Atualizado em 26 de julho de 2018.
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de um tempo de uso você pode perceber seu computador lento em comparação com quando o comprou. Ele pode não apresentar mais o mesmo desempenho por vários motivos que passam despercebidos. Descobrindo os motivos deste problema de lentidão, você pode tomar algumas atitudes para melhorar a performance do seu aparelho.

Confira as causas que podem estar deixando seu computador lento:

Aquecimento do aparelho

O aquecimento ocorre por vários motivos, por isso, é importante manter o cooler sempre limpo e cuidar para não abafar as entradas de ar evitando usá-lo em cima da cama ou lugares com sujeiras.

Use suportes ou mesas para o cooler poder ventilar e o aparelho não esquentar.

Memória RAM

A memória RAM funciona como uma memória de curto prazo para guardar informações de modo provisório. Se estiver utilizando muitos programas ao mesmo tempo, vai consumir mais memória tornando seu computador lento.
Aumentar a capacidade da memória RAM aumentará também a velocidade do seu aparelho.

Vírus Também Deixam o Computador Lento

Além de danificar seu aparelho, os vírus também podem agir mais discretamente, deixando-o lento, e você pode não perceber que ele está contaminado.

Por essa razão é muito importante instalar um antivírus de qualidade, pois a execução de escaneamentos ajudam a aumentar a velocidade do seu notebook e seus arquivos ficam protegidos, diminuindo o risco de perdê-los.

Multitarefas

Se você tem o hábito de abrir muitos programas e muitas abas ao mesmo tempo, isso pode ser a explicação do seu computador estar lento. Como já dissemos acima, muitas funções abertas ao mesmo tempo utilizarão muita memória RAM, causando lentidão no aparelho e fazendo com que ele tenha um trabalho maior do que o necessário.
Feche sempre os programas e guias que não estiver utilizando, acesse o Gerenciador de Tarefas, e veja o que está aberto desnecessariamente.

Armazenamento Cheio

Manter muitos arquivos no seu notebook também pode deixá-lo lento. Faça uma limpeza ou revisão se realmente necessita de todos os arquivos que estão salvos. Outra opção é fazer o uso de um HD externo, pendrives, cartões de memória, e guardar seu arquivos fora do seu aparelho.

Guardar seus arquivos em uma nuvem também pode ser a solução para melhorar o desempenho do seu computador. Conheça melhor algumas nuvens de armazenamento aqui.