utilizadas para identificar a bateria. Como exemplos, podemos citar a verificação da voltagem e da amperagem desses componentes. 

ONDE COMPRAR BATERIA PARA NOTEBOOK

A partir do momento em que você constata a necessidade da reposição do componente, devido a problemas na bateria, devem ser levados em consideração alguns critérios para identificar um local adequado e de confiança para realizar a compra de um novo produto.

Empresas que possuem uma marca própria, as maiores garantias e um atendimento pós-venda diferenciado certamente estão no topo entre os locais mais indicados para adquirir uma nova bateria. Dessa forma, procure se informar bem e evitar adquirir seu novo modelo em locais que não possuem todas essas credenciais. Em caso de necessidade de substituição do componente, procure empresas especializadas e reconhecidas nesse tipo de serviço.