Atualizado em 4 de agosto de 2022.
Tempo de leitura: 6 minutos

Um dos componentes mais importantes de um computador portátil, a tela não está livre de falhas que podem atrapalhar bastante a experiência do usuário com o aparelho. Mas, afinal, você sabe quais os principais problemas na tela do notebook? Mais do que isso: você sabe como resolvê-los? O objetivo desse texto é te ajudar nessas questões, de forma prática.

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS NA TELA DO NOTEBOOK, E COMO RESOLVER

Vamos começar a elencar os principais problemas na tela do notebook, e como você será capaz de solucionar cada questão. Existem algumas situações mais simples e outras, mais complexas. Por isso, o usuário deve procurar seguir as recomendações da maneira mais detalhada possível. Em caso de dificuldade, o mais adequado é consultar especialistas para lhe auxiliar.

TELA ARRANHADA OU QUEBRADA

Esse costuma ser um dos problemas mais comuns, e normalmente é causado por quedas ou contatos mais bruscos. Uma tela arranhada ou quebrada certamente prejudica a navegação do usuário em um notebook, pois o aspecto visual pode ficar bastante comprometido. Como se trata de um componente sensível, a grande dica ao usuário é transportar o aparelho com o devido cuidado, como veremos mais pra frente. Porém, se a tela for arranhada ou quebrada, a resolução mais indicada nesse caso é a substituição do componente.

TELA DO NOTEBOOK PISCANDO

Sua tela de notebook está piscando sem parar ou mesmo ocasionalmente? Esse é um outro problema grave e que pode ter diversos causadores. Pode ser um defeito ou apenas um mau contato no cabo flat, que é o cabo que faz ligação da tela à placa. Se esse for o problema identificado, você deverá substituir o cabo flat. No entanto, se essa medida não solucionar o problema, saiba que essa falha pode envolver outros componentes do aparelho, como processador e a parte de memória, driver e até mesmo ser provocada por itens soltos ou mal encaixados e, em casos extremos, por sujeira nas peças do equipamento. Temos um texto que fala mais detalhadamente sobre isso.

TELA ESCURA

São vários os motivos que podem deixar a sua tela de notebook escura repentinamente. Por isso, é importante que o usuário consiga identificar corretamente o que está causando o problema. Abaixo, vamos listar os principais que podem deixar a tela do seu notebook escura.

Eles variam de casos mais simples aos mais complexos. No bloco dos mais simples, podemos considerar o brilho de tela muito baixo e o notebook na tela de descanso. Uma pequena desatenção pode confundir o usuário para que ele ache que sua tela estragou. Outros problemas mais comuns envolvem vírus na máquina, notebook desconfigurada, problemas no cabo-flat e curto na placa-mãe, entre outros. Te contamos mais detalhes sobre a tela escura aqui.

MANCHA VERDE NA TELA

Em muitos momentos, a tela verde é apenas um erro de execução em nosso sistema operacional em seus processos rotineiros. Quando isso acontece, basta reinicializar a máquina para  constatar se de fato esse problema é o causador da mancha verde na tela. A dica é sempre adotar esse procedimento como medida inicial para qualquer situação anormal que venha aparecer em seu aparelho. As vezes, a reinicialização irá automaticamente corrigir esses problemas menos complexos. 

Outra possível causa para a mancha na tela do notebook é a desatualização do driver de seu aparelho. Ele é responsáveis por fazer a comunicação entre o hardware e seu sistema operacional, sendo, assim, fundamentais para que a tela funcione corretamente.

A grande maioria dos sistemas operacionais já vem com os drivers em sua última atualização e possuem também rotinas automáticas para identificar possíveis atrasos de configuração. Mesmo assim, para ter certeza de que seu driver está atualizado, você pode conferir diretamente com a fabricante de seu aparelho, que costuma fornecer esses softwares gratuitamente ao usuário. Saiba mais sobre a mancha verde na tela do notebook nesse texto.

TELA DO NOTEBOOK TODA BRANCA

Assim como uma série de outras situações que podem ocorrer em outros componentes do notebook, os principais causadores da tela de notebook toda branca podem derivar tanto do hardware quanto do software. No entanto, para esse caso, a grande da maioria dos casos estará envolvido com problemas no primeiro. Entre eles, podemos citar:

Problema relacionado ao cabo flat da tela: este é um dos principais causadores da tela branca do notebook. Ele pode acontecer quando o cabo que transmite o sinal da placa-mãe para o monitor está, simplesmente, desconectado.

