Atualizado em 21 de setembro de 2018.
Tempo de leitura: 3 minutos

 

Você enfrenta problemas com a sua tela de notebook? Antes de se desesperar, saiba que nem toda situação pede a troca do dispositivo. Afinal, os problemas podem ser os mais variados, desde o mau encaixe dos cabos até uma sujeira presente entre os componentes.

Então, antes de tomar qualquer decisão, leia este post. Caso realmente esteja com defeito, saberá o que é preciso para substituir a peça!

Rachadura na tela do notebook

As rachaduras nas telas podem acontecer desde as situações mais evidentes, como quedas ou pancadas durante o transporte, até em casos mais improváveis, como abrir a tampa do dispositivo pelas laterais rapidamente. Apesar de os trincos não representarem riscos à saúde do aparelho, é preciso ficar atento.

O material da tela LCD apresenta certa fragilidade e uma batida de maior impacto pode comprometer o display, a ponto de vazar o líquido presente em sua composição. Isso, por sua vez, causará distorção nas cores ou o esbranquiçamento da imagem. Caso o dispositivo esteja assim, a substituição é recomendada.

Linhas horizontais

Antes de tudo, é preciso fazer um breve diagnóstico para saber se o problema é de fato na tela do notebook. Para isso, basta usar um cabo HDMI ou VGA e conectar no dispositivo externo para espelhar a imagem do seu aparelho.

Caso o problema persista, o dano está presente na memória ou na placa-mãe do seu aparelho, sendo necessário verificar com uma assistência para mais detalhes. Agora, se o defeito não aparecer nas telas externas, você mesmo pode realizar a manutenção.

Para isso, verifique se o cabo flat, responsável por conectar a tela à placa-mãe, está bem encaixado. Se a questão continuar, é sinal que a sua placa controladora está comprometida e a troca do display é necessária.

Tela escura

Nesse caso, ainda é possível ver os elementos ao fundo da tela, porém a visão limitada pela falta de brilho é uma situação desconfortável. Mas o que pode ter ocorrido?

Basicamente, a situação ocorre quando as lâmpadas de catodo frio estão queimadas, por isso a troca é a única opção para solucionar o caso. Felizmente, as lâmpadas são componentes do LCD, tornando possível a substituição individual.

Mas fique atento! Por serem materiais extremamente frágeis, qualquer manuseio incorreto pode prejudicar ainda mais o seu display.

Tela desliga sozinha

Essa situação pode acontecer com maior frequência quando há mau contato nos cabos ou quando os equipamentos apresentam entupimentos em seu sistema de resfriamento. A melhor solução, nesse caso, é abrir o componente para fazer a limpeza. Para aproveitar o trabalho, verifique como está a qualidade das peças.

Além disso, algumas colisões podem fazer com que as peças — mesmo dentro do notebook — se soltem, tornando os problemas citados aparentes em seu dispositivo. Então, quando concluir o processo, certifique-se de que todas as peças estão bem encaixadas, principalmente o cabo flat e o FL inverter.

Mau funcionamento do touch

Diferentemente das convencionais, as telas touch contam com uma camada sensível ao toque por cima da tela convencional. Por esse motivo, caso você encontre quaisquer problemas citados acima sem ter prejudicado a camada touch, basta comprar uma nova tela para substituir a danificada para que você não precise gastar pelo material completo.

Por outro lado, mesmo que apenas a camada superior esteja prejudicada, não há outra forma. Por ser um componente específico, será preciso entrar em contato com a fabricante para solicitar o orçamento para a troca.

Modelo correto

Depois de verificar os problemas citados, caso você precise trocar o material defeituoso, será preciso abrir o seu dispositivo para identificar o modelo correto do seu notebook.

Entre as informações mais importantes estão o part number, tamanho da tela e a resolução. A combinação de características são essenciais para que você consiga o modelo ideal para o seu aparelho.

O part number da tela é essencial para encontrar o modelo compatível com o seu notebook.

Com a fragilidade das telas, não há como negar o quanto é preciso contar com um fornecedor de confiança para disponibilizar as melhores peças de reposição para você. Pensando nisso, nós da BB Baterias contamos com diversas telas de notebook para o seu dispositivo. Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

[uam_ad id=”1163″]