Atualizado em 10 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 2 minutos

O mais comum das baterias de notebook é elas serem de 6 ou 9 células. Mas o que isso significa? As células nada mais são do que “pilhas” dentro das baterias e são formadas por um composto químico que, no caso das baterias BestBattery®, é o Lítio.

O Lítio é a tecnologia mais moderna e é usada na maioria dos equipamentos eletrônicos atuais. Ele não possui efeito-memória, ou seja, ele não vicia a sua bateria. Deste modo, faz com que você possa carregar o seu notebook sem ele precisar descarregar completamente. Da mesma forma como você não precisa esperar a bateria do notebook estar nos 100% para desconectá-lo.

Na verdade, as baterias de notebook de Lítio possuem um tempo de vida útil. Mas o que isso quer dizer? Que a cada “descarga completa” da bateria, uma vida dela acaba. Por exemplo, se sua bateria possui 100 ciclos de vida útil, cada vez que ela for completamente descarregada, um ciclo acaba, fazendo com que ela dure até 100 ciclos. Por isso, é recomendado que você utilize o seu aparelho conectado na fonte sempre que possível: não tem problema nenhum! Confira aqui.

Mas então, no que o número de células influencia?

Quanto mais células, ou “pilhas”, a bateria de notebook tiver, maior será a sua capacidade de retenção de energia, fazendo com que ela dure mais tempo desconectada da tomada, tendo muito mais autonomia. O único “porém” é que, quanto maior o número de células, mais pesada a bateria será – além de maior! Em alguns modelos, a bateria poderá ficar para “fora” do seu notebook, deixando ele até mais altinho.

As baterias de 4 a 6 células são consideradas as “baterias padrão”, enquanto que a partir de 8 células as baterias são consideradas como de “alta capacidade” ou “longa duração”. O tempo de autonomia é muito relativo, variando de 2 a 3 horas para as baterias padrão e de 4 a 6 horas para as baterias de alta capacidade.

Mas CUIDADO! Esse tempo vai depender muito do uso que você faz do seu aparelho. Se você costuma assistir filmes e seriados, ou trabalhar com programas muito pesados e que exigem muito do seu notebook, esse tempo será menor.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre como funciona a bateria de alta capacidade:

Dicas para prolongar a vida útil da bateria do seu notebook? Você encontra aqui! E se vocês estiver precisando de uma bateria nova para o seu notebook, a BB Baterias tem a solução!