Erro no chip VGA: em alguns aparelhos que apresentam a placa de vídeo removível, pode haver falha no chip VGA, componente que é responsável por gerenciar a alimentação e o desligamento do aparelho;

Placa-mãe com defeito: quando há algum problema na placa-mãe de seu notebook, ocorre a perda de tensão entre a placa que alimenta a tela, causando defeitos visuais. Entre essas falhas, pode ocorrer o surgimento da tela branca.

Temos um texto que fala mais sobre esse problema na tela do notebook. Você confere aqui .

LINHAS HORIZONTAIS NA TELA DO NOTEBOOK

Uma tela de notebook apresentando linhas horizontais em sua estrutura pode ter várias explicações e causas. Drivers desatualizados, conexões incorretas de cabos de vídeo do aparelho, e até mesmo problemas no cabo flat.

A maneira mais eficaz de tentar diagnosticar o real motivo do surgimento das linhas é inserindo as configurações do BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída), o que tem o poder de definir se o problema está relacionado ao hardware (parte física, como cabos USB, por exemplo) ou ao software (programas e sistema operacional) do aparelho. Se estiver relacionado ao hardware, pode ser necessário uma troca no cabo flat. A boa notícia é que esse item é fácil de substituir e é relativamente barato, se comparado a outros componentes do notebook. E claro, muito mais em conta definitivamente do que substituir a tela por outra.

MANUSEIO INCORRETO

Uma outra questão importante para se prestar atenção e que dialoga diretamente com nosso primeiro tópico é o manuseio incorreto do notebook que, por sua vez, pode trazer prejuízos a tela, a partir de choques e contatos mais fortes. A dica aqui é transportar o aparelho em algum compartimento de proteção, como uma bolsa ou capa feita especialmente para isso. Esses elementos ajudam a minimizar possíveis danos em caso de batida do notebook. Uma outra recomendação básica é não transportar o aparelho com a tela levantada. Qualquer possível dano será maior se o aparelho estiver dessa forma.

QUANDO COMPRAR UMA NOVA TELA PARA O NOTEBOOK

Todos os componentes de um notebook tem tempo de vida finito, isso é, não irão durar pra sempre. Em algum momento, se tornará inevitável o processo de troca de tela. Quando o item quebra, por exemplo, após uma queda ou batida mais forte, e você percebe que ele não está apresentando o rendimento de antes, o recomendado é imediatamente fazer a substituição do componente, evitando que ele se deteriore ainda mais com o passar do tempo e prejudique definitivamente sua navegação com o computador portátil

Utilizar o notebook com a tela riscada ou quebrada prejudica consideravelmente o desempenho do computador portátil, especialmente no campo visual e, por essa razão, os usuários que precisam de alto rendimento na execução de tarefas diárias não costumam permanecer com a tela danificada por um grande período.

Existem ainda outros problemas mais graves que trarão prejuízo ao funcionamento da tela e serão responsáveis pela substituição do componente. Como exemplo, podemos citar os defeitos na placa eletrônica, que farão com que a tela não posso mais ser utilizada. Nesses casos, a alternativa possível é encaminhar o notebook para uma assistência técnica especializada, para que os profissionais possam fazer a avaliação mais precisa e auxiliar você na troca por uma nova tela compatível a seu aparelho.

LEIA TAMBÉM
Mancha verde no notebook: o que é e como resolver
Como verificar a resolução da tela do notebook

ONDE COMPRAR TELA PARA NOTEBOOK

Para substituir adequadamente a tela de seu notebook que já não demonstra o mesmo rendimento de antes ou então, que está danificada de forma irreversível, o mais correto é que você procure empresas de confiança, especializadas nesse tipo de comércio, e que possuam ampla variedade de produtos, além das maiores garantias e reconhecimento entre seus clientes. A BB Baterias se encaixa nessa descrição.

BB Baterias é especializada em componentes para notebook, como bateriasfontes e teclados. Além disso, conta com uma ampla variedade, é claro, de telas para notebook, as quais possuem a maior garantia do mercado – 3 anos. Esse prazo é possível pois asseguramos a qualidade de nossos produtos, todos originais. Em nosso site, você também terá acesso a condições de pagamento facilitadas para garantir a melhor experiência no momento da compra. Se você procura uma tela nova para seu notebook, acesse o site da BB Baterias e confira a nossa ampla variedade de modelos.