Atualizado em 24 de agosto de 2020.
Tempo de leitura: 3 minutos
As baterias, assim como tantos outros itens eletrônicos, vêm apresentando grandes evoluções e novidades com o passar dos anos. Um modelo que vem ganhando bastante espaço são as baterias de polímero de lítio. Aqui, falamos mais sobre ela e destacamos vantagens e desvantagens sobre esse tipo de bateria.

POLÍMERO DE LÍTIO: ONDE O MENOS É MAIS

Atualmente, grande parte dos celulares, notebooks e outros aparelhos eletrônicos utilizam o lítio como matéria prima principal de suas baterias. O lítio, ao contrário do níquel, metal antes utilizado com maior frequência, não possui a necessidade de recarga completa em seus ciclos de energia.

Em outras palavras, as baterias feitas de lítio não “viciam”, além de representar um risco muito menor ao meio ambiente, quando descartadas. Por esses motivos, o lítio é indiscutivelmente o material preferido pela indústria tecnológica na produção dos componentes.

Entre os tipos de bateria de lítio, uma em especial vem ganhando força no mercado e atraindo admiradores: a bateria de polímero, ou LiPo. Esse formato se destaca por ter uma maior capacidade de armazenamento de energia, em comparação a principal concorrente, a Li-On, feita de íon de lítio.

Ela também possui cerca de 20% a menos de volume em relação a Li-On, o que a torna mais leve, sendo esse, também, um atrativo para alguns usuários.

É importante ressaltar que por se tratarem de baterias diferentes desde o seu processo de produção, as duas não irão funcionar em todos os aparelhos de maneira universal. Existem dispositivos que só utilizarão a Li-On, e outros, a LiPo.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

As vantagens, como já mostramos anteriormente, consistem especialmente em uma maior capacidade de armazenar energia e um menor tamanho, que, por conta desse fator, gera uma maior flexibilidade.

As células de polímero-lítio vêm encaixadas em uma espécie de bolsa, o que permite a peça ter volume menor em sua produção. Esse invólucro presente na composição da bateria é um dos grandes diferenciais da LiPo. Um outro diferencial entre as duas diz respeito ao tempo de autonomia. Nesse caso, as baterias LiPo levam (pequena) vantagem.

Por esses motivos, ela vem sendo usada com cada vez mais frequência em produtos de alta qualidade, como em câmeras profissionais, celulares, power banks e notebooks de primeira linha, principalmente.

No entanto, os modelos LiPo são bastante sensíveis, o que pode ocasionar maiores problemas ao decorrer do tempo, principalmente aos usuários menos cuidadosos. Eles também estão sujeitos a um risco maior de estufamento na bateria, se comparada ao modelo Li-On.

Isso acontece justamente pelo formato das células que estão contidas na estrutura da bateria, chamado de pouch cell, em inglês, que torna o componente mais leve e flexível, mas, da mesma forma, deixa o aparelho mais vulnerável por conter também grande quantidade de densidade energética.

Formato diferente, desempenho semelhante 

Por ainda não ser a maioria entre os modelos utilizados, e contar com essas características peculiares, por uma questão de aprimoramento na fabricação, as bateiras de polímero de lítio acabam se tornando exclusividade em máquinas mais recentes e em aparelhos mais atuais.

Na prática, os dois tipos de baterias executam o mesmo desempenho, pois não possuem o chamado “efeito memória”, o que permite, basicamente, o mesmo aproveitamento. Podemos concluir, então, que ambas as baterias apresentam resultados semelhantes, garantindo a satisfação do usuário.  

ONDE ENCONTRAR BATERIAS POLÍMERO DE LÍTIO

Apesar de ainda não ser a bateria mais utilizada, a LiPo vem ganhando força e adeptos no mundo inteiro rapidamente, com o crescimento das vendas de modelos mais novos e modernos, que utilizam esse modelo de bateria em sua composição.

No site da BB Baterias, você poderá encontrar diversos modelos disponíveis desse tipo de modelo de bateria. Somos a maior loja online de baterias, telas, teclados, fontes, dentre outros produtos, tendo alcançado a marca de 200 mil clientes. A maior garantia e as melhores condições para realizar a compra certamente você encontrará aqui